domingo, 22 de julho de 2012

Piscina que custou 600 mil só tem 5 utentes por dia



Com o objectivo de compensar as populações pelo funcionamento do Aterro Sanitário do Mato da Cruz e pelo trânsito diário de dezenas de camiões carregados de resíduos, a Valorsul pagou a construção de uma piscina junto à localidade de Calhandriz, no concelho de Vila Franca de Xira. O complexo foi inaugurado em 2002 mas, passados 10 anos, só funciona nos três meses de Verão, com água fria e, segundo a Câmara de Vila Franca de Xira, com uma média de 5! utentes diários.
Neste projecto foram gastos cerca de 600 mil euros e, a escassa afluência que foi registando ao longo dos anos, levou a que os autarcas locais se interrogassem repetidas vezes sobre o “acerto” da decisão de fazer ali uma piscina coberta. A obra foi feita num extremo do território da freguesia de Alverca, a uma centena de metros da aldeia de Calhandriz e a cerca de 6 quilómetros da cidade alverquense. Como a freguesia de Calhandriz (onde se situa a maior parte do aterro instalado no final da década de 90 que serve cinco concelhos da região de Lisboa e 12 do Oeste) só tem cerca de 800 habitantes e a zona envolvente é pouco povoada, a piscina nunca conseguiu atrair muitos utentes.
Já no final do ano passado, o executivo camarário socialista decidiu propor o encerramento da Piscina de Calhandriz, considerando os prejuízos acumulados do seu funcionamento. A proposta foi aprovada, com o compromisso de que a piscina funcionará apenas nos três meses de Verão, com água à temperatura ambiente, sem recurso ao sistema de aquecimento. Segundo Fernando Paulo Ferreira, vereador com o pelouro da gestão dos equipamentos municipais, esta medida permitirá poupar cerca de 90 mil euros anuais de despesas associadas ao funcionamento desta piscina.
Agora, a Piscina de Calhandriz reabriu, temporariamente, mas os hábitos de utilização tornaram-se ainda mais escassos. “O investimento foi feito para que a piscina funcionasse em pleno durante todo o ano, foi para isso que foi aprovado”, disse Bernardino Lima, vereador da CDU, na última reunião camarária, realizada exactamente no lugar de Calhandriz, lamentando que o executivo PS tenha optado pela “solução mais fácil de encerrar e retirar a esta freguesia um dos poucos equipamentos que tem”.
“Neste momento, a Piscina da Calhandriz tem uma média de 5 utilizadores diários”, refere, por seu turno, a presidente da Câmara Maria da Luz Rosinha, reconhecendo que esta piscina “fica muito cara”.

Saiba mais na edição de 18 de Junho do Voz Ribatejana

Sem comentários: