sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Voz Ribatejana completa 2º. aniversário e agradece mensagens de parabéns


O Voz Ribatejana completa, a 1 de Dezembro, dois anos de publicação como jornal quinzenal vocacionado para acompanhar o concelho de Vila Franca de Xira e todos os municípios envolventes. São já 50 edições de um projecto que procurou nascer com os pés bem assentes no chão, percebendo as dificuldades e as condicionantes que a todos nos afectam, mas sabendo também que esta região precisa e merece ter órgãos de comunicação próprios.
Por isso mesmo, o Voz Ribatejana tem apostado, com sucesso, num acompanhamento de proximidade da vida, dos problemas e das aspirações das centenas de milhares de pessoas que vivem e trabalham nesta região do Baixo Ribatejo e do Oeste. Valorizamos e divulgamos as tradições que nos distinguem e que nos caracterizam, estamos atentos à dinâmica e aos problemas do movimento associativo, tratamos e aprofundamos os grandes temas da política e da economia, denunciamos de forma construtiva o que vai mal nas mais diversas instâncias regionais e damos sempre que possível Voz aos nossos leitores.
Pensamos que esta é a melhor forma de cumprirmos o nosso papel, assumindo-nos como parceiros que desempenham com rigor e independência a tarefa de levar até si, amigo leitor, o que de mais importante se vai passando nesta região. Cabe-nos fazê-lo de forma isenta e equilibrada procurando também contribuir para a melhor informação e formação da comunidade em que nos inserimos.
Passo a passo vamos crescendo e recebendo pelas mais diversas formas ecos da boa receptividade do nosso trabalho. Desenvolvemos em paralelo a nossa presença no mundo da Internet e das redes sociais, já com mais de 4000 amigos registados no Facebook e um blog que, muito em breve, evoluirá para uma plataforma mais capacitada e ambiciosa. Em Julho, aquando dos 80 anos do Colete Encarnado, avançámos com outra faceta do nosso projecto e com o lançamento da revista regional Vida Ribatejana. Um formato diferente, muito bem recebido pelos nossos leitores, que terá a sua edição Nº. 3 nas bancas já no próximo dia 14 de Dezembro.
Temos consciência que as coisas não estão fáceis, mas temos também confiança nas virtudes do nosso trabalho e estamos convictos que o rumo que seguimos é o mais correcto neste mundo da comunicação social. Para assinalar este segundo aniversário, o Voz Ribatejana chegará até si, na próxima quarta-feira (dia 5) com uma edição (nº 51) totalmente a cores e com uma imagem gráfica renovada. E ao longo do próximo ano haverá mais novidades.
Conte connosco.
Nós também contamos consigo

Jorge Talixa

Espaço de observação de aves abre sábado na Lezíria de Vila Franca





O Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA) instalado na Lezíria de Vila Franca de Xira, junto ao ponto onde o Sorraia desagua no Tejo, vai ser inaugurado na manhã de sábado. Trata-se de um projecto liderado pela Companhia das Lezírias (CL) que, em parceria com diversas entidades e com um importante apoio financeiro da Brisa, investiu cerca de 2 milhões de euros neste complexo vocacionado para o chamado turismo da natureza, que permitirá observar as aves protegidas que frequentam a Reserva Natural do Estuário do Tejo. 
A empresa agrícola do Estado espera atrair 25 mil a 30 mil visitantes ao EVOA por ano. E acredita que o centro de interpretação e as instalações a ele associadas serão convidativos para reuniões de empresas, acções de formação, visitas de escolas ou encontros de amigos, que poderão passar um dia diferente a descobrir a riqueza natural do estuário do Tejo e as características rurais da Lezíria Grande de Vila Franca.
O EVOA foi instalado junto à Ponta de Erva, cerca cerca de 12 quilómetros a sul da Recta do Cabo, e integra três grandes lagoas artificiais de água doce, um centro de interpretação e zonas cobertas integradas na paisagem com corredores por onde os visitantes podem passear e observar as aves sem que estas se apercebam da sua presença.
A ideia surgiu em 2001, desenvolvida pela associação Aquaves e pelo seu presidente Pedro Mello, que já observara estruturas deste tipo em Inglaterra. Foi proposta e aceite pela Companhia das Lezírias, que se disponibilizou para ceder cerca de 80 hectares para a sua concretização. Aderiram também outros parceiros como a Câmara de Vila Franca de Xira, a Associação de Beneficiários da Lezíria Grande, a Liga para a Protecção da Natureza, o Instituto da Conservação da Natureza e a Brisa que, no âmbito dos seus programas de responsabilidade ambiental, resolveu contribuir com 1 milhão de euros para o projecto. Com uma comparticipação de fundos comunitários obtida através do Programa Operacional da Região de Lisboa, o empreendimento foi, finalmente, concretizado, quase 10 anos depois. O EVOA integra vários percursos de observação devidamente sinalizados e, no centro de interpretação, os visitantes encontrarão uma exposição permanente e outra temporária, jogos e filmes sobre a temática das aves. 


Saiba mais na edição de 5 de Dezembro do Voz Ribatejana 



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Intoxicação alimentar de Alenquer afectou mais de 100 crianças



Mais de 100 crianças, entre os 3 e os 9 anos, que frequentam os jardins-de-infância e escolas do 1º. ciclo da rede pública no concelho de Alenquer, foram afectadas com alguma gravidade pela intoxicação alimentar verificada na sexta-feira, na sequência dos almoços servidos nos estabelecimentos de ensino. A constatação é do próprio presidente da Câmara de Alenquer, que sabe que 81 daquelas crianças foram assistidas em serviços públicos de saúde, mas que mais algumas dezenas foram conduzidas pelos pais a unidades privadas.
Cerca de 30 pais e encarregados de educação estiveram, esta manhã, na sessão camarária alenquerense exigindo explicações e medidas da autarquia. Um grupo de uma dezena de pais do Centro Escolar do Carregado insistiu mesmo na “suspensão” do contrato com a firma que, desde o passado dia 12, fornece cerca de 1750 almoços diários nas escolas do concelho. O presidente da autarquia, o socialista Jorge Riso, admitiu que, com uma situação desta gravidade, houve uma “quebra da confiança” que a Câmara depositava nesta empresa, mas vincou que, só depois de serem conhecidos os resultados das análises à comida e as razões da sua deterioração é que a edilidade poderá tomar outras decisões.
O contrato com o anterior fornecedor expirou no Verão e a autarquia lançou um novo concurso, em que a empresa vencedora apresentou um preço 86 cêntimos inferior ao praticado no ano lectivo 2011/2012. E esta foi uma das questões mais vincadas pelos pais, temendo que esta redução de preço corresponda a refeições de pior qualidade.
“Acredito que a Câmara tenha que poupar custos, mas as crianças não podem ser prejudicadas, nem na quantidade, nem qualidade da comida”, frisou uma das mães presentes. “Não tem nada a ver com os custos. Um dos critérios do concurso era o preço, mas a qualidade nunca foi posta em segundo plano”, reagiu Jorge Riso, salientando que esta é uma das acusações que mais lhe custa ouvir e que sabe que na região Oeste há câmaras que pagam bastante menos por almoço e não tiveram qualquer problema deste género.

Saiba mais na edição de 5 de Dezembro do Voz Ribatejana 

sábado, 24 de novembro de 2012

Três crianças ainda estão internadas por intoxicação alimentar em escolas de Alenquer


Dez crianças que frequentam escolas públicas de Alenquer foram  internadas no Hospital de Vila Franca de Xira devido a uma intoxicação alimentar que atingiu pelo menos 75 alunos de diferentes estabelecimentos do concelho. Sete tiveram alta ainda na noite de ontem e outras três mantém-se internadas.
A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já esteve nas instalações da empresa contratada pela Câmara de Alenquer para fornecer refeições, onde recolheu amostras dos almoços servidos ontem para apurar responsabilidades. O presidente da edilidade, Jorge Riso, promete também abrir um inquérito, explicando que esta empresa está a servir refeições nas escolas locais há poucas semanas, depois de ter ganho o respectivo concurso.
Muitas dezenas de crianças dos jardins-de infância e escolas primárias do Agrupamento de Alenquer começaram a sentir-se mal após o almoço de sexta-feira, com vómitos e diarreia. Foi necessário instalar um pequeno hospital de campanha numa das escolas para assistir as crianças e 57 delas, com sintomas um pouco mais graves, foram conduzidas ao Hospital de Vila Franca de Xira.
Carlos Rabaçal, director clínico da unidade hospitalar, explicou que foram atendidas crianças com idades entre os 3 e os 9 anos com “sintomas e sinais de intoxicação alimentar”, mas que “não há nenhum caso de grande gravidade”. Por precaução, dez crianças com maior necessidade de “vigilância e de manutenção da hidratação” foram internadas.

Saiba mais na edição de 5 de Dezembro do Voz Ribatejana
 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Já está nas bancas mais uma edição do Voz Ribatejana


Assalto falhado com explosivos deixa bairro de 7000 habitantes sem multibanco



Cinco indivíduos tentaram, na madrugada de hoje, assaltar a caixa multibanco que funcionava no Charcutaria/Frutaria Lameirinhas, no bairro do Bom Retiro, arredores de Vila Franca de Xira. Apesar das duas explosões não conseguiram chegar ao dinheiro, mas causaram danos significativos no estabelecimento e deixaram um bairro com perto de 7000 habitantes sem a sua única caixa multibanco.
O proprietário do estabelecimento disse, ao Voz Ribatejana, que, “em consideração pela população”, vai “arriscar” e permitir que o multibanco da Caixa Geral de Depósitos (CGD) continue a funcionar na montra da sua loja. Sabe que a CGD vai assumir os custos da reparação da caixa e do respectivo vidro mas pelo que lhe foi dito, numa primeira abordagem, terá que ser o comerciante a suportar os restantes danos, na casa dos milhares de euros. “Esta máquina faz muita falta. Vai ficar este bairro inteiro (temporariamente) sem multibanco”, queixa-se um dos moradores da zona, lembrando que a outra caixa, que funcionou no edifício da delegação da Junta de Freguesia, junto à Estrada de Arruda, foi retirada há meses. “São 7 mil pessoas que ficam aqui sem caixa multibanco”, alerta.
Na madrugada de hoje, outra tentativa de roubo de uma caixa multibanco, com o auxílio de explosivos, não teve sucesso no Quintanilho, na freguesia de Vialonga. E, já ao fim da manhã de hoje, quatro indivíduos, dois brancos e dois de origem africana, tentaram assaltar o balcão da Caixa Geral de Depósitos na Malva Rosa (Alverca). Os funcionários não lhes abriram a porta interior e acabaram por desistir.

Saiba mais na edição de 5 de Dezembro do Voz Ribatejana