sexta-feira, 22 de junho de 2012

Castanheira do Ribatejo está em festa até domingo




As Festas de São João da Castanheira do Ribatejo arrancaram ontem e decorrem até ao próximo domingo. O certame não deixa de estar marcado pela crise económica, mas o trabalho voluntário da comissão de festas e de outros colaboradores e o apoio da população e do comércio locais permitem pôr de pé um programa diversificado.
Hoje (sexta) haverá Noite da Juventude e garraiada. Amanhã destacam-se a Grande Noite da Sardinha Assada e o espectáculo de variedades e no domingo o realce vai para a tradicional procissão e para a Noite de Folclore.
Jorge Lopes, presidente da comissão de festas, não esconde as dificuldades, lamentando, por um lado, que as contas da comissão de festas “estejam sempre no vermelho” mas, por outro, agradece aos populares o facto de contribuírem para os festejos.
Embora com dificuldades económicas, a população da Castanheira lá vai dando uma ajuda conforme pode. Uns em dinheiro, outros com objectos para a “quermesse”, mas quase todos ajudam, o que é um sinal de que as festas ainda “são queridas” junto da população. Jorge Lopes destaca que houve a necessidade de fazer escolhas. “Tivemos de eliminar o menos importante e tentamos manter algo para fazer com a população se sinta bem no recinto das festas”. Refere, porém, que nem tudo é fácil e destaca que tiveram que “prescindir da iluminação e de alguns arranjos exteriores, porque corríamos o risco de entrar em incumprimento de alguns pagamentos”. E revela que “tem sido pedido mais o apoio à população” para quem foi direccionado o peditório preferencialmente este ano, embora destaque que também as empresas têm, mas em menor escala que em anos anteriores, dado a sua contribuição. Ainda assim, Jorge Lopes refere que tem valido a pena e que até à data têm conseguido manter as tradições na Castanheira do Ribatejo.

Saiba mais na edição de 20 de Junho do Voz Ribatejana 

Sem comentários: