segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Assaltos sucedem-se na antiga Marinha de Vila Franca


O antigo Grupo Nº. 1 das Escolas da Armada, desactivado há quase 3 anos, tem sido palco de sucessivos assaltos. Sobretudo cabos eléctricos, mas também televisores e até bilhas de gás, tachos e panelas têm sido levados pelos amigos do alheio do complexo militar que funcionou durante mais de 80 anos imediatamente a sul de Vila Franca de Xira.
Desde o início deste ano, o antigo complexo da Armada já foi assaltado pelo menos sete vezes. A unidade militar que chegou a formar 4000 alunos marinheiros por ano está hoje quase completamente abandonada. Segundo os autarcas locais, esta área de quase 12 hectares situada entre a Estrada Nacional 10 e a Linha do Norte estará a ser vigiada apenas por um segurança durante o dia, mas não terá vigilância nocturna. O espaço pertence ao Património do Estado, que já se propôs vendê-lo à Câmara de Vila Franca por 8 milhões de euros, mas o Município, apesar da sua boa saúde financeira, não tem condições para comprar enquanto se mantiverem as fortes restrições ao aumento do endividamento das autarquias. 
O Voz Ribatejana sabe que, desde Janeiro, a PSP já recebeu sete participações de roubos no interior do complexo, com prejuízos que já somam muitos milhares de euros. Segundo essas participações, têm desaparecido sobretudo objectos metálicos como torneiras e sifões e centenas de metros de cabos eléctricos (procurados pelo valor do cobre). Mas num dos casos desapareceram mesmo 3 televisores, 2 bilhas de gás, uma máquina de refrigeração e grandes quantidades de tachos, panelas e frigideiras. Fonte da Divisão Policial de Vila Franca de Xira adiantou que em três dos inquéritos abertos já há suspeitos identificados.

 Saiba mais na edição de 3 de Agosto do Voz Ribatejana

1 comentário:

Prud. disse...

Por muito onerosa, que a aquisição
possa parecer, é certo que TERRENOS já se não " FABRICAM " mais !