quinta-feira, 18 de abril de 2013

Câmara recomenda estacionamento gratuito no novo hospital


Uma proposta dos vereadores da CDU para que deixem de ser cobradas taxas pelo estacionamento nos 844 lugares dos parques do novo Hospital de Vila Franca de Xira foi aprovada na reunião camarária de quarta-feira. A presidente da edilidade, Maria da Luz Rosinha, sublinhou, todavia, que este documento pode funcionar apenas como “recomendação”, uma vez que os parques estão dentro do complexo hospitalar, que é gerido por um consórcio liderado pela Somague (construiu as instalações que vai gerir durante 30 anos) e pelo Grupo Mello (assegura a gestão clínica), no âmbito da parceria público-privada que levou à construção do edifício.
Para os vereadores da CDU não fará sentido cobrar taxas de estacionamento aos utentes e aos profissionais do Hospital, até porque o terreno (avaliado em 2 milhões de euros) onde foi edificada a unidade foi adquirido e cedido para fins hospitalares pelo Município de Vila Franca.“Parece-nos descabida esta exploração do estacionamento, até porque não há alternativas de estacionamento e isto transforma-se numa obrigatoriedade”, disse o vereador Bernardino Lima.
Já a social-democrata Helena Pereira de Jesus quis saber se a entidade gestora do novo hospital “tinha liberdade” para o fazer e se, em termos de caderno de encargos, “foi assumido que o hospital teria este estacionamento pago”.
Maria da Luz Rosinha explicou que esta questão do estacionamento pago “está prevista no contrato de concessão” celebrado entre o consórcio e o Ministério da Saúde, que “é uma coisa onde a Câmara não interveio”. 

Saiba mais na edição de 24 de Abril do Voz Ribatejana 

Sem comentários: