terça-feira, 9 de agosto de 2011

Festas de Arruda apostam na prata da casa em ano de contenção



As tradicionais festas de Nossa Senhora da Salvação de Arruda dos Vinhos apresentam, este ano, um programa especialmente contido, mas mantêm as suas principais componentes, com as actividades religiosas, exposições, música popular, largadas e corridas de toiros. As festas integram, desde o passado dia 6, as tradicionais novenas. A partir de sexta-feira e até 18 de Agosto, alargam-se a actividades de cariz profano.
Gertrudes Cunha, vereadora com os pelouros da Cultura e do Turismo no Município arrudense, admite que o programa organizado este ano é bastante contido, sobretudo no que diz respeito aos espectáculos, mas que sublinha que se procurou apostar na divulgação dos agrupamentos locais e que, com alguma criatividade, acredita que as festas vão de encontro aos gostos da população. “Quando não há dinheiro, temos que ter criatividade e boa vontade para não deixarmos morrer as nossas festas. Claro que este ano não vão ter a qualidade que têm tido noutros anos, em termos de espectáculos, mas vamos querer manter a qualidade nos eventos que organizamos, incluindo muito a prata da casa”, frisa a autarca, salientando que o envolvimento de entidades parceiras como a paróquia, o rancho folclórico e a Piriquita é muito importante, pela “partilha de responsabilidades” e porque “mobiliza mais a comunidade”.
 Ao nível musical, as festas anuais de Arruda ficam, este ano, marcadas pelo festival de folclore da tarde de dia 13, pelo concerto da Banda de Arruda no dia 17 e pela noite de fado, a encerrar os festejos, no dia 18. A aposta na noite de fados tem sido muito bem recebida e a autarca acha que um dos objectivos fundamentais da festa será a preservação da cultura e das tradições regionais. “O que pretendemos é mostrar aquilo que sabemos fazer e aquilo que temos no concelho, de uma forma cuidada”, explica. No que diz respeito à tauromaquia haverá corridas de toiros nas noites de 16 e 17 de Agosto.

Saiba mais na edição impressa de 3 de Agosto do Voz Ribatejana 

Sem comentários: