sexta-feira, 29 de junho de 2012

Festa de Benavente distribui 5000 quilos de sardinha




Embora condicionada pela crise, a Festa da Amizade e da Sardinha Assada vai levar mais de 50 mil visitantes à vila de Benavente. Os organizadores reconhecem mais algumas dificuldades em angariar apoios, mas a festa que vai já na sua 44ª. edição distribui à mesma 5000 quilos de sardinha assada (sábado à noite), 5000 litros de vinho e 7000 unidades de pão.
A grande festa benaventense arrancou na quinta com um encierro e largada de toiros. hoje, sexta, destacam-se o desfile de fanfarras de bombeiros (22h00) e o encierro de 3 toiros pelas ruas da vila. No sábado, realce maior para o desfile de campinos (10h00), largada e quatro toiros (18h30) e distribuição de sardinha (22h00). No domingo haverá um encierro seguido de largada de toiros.
Luís Neves, da comissão organizadora, admite que a situação não é fácil, porque a sardinha aumentou 40 cêntimos por quilo relativamente ao último ano, o que faz uma diferença significativa se multiplicarmos por cinco toneladas. Para os próximos anos, Luís Neves aponta um cenário de contenção e, ao mesmo tempo, realista. Diz o responsável ao Voz Ribatejana que, nas próximas edições, terá de haver alguma redução, nomeadamente no que toca ao número de toiros. “Não se pode trazer tantos porque são muito caros, a sardinha em vez de cinco mil terá de passar para três ou quatro mil quilos”, revela Luís Neves, que salienta que o custo com as festas de Benavente ronda os 60 mil euros.

Saiba mais nas edições de 20 de Junho e de 4 de Julho  do Voz Ribatejana

Sem comentários: