segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Samora Correia defende Festa dos Toiros


O presidente da Câmara Municipal de Benavente apelou, na semana passada, a cuidados redobrados para que não aconteça nenhum acidente grave nas entradas e largadas de toiros integradas nas festas de Samora Correia, mostrando-se preocupado com a possibilidade de algum incidente vir a ser “usado” por organizações de defesa dos direitos animais contra as tradições taurinas ribatejanas. Depois da morte de uma idosa de 82 anos durante uma espera de toiros realizada na sede de concelho, em Benavente, o autarca admite que tem recebido muitos e-mails de pessoas incentivadas pelas associações de defesa dos animais a “insurgirem-se” contra realização das largadas de toiros e corridas de toiros. Alguns deles têm mesmo origem no Brasil e pedem a António José Ganhão que proíba estas actividades no concelho. “Não podemos deixar perder aquilo que séculos de história representam”, disse, referindo que o que responde aos autores dos e-mails que tem recebido é que há que respeitar as tradições e que a legislação portuguesa permite a realização de corridas e largadas de toiros.
Durante a inauguração de uma exposição dedicada à figura do campino que marcou o arranque das festas anuais de Samora Correia, António José Ganhão observou que alguns portugueses não compreendem estas “tradições seculares”, sobretudo as ligadas ao campo e aos toiros. “Temos orgulho nas nossas tradições e ninguém nos tirará aquilo que construímos ao longo de séculos”, afirmou.
As Festas da cidade de Samora terminam na terça-feira e integram duas corridas de toiros, três entradas de toiros acompanhadas por campinos e lavradores a cavalo, várias largadas num recinto fechado do Largo 25 de Abril e uma passagem de toiros em pontas na Avenida “O Século”.

Saiba mais na edição de 31 de Agosto do Voz Ribatejana

Sem comentários: