terça-feira, 3 de setembro de 2013

Estudo defende Rua Alves Redol sem estacionamento

Um estudo sobre trânsito e estacionamento em Vila Franca de Xira, apresentado na última reunião camarária, conclui que não há razões suficientes para ter uma faixa bus na Rua Alves Redol, mas defende as vantagens de ter esta artéria principal da cidade com duas faixas de circulação e sem estacionamento. Os técnicos que elaboraram o estudo dizem que dessa forma se garantiria maior fluidez de circulação na Alves Redol, contribuindo para reduzir a pressão de veículos que, em alternativa, procuram as ruas estreitas da zona antiga da cidade. Mas a oposição camarária não se mostra muito convencida e decisões sobre esta matéria só deverão ser tomadas pelo executivo que sair das eleições de 29 de Setembro.
De qualquer forma a chamada faixa bus (autocarros e táxis) parece definitivamente afastada, até porque o estudo concluiu que, no máximo, passam ali 41 autocarros e 14 táxis na hora de ponta da manhã. E só acima dos 120 veículos se considera vantajosa a criação de faixas bus. “A Rua Alves Redol é, de longe, a via mais importante da rede viária de Vila Franca. Também tem uma grande vivência pedonal e é preciso ter cuidado nestas duas coisas. Pode ser definida como a espinha dorsal da rede viária da cidade”, vincou o responsável do estudo, realçando as vantagens para o trânsito das duas faixas de circulação e admitindo a colocação de alguns semáforos para proteger os peões que utilizem as principais passadeiras.


Saiba mais na edição de 11 de Setembro do Voz Ribatejana

1 comentário:

Fotos Jaime Pereira disse...

RUA ALVES REDOL SEM ESTACIONAMENTO,É UM GRANDE ERRO, Fui sempre e mostrei a minha indignação de quererem eliminar o estacionamento na Rua Alves Redol, que era um grande erro, que de imediato comentei a minha opinião. Como profissional de trânsito e dignamente o sou e digo mais uma vez, eliminar o estacionamento na Rua Alves Redol para fazer duas vias de trânsito é um grande erro e causa acidentes!
1.Por exemplo: Há um veículo de Transporte Colectivo parou, o outro que vem ao lado não se apercebe, mas um peão está atravessar!
2.Actualmente um peão sai de um estabelecimento: E tem os veículos estacionados, que dão mais segurança ao peão, que não vai logo para a estrada.
3.Sem estacionamento, o peão sai de um estabelecimento e tem os veículos a circularem á direita claro, ou alguns saem á pressa como crianças etc.. e depois são atropeladas ou alguém cai, pode de certeza ser apanhada por um veículo!
4.Com a largura dos passeios era de bradar aos céus!!!
1.Estrada tem condições para duas vias? NÃO.
2.Os passeio deviam ser mais largos? SIM
3.Os locais de estacionados, não tem condições para os peões de diferentes deficiências e idosos, que percorrem muito mais trajecto, sem o poderem!
É um grande erro de fazer duas vias e eliminar o estacionamento que tanto o comercio precisa, como também para os utentes da via circularem em segurança!
Fui sempre instrutor de condução de todas as categorias, Teórica e Técnica de muitos portugueses e portuguesas de diferentes partidos e classes sociais que eu não os descriminei, eram todos (as) meus alunos(as).
A maioria circulam circulam pela faixa de rodagem por haver veículos estacionados nos passeios ou porque os passeios são inexistentes ou a sua largura é insuficiente, e além de tudo por onde circulam os deficientes motores e os carrinhos de bebé!!!
Como profissional de Prevenção rodoviária, peço que o meu comentário seja publicado, porque o que está no texto é a realidade e como tal quero a publicação da mesma ou então digam o porquê, não há PUBLICAÇÃO!
Espero que a Voz Ribatejana seja isenta e não tenha censura!
PELA PREVENÇÃO E SEGURANÇA RODOVIÁRIA
Castanheira do Ribatejo
Jaime Jorge Pereira
Instrutor de Condução e Monitor da PRP