quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Festas de Samora Correia mantêm tradição


As festas anuais de Samora Correia realizam-se de 18 a 23 de Agosto, com um programa que aposta muito nas tradições ribatejanas. Apesar das limitações financeiras, as Festas em Honra de Nossa Senhora de Oliveira e de Nossa Senhora de Guadalupe, organizadas pela Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora, apresentam muitos motivos de interesse, com realce para os desfiles etnográficos, para as largadas e corridas de toiros, para o espectáculo de encerramento “Emoções Ibéricas” e para o folclore. O campino é também figura central nas festas de Samora Correia, com várias provas e demonstrações e uma homenagem, no sábado, ao campino José Carlos Semeador. Os festejos Samora Correia têm, também, uma forte componente religiosa, com cortejos e procissões nos dias 18 e 21.
Dora Coutinho, presidente da ARCAS, admite dificuldades, mas sublinha que houve a preocupação de manter as actividades habituais, reduzindo sobretudo os custos nas chamadas variedades em que, este ano, estará apenas a conhecida Ruth Marlene na noite de dia 21. “O programa foi delineado com alguma contenção financeira. No entanto, procurámos manter o nível já atingido e também mantemos todas as actividades realizadas noutros anos, tais como as entradas de toiros, a noite da sardinha assada, que é gratuita, os arraiais, os espectáculos musicais e etnográficos, as procissões, maneio de gado bravo, os cortejos e as corridas de toiros”, explica a responsável da ARCAS.
O programa arranca na tarde de quinta-feira, com a abertura oficial (17h00), seguida pela inauguração da Exposição “ Campino, Homem da Lezíria ”, no Palácio do Infantado, pela entrada de toiros com campinos e lavradores a cavalo (19h00) e pelo cortejo de cavaleiros amadores (trajados a rigor) a acompanhar as imagens de Nª. Sª. da Guadalupe, desde a capela do Porto Alto, e de S. João Baptista, desde a capela dos Arados até à Igreja Matriz de Samora, com a participação da Banda da SFUS (21h00).
Até dia 22 haverá diversas entradas e largadas de toiros, corridas de toiros nos dias 19 e 22, desfile etnográfico, homenagem ao campino, festival de folclore e noite de sardinha assada.




 Saiba mais na edição impressa de 3 de Agosto do Voz Ribatejana  

Sem comentários: