domingo, 2 de outubro de 2011

7 milhões mudam a frente ribeirinha de Vila Franca


Quatro empreitadas, orçadas em cerca de 7 milhões de euros, foram ontem inauguradas na frente ribeirinha de Vila Franca de Xira, criando outras condições para o acesso e para o usufruto da margem do Tejo. O destaque principal vai para o novo pavilhão multiusos, inaugurado na tarde de sábado em simultâneo com o 31º. Salão de Artesanato, que funciona em paralelo com a Feira Anual de Vila Franca, já a funcionar desde sexta-feira à tarde. Foram também ontem inauguradas as obras de remodelação do Jardim Municipal Constantino Palha e de arranjos exteriores do bairro avieiro, o prolongamento do caminho pedonal ribeirinho e as novas instalações da Secção Naútica do Vilafranquense e da delegação da Capitania do Porto de Lisboa.
“Estamos a dar corpo a um sonho de muitos anos de termos oportunidade de viver melhor o rio, numa relação mais directa com ele”, salientou a presidente da Câmara de Vila Franca, Maria da Luz Rosinha, prevendo que, se tudo decorrer como previsto, seja possível iniciar já nos primeiros meses de 2012 a obra de requalificação de toda a zona ribeirinha do concelho entre o Sobralinho e a Póvoa de Santa Iria – cerca de 10 quilómetros. “A nossa verdadeira ambição é poder prosseguir esta obra e ter os nossos 23 quilómetros de rio disponíveis para a população”, vincou a autarca do PS.
Os trabalhos de remodelação do amplo jardim ribeirinho a quem foi dado o nome de Constantino Palha exigiram um ritmo muito acelerado nas últimas semanas, para cumprir os prazos previstos no financiamento comunitário, e vários espaços estavam ainda por concluir, mas a edil promete que os remates finais serão feitos nas próximas semanas e que a cafetaria abre em Novembro. “O importante é ter chegado já a esta fase e que possamos fazer, agora, os remates da obra nos momentos seguintes”, observou a presidente da Câmara, formulando votos de que seja possível avançar rapidamente com a reconversão para fins habitacionais e comerciais da antiga fábrica de descasque de arroz, onde se incluirá uma nova biblioteca municipal.

Saiba mais nas edições de 28 de Setembro e de 12 de Outubro do Voz Ribatejana  

Sem comentários: