sábado, 7 de julho de 2012

Homenagens aos campinos marcam segundo dia do Colete Encarnado



As homenagens e os desfiles de campinos marcam este segundo dia do Colete Encarnado, que inclui também uma evocação dos 30 anos do Monumento ao Campino colocado no centro da cidade. A partir das 10h00 haverá concentração de campinos, depoisção de uma coroa de flores junto ao monumento, desfile e provas de campinos na Palha Blanco. À tarde serão homenageados os campinos recentmente falecidos José Canário e José da Costa Laureano. E o campino Vítor Guerreiro da Silva receberá o pampilho de honra.
Vítor “Japão”, como é conhecido, hoje à beira dos 65 anos, já leva quase 50 anos de campinagem. Trabalha na Companhia das Lezírias, onde guarda cerca de 210 cabeças de gado, mas mostra-se preocupado com o futuro da campinagem e receia que, depois do desaparecimento das dezenas de campinos da sua geração, muitos poucos restem na Lezíria ainda a tomar conta de gado a cavalo.
Vítor Guerreiro da Silva nasceu a 18 de Dezembro de 1947, em Benavente. Filho de um pescador e de uma trabalhadora rural, deixou cedo a escola e, com 7 anos, já guardava vacas na Herdade Monte Gato, próximo da sua vila natal.
No programa de hoje da festa de Vila Franca destacam-se, ainda, a espera e largada de toiros (18h30) e a noite da sardinha assada (22h30).


Saiba mais a edição de 4 de Julho do Voz Ribatejana e na revista especial Vida Ribatejana dedicada aos 80 anos do Colete Encarnado

Sem comentários: