domingo, 6 de fevereiro de 2011

Águas do Ribatejo investe 14 milhões no concelho de Benavente


A Águas do Ribatejo (AR) anunciou que está a investir 14 milhões de euros na renovação dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de águas residuais do municipio de Benavente, destacando-se a empreitada de renovação do abastecimento de água à vila de Benavente e à cidade de Samora Correia. Autarcas locais visitaram, na semana passada, diversas obras que a empresa intermunicipal está a realizar no concelho e colocaram algumas questões sobre o serviço que presta aos cerca de 30 mil habitantes do municipio. 
Eleitos da oposição referiram-se a algumas queixas pelo nível elevado de cloro que a água por vezes apresenta e pela demora na reabilitação do pavimento em algumas zonas onde a AR interviu. José Moura de Campos, director-geral da Águas do Ribatejo, garantiu que o abastecimento de água ”terá mais qualidade” já a partir do próximo Verão” e que os munícipes de Benavente “irão notar uma melhoria significativa com redução do número de roturas e dos tempos em que estão privados de abastecimento de água”.
As obras em curso contemplam a construção do reservatório de Vale Tripeiro, num ponto quase a meio caminho entre Benavente e Samora Correia, com uma capacidade para 5 mil m3 de água. Este reservatório está equipado com um moderno sistema de desinfecção e tratamento da água. A AR está, também, a construir duas novas estações elevatórias, que ajudarão a levar a água até às zonas urbanas de Benavente e Samora, através de uma rede com 21 quilómetros de extensão já construída. A empresa desenvolveu, também, trabalhos de reabilitação do principal reservatório que serve Samora Correia e requalificou outros 6 reservatórios distribuídos por vários pontos do território do município, a maioria dos quais já com mais de 20 anos. 
Segundo a AR, cerca de 8 milhões de euros de investimentos já estão concluídos no concelho de Benavente e decorrem obras estimadas em mais 6 milhões, com realce para a requalificação das estações de tratamento de águas residuais de Benavente, Porto Alto, Santo Estêvão. 

Sem comentários: