sábado, 17 de setembro de 2011

Procuram-se responsáveis pela ruína da Estrada de São Marcos



As causas da destruição da Estrada de São Marcos, inaugurada em Abril de 2007 na Calhandriz e quase completamente destruída na sequência das fortes chuvadas de Fevereiro de 2010, estão ainda por esclarecer. O relatório final dos estudos efectuados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) esclarece algumas questões mas suscita também novas dúvidas.
No entender dos vereadores da CDU terão ficado claras as responsabilidades da empresa que fez o estudo geotécnico. O vice-presidente da Câmara de Vila Franca não tem a mesma interpretação e acha que podem ter sido mais falhas do projectista ao nível da rede de drenagem.
“Pela leitura que fizemos do relatório do LNEC, a Câmara terá que avançar com uma acção para imputar responsabilidades à empresa Geotest. Conclui-se que houve grosseiras falhas na análise geotécnica. Devem ser imediatamente imputadas responsabilidades a quem de direito”, defende o vereador Nuno Libório, eleito da CDU.
Já Alberto Mesquita, vice-presidente da edilidade, observa que na leitura que fez do relatório do LNEC, a Geotest “identificou as questões morfológicas do terreno, que não foram vertidas para o projecto. Não estou a fazer a defesa de ninguém, mas o que li é que o projectista não acatou recomendações que foram feitas”, sublinha o edil.
A presidente Maria da Luz Rosinha decidiu, por isso, pedir uma análise técnica do relatório aos serviços antes de serem tomadas decisões pelo executivo camarário.

Saiba mais na edição impressa de 14 de Setembro do Voz Ribatejana  

Sem comentários: