quarta-feira, 27 de julho de 2011

Munícipes obrigam a rever tarifas da Cartágua


Mais de 300 pessoas participaram, ontem, na sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Cartaxo convocada para discutir os aumentos das tarifas aplicados, desde Junho, pela Cartágua, empresa concessionária dos serviços de água e saneamento do concelho. Numa reunião particularmente polémica, ficou assente que, durante o próximo mês de Agosto, o executivo da Câmara e a administração da Cartágua vão estudar um tarifário mais equilibrado e com aumentos mais graduais, que será apreciado em Setembro na Câmara e na Assembleia municipais.
O descontentamento é tão grande que a sessão, inicialmente prevista para a sala de reuniões dos Paços do Concelho, teve que ser transferida para o vizinho Centro Cultural do Cartaxo, porque eram mais de 300 os munícipes que pretendiam assistir à discussão. Os aumentos, que a Cartágua (recebeu a concessão em Outubro de 2010) justifica com obrigações de revisão de preços decorrentes do Decreto-Lei 194/2009, geraram uma onda de protestos, com uma concentração à porta da empresa no dia 15 e uma petição que já recolheu mais de 3000 assinaturas.
Na assembleia sucederam-se as críticas ao executivo camarário e à empresa e vários munícipes falaram de aumentos de seis e sete vezes nas suas facturas mensais. Paulo Caldas, presidente da Câmara do Cartaxo, admitiu que alguns dos problemas levantados pela população têm razão de ser e prometeu correcções, ao nível de algumas tarifas cobradas ao comércio e à indústria e na facturação detalhada.

Saiba mais na edição de 3 de Agosto do Voz Ribatejana

Sem comentários: