sábado, 19 de fevereiro de 2011

Rio Grande da Pipa inunda Vala do Carregado



O transbordo do Rio Grande da Pipa originou, esta tarde, inundações em várias localidades dos concelhos de Alenquer e de Vila Franca de Xira. Dezenas de casas e de estabelecimentos ficaram alagados a partir da hora de almoço, devido à chuva persistente que se abateu sobre a região na noite e na manhã de sábado. Não há registo de danos pessoais, mas os prejuízos são elevados e os Bombeiros da Castanheira do Ribatejo foram chamados a retirar de casa uma pessoa com problemas de mobilidade.
O rio, que nasce nas encostas de Sobral de Monte Agraço e atravessa os concelhos de Arruda e de Alenquer antes de desaguar no Tejo, galgou as margens, sobretudo junto a obstáculos como a ponte de acesso às centrais termoeléctricas do Carregado e a plataforma onde assenta Linha do Norte. A Estrada Nacional 1-3, que serve a localidade da Vala do Carregado, esteve cortada durante toda a tarde, devido aos inúmeros lençóis de água.
Ricardo Fabião, da comissão de moradores, vincou que é premente o arranque da obra de regularização e limpeza deste troço do Rio Grande da Pipa, que a Câmara de Vila Franca diz pretender iniciar no próximo Verão. Outros moradores lamentam, no entanto, a falta de limpeza e os troncos acumulados no leito do rio. “É preciso fazer uma intervenção de fundo no rio. Nesta zona toda entre a ponte da Couraça e a linha-férrea (mais de 1 quilómetro) o rio tem muitos obstáculos e está deformado. Há muitas casas inundadas e as pessoas estão à espera que a água baixe para fazer limpezas e ver os prejuízos", disse, por seu turno, Jorge Simões, comandante dos Bombeiros da Castanheira.

Saiba mais na próxima edição impressa do Voz Ribatejana

2 comentários:

Pedro Calisto disse...

Ainda sobre o Rio Grande da Pipa, o parque infantil junto à antiga estação da Vala e os edifícios junto a esse parque estão a cair para dentro do rio. Ora, o parque tem pouco maus de um ano, equipamentos novos...

Pedro Calisto disse...

Voltando a "bater no ceguinho:" Se as equipas de Vila Franca não sabem contornar o problema do Rio Grande da Pipa (limpeza, estabilização de margens, etc) deviam pedir conselhos à Câmara de Torres Vedras, que soube resolver os problemas que teve, ou então à Câmara de Alenquer, que soube reparar e manter o rio de Alenquer, ou à Câmara de Arruda, que sofreu violentas cheias nos anos 80 e soube ultrapassar...