terça-feira, 24 de julho de 2012

Barricado de Vila Franca de Xira usou simulação de explosivo


A equipa de inactivação de explosivos da PSP fez rebentar, às 12h28 de hoje, a mochila transportada pelo ex-militar que, esta manhã se barricou na Segurança Social de Vila Franca de Xira. Carla Duarte, porta-voz do Comando Metropolitano da Polícia, explicou, depois, que se verificou que se tratava de uma simulação de explosivo, engendrada pelo homem que exigia ver a filha pequena, que não continha qualquer material perigoso . No âmbito de um processo por alegada violência doméstica, o Tribunal de Família e Menores decidiu criar condições para que, como medida de protecção, a sua esposa e a menina fossem acolhidas numa instituição especializada.
O homem, de 35 anos, residente no concelho de Vila Franca, não se conformou. Já estivera, há poucos dias, no serviço local da Segurança Social, reclamando contactos com a filha e hoje decidiu exigir esse contacto simulando a posse de explosivos. Não exerceu qualquer violência sobre os presentes no balcão da Segurança Social, mas, cerca das 9h10, avisou que transportava materiais explosivos e que queria ver a filha.
A polícia deu mais credibilidade à ameaça pelo facto de ter em seu poder uma peça tipo bastão com um botão, que parecia um detonador. A PSP criou, então, um extenso cordão de segurança, envolvendo cerca de uma centena de efectivos e proibiu o acesso ao Centro Comercial da Mina e ao parque de estacionamento vizinho. Depois de duas horas de negociações, o homem entregou-se e foi retirado do local numa viatura descaracterizada da polícia (ver foto). Depois, da inactivação dos materiais contidos na mochila, foi ainda feita uma busca generalizada no interior da Segurança Social de Vila Franca (Avenida Capitães de Abril), que não detectou nada de suspeito. Progressivamente a vida voltou à normalidade naquela área da cidade.

Saiba mais na edição de 1 de Agosto do Voz Ribatejana

Sem comentários: