quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Agricultura ribatejana não vai ter declaração de calamidade


A declaração de calamidade na agricultura ribatejana, devido ao mau tempo de Abril e Maio, “é muito pouco provável”, segundo disse, hoje, a ministra Assunção Cristas ao Voz Ribatejana, no decorrer de uma visita à Lezíria de Vila Franca de Xira. A governante adiantou que nenhum dos casos até agora identificados preenche os requisitos “muito precisos” previstos na Lei para que sejam accionados os mecanismos de apoio previstos na chamada declaração de calamidade.
“Está a ser feito um trabalho em conjunto de identificação desses prejuízos, para ver até que ponto podem entrar na categoria de calamidade ou não mas, até agora, nenhum dos identificados entra nessa categoria”, vincou a ministra.
Em Julho, a Federação de Agricultores do Distrito de Santarém e a Associação de Produtores de Tomate estimaram que os prejuízos, só na cultura do tomate, sejam superiores a 25 milhões de euros e levaram estas preocupações ao gabinete do secretário de Estado da Agricultura, pedindo uma declaração de calamidade. mecanismo que permite o acesso a vários tipos de apoio.
Assunção Cristas afasta esse cenário, salientando que, entretanto, o Governo tomou medidas para alargar a algumas culturas, entre as quais a do tomate, a antecipação de ajudas da União Europeia.

Saiba mais na edição de 31 de Agosto do Voz Ribatejana

Sem comentários: