sexta-feira, 6 de julho de 2012

Colete Encarnado faz 80 anos e espera mais de 100 mil



A maior festa tradicional de Vila Franca de Xira completa 80 anos de existência e, de hoje (sexta) até domingo, são esperados mais de 100 mil visitantes na cidade. As esperas, as largadas, as corridas de toiros e a oferta de cerca de 2500 quilos de sardinha assada são as principais imagens de marca do Colete Encarnado, uma festa lançada em 1932 para ajudar os bombeiros locais que se transformou rapidamente num emblema de Vila Franca.
O programa oficial do Colete Encarnado arranca, hoje, com animação pelas ruas de Vila Franca, espera de toiros (18h00), Missa Rociera e concertos. Mas já ontem à noite decorreu o jantar das tertúlias e foi inaugurada a exposição “Glórias em Vila Franca” (figuras que passaram pela praça de toiros).
No sábado, há concentração e desfiles de campinos (10h00 e 16h30), comemoração do 30º. aniversário do monumento ao campino, folclore, homenagem ao campino, chegada do cruzeiro Moita-Vila Franca, largada de toiros, música e distribuição de sardinha assada e caldo verde. No domingo o destaque vai para a corrida de toiros (18h00), sevilhanas, fado e fogo-de-artifício.       

Saiba mais na edição do Voz Ribatejana de 4 de Julho e na revista especial Vida Ribatejana dedicada aos 80 anos do Colete Encarnado 

Sem comentários: