sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Benavente e Salvaterra mobilizam-se em defesa do SAP


Comissões de utentes dos concelhos ribatejanos de Benavente e Salvaterra de Magos promovem, esta sexta-feira, uma concentração em defesa da continuidade do funcionamento diurno do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Benavente. O contrato que assegura a disponibilidade de médicos para o período entre as 8h00 e as 20h00 expira já no dia 31 e o Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria não tem autorização da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para o renovar. Embora a continuidade do serviço nocturno (das 20h00 às 8h00) esteja assegurada pela Misericórdia de Benavente, os utentes temem o fecho no restante horário de um SAP que, só no primeiro semestre deste ano, atendeu 2500 pessoas em horário diurno.
De acordo com a Comissão de Utentes do Concelho de Benavente (CUCB), que organiza o protesto em colaboração com organizações de utentes de saúde de Salvaterra, é altura de “colocar trancas antes da casa ser arrombada”, porque não há nenhuma informação sobre o que acontecerá ao SAP já a partir de 1 de Novembro. A CUCB sublinha que este SAP serve os 50 mil habitantes dos municípios de Benavente e de Salvaterra e que, destes, cerca de 22 500 não têm médico de família, recorrendo regularmente ao SAP.
O contrato de prestação de serviços médicos abrange também algumas horas prestadas na Extensão de Saúde do Porto Alto para consultas de recurso. O protesto de hoje inicia-se com uma concentração junto ao SAP (18H00), seguida de desfile em direcção à ponte de Benavente e vigília na Praça do Municipio.

Saiba mais na edição impressa de 9 de Novembro do Voz Ribatejana

Sem comentários: