sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mudança de mais de 200 alunos dá polémica em Vila Franca


A transferência de 7 turmas da Escola Álvaro Guerra para um novo bloco da Escola Vasco Moniz está a gerar alguma polémica em Vila Franca de Xira. A medida vai permitir que todas as turmas do ensino primário da área da cidade passem ter o chamado horário normal, mas alguns familiares contestam a mudança da escola situada no centro da cidade para a escola do Bom Retiro e dizem que não se coaduna com os seus horários profissionais. O director do Agrupamento Alves Redol sublinha que estes alunos, das antigas turmas da tarde da Álvaro Guerra vão ter muito melhores condições e que o horário vai ser alargado para corresponder às necessidades das famílias.
Manuela Bogarim tem 4 netas nas escolas de Vila Franca e considera que algumas das mudanças não fazem sentido, frisando que há casos de crianças que moram a 50 metros da Álvaro Guerra e foram transferidas para a Vasco Moniz, enquanto outras que residem na periferia da cidade e até mesmo em Povos, Alhandra e Castanheira e continuam na Álvaro Guerra. “Não sei qual foi o critério da escolha, mas sei que falamos de Vila Franca, que eu me lembro de ter 4 escolas primárias e agora nem os miúdos que moram no centro da cidade têm direito a uma”, disse ao Voz Ribatejana, admitindo que a Escola Vasco Moniz “será nova e com melhores condições”, mas perguntando quem será responsável pelo percurso das crianças até à nova escola, “com todos os perigos que espreitam”. 
“Se ao menos a Câmara desse transporte era um descanso para os pais”, sublinha a avó. Já Teodoro Roque, director do Agrupamento Alves Redol, explica que a Álvaro Guerra tem funcionado no chamado regime duplo, com turmas de manhã (até às 13h00) e turmas de tarde, o que é pior para os alunos. “Não tínhamos capacidade resposta para o regime normal (uma turma por sala), coisa que se inverteu, agora, com a remodelação da Vasco Moniz que passa a incluir um bloco de 10 salas para o 1º. Ciclo”, referiu, frisando que, em reuniões com a Câmara, com a Associação de Pais e com a direcção do Agrupamento chegou-se a um consenso para a transferência para a Vasco Moniz de todas as 7 turmas que tinham horário de tarde, ficando ambas as escolas a funcionar em regime normal.
“Pensamos que pedagogicamente é o mais adequado, porque, no nosso entender, essas crianças são aquelas que foram mais prejudicadas e que continuariam a ser, já que tinham aulas apenas a partir das 13h15 e isso não é adequado", acrescenta Teodoro Roque, garantindo que o Agrupamento e a Câmara estão atentos e a tomar todas as iniciativas possíveis para que a adaptação a este novo modelo seja mais fácil.

Saiba mais na edição de 6 de Julho do Voz Ribatejana 

1 comentário:

Economia para todos disse...

esse teodoro e uma vergonha total