segunda-feira, 30 de abril de 2012
Secretário de Estado reconhece necessidade de novo quartel de bombeiros em Vialonga
O secretário de Estado da Administração Interna reconheceu, esta tarde, a necessidade de um novo quartel para os Bombeiros de Vialonga, no decorrer de uma visita às instalações da corporação. Filipe Lobo d'Ávila realçou a forma organizada e cuidada como a associação trata as suas acanhadas instalações, muito limitadas para uma corporação que serve uma das maiores freguesias do concelho de Vila Franca, que já tem cerca de 22 mil habitantes.
Acompanhado por dirigentes locais do CDS-PP e responsáveis dos Bombeiros de Vialonga (corporação com 35 anos), o governante salientou que a reprogramação dos fundos comunitários vai prever uma linha específica para infra-estruturas e equipamentos de protecção civil. Se preencher os requisitos, o projecto do novo quartel dos Bombeiros de Vialonga poderá obter, assim, um financiamento da ordem dos 85%, mas os responsáveis da associação humanitária mostram-se preocupados com o peso dos 23% de IVA que também terão que pagar.
Saiba mais na edição de 9 de Maio do Voz Ribatejana
Nove feridos nas largadas da Semana Taurina de Samora
As cinco largadas de toiros já realizadas, desde a passada quinta-feira, no âmbito da VII Semana Taurina de Samora Correia causaram ferimentos ligeiros em 8 pessoas. Um homem de 58 anos, residente no concelho de Sobral de Monte Agraço, sofreu lesões mais graves, com um dos toiros envolvidos a provocar-lhe uma perfuração numa perna. Aconteceu na madrugada de domingo e a vítima já teve alta do Hospital de Vila Franca de Xira e está a recuperar em casa.
A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Samora Correia termina no feriado de dia 1, com mais uma largada de toiros no Largo do Calvário e uma demonstração de alunos da Escola de Toureio José Falcão de Vila Franca de Xira (17h00). Hoje haverá uma largada às 18h00 e outra a partir da 1h00 da madrugada de terça-feira. A Semana Taurina atrai anualmente milhares de aficionados e inclui, também, exposições, danças sevilhanas, animação musical e um debate sobre o presente e o futuro da Festa Brava.
No domingo realizou-se, ainda, uma garraiada para menores de 12 anos, em que mais de uma centena de crianças “brincaram” com um bezerro, perante mais de 1500 espectadores. Na mesma tarde houve uma vacada para raparigas e mulheres, que originou também cinco casos de ferimentos ligeiros, que foram tratados no posto de emergência montado no local pelos Bombeiros de Samora e não necessitaram de assistência hospitalar.
A cidade ribatejana de Samora Correia vai continuar a promover a sua tradição taurina com a realização, de 3 a 7 de Maio, da feira anual, cujo programa integra também largadas de toiros diárias.
Saiba mais na edição de 9 de Maio do Voz Ribatejana
sábado, 28 de abril de 2012
Pavilhão do Cevadeiro recebe clássicos de outros tempos
Abriu esta sexta-feira as portas ao público a segunda edição do Salão de Automóveis e Motociclos Clássicos de Vila Franca de Xira. A iniciativa conjunta entre Hipólito Cabaço e o Município vila-franquense decorre até ao feriado de 1 de Maio no Pavilhão Multiusos do Parque Urbano do Cevadeiro.
Com entrada grátis, o salão de 2012 espera receber muitos amantes dos clássicos e também muitos curiosos, como referiu Hipólito Cabaço ao Voz Ribatejana.
A par desta iniciativa, estará presente uma exposição de fotografias, que decorrerá até ao final do mês no primeiro andar do edifício subordinado ao tema "O carro da minha infância". Na terça-feira (15h00), o campeão de todo-o-terreno Rui Sousa falará da paixão pelos automóveis.
Saiba mais nas edições de 25 de Abril e 9 de Maio do Voz Ribatejana
Com entrada grátis, o salão de 2012 espera receber muitos amantes dos clássicos e também muitos curiosos, como referiu Hipólito Cabaço ao Voz Ribatejana.
A par desta iniciativa, estará presente uma exposição de fotografias, que decorrerá até ao final do mês no primeiro andar do edifício subordinado ao tema "O carro da minha infância". Na terça-feira (15h00), o campeão de todo-o-terreno Rui Sousa falará da paixão pelos automóveis.
Saiba mais nas edições de 25 de Abril e 9 de Maio do Voz Ribatejana
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Samora debate futuro da tauromaquia e tem largadas até dia 7
A VII Semana Taurina de Samora Correia arrancou ontem e decorre até ao feriado de 1 de Maio, com um programa de recheado de actividades onde se destacam as largadas de toiros diárias no Largo do Calvário. Hoje, dia 27, haverá uma nova largada a partir das 19h00 e a inauguração, no Centro Cultural de Samora Correia, das exposições “O Toiro pelos Cornos” e “Objectiva Samorense”. Na oportunidade será, igualmente, lançada a colecção de postais “Puro Ribatejo – Toiros e Tradições”. A partir das 21h30, o presente e o futuro da tauromaquia estarão em debate, numa conversa moderada por Sérgio Perilhão, que contará com a participação de António Ribeiro Telles, Luís Procuna, José Luís Gomes, Pedro Maria Gomes, João Andrade e Maurício do Vale.
Para dia 28 estão agendadas mais uma largada (18h00) e o V Encontro Taurino de Bandas de Música. E, no dia seguinte, durante a tarde, haverá largadas para crianças e para mulheres, seguidas de espectáculo de flamenco no centro cultural. No dia 30 haverá nova largada (19h00) e noite de flamenco e sevilhanas. A culminar a Semana Taurina de Samora realiza-se, no feriado de dia 1, uma demonstração de toureio no Largo do Calvário.
As actividades não se ficam por aqui e, de 3 a 7 de Maio, a feira anual de Samora integra ainda largadas no Largo do Calvário.
Saiba mais nas edições de 25 de Abril e 9 de Maio do Voz Ribatejana
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Piscinas do Alhandra em risco de fecharem nas próximas semanas
O Alhandra Sporting Club (ASC) pode ter que fechar as suas Piscinas Baptista Pereira nas próximas semanas porque não tem conseguido regularizar os pagamentos do fornecimento de gás e precisa de um apoio mensal da ordem dos 2000 euros para equilibrar as contas de funcionamento do complexo. A dívida do gás já será superior a 70 mil euros e a direcção da colectividade alhandrense comprometeu-se com a empresa fornecedora a dar alguma resposta até segunda-feira. O clube tem procurado envolver a Câmara de Vila Franca na gestão da vertente social do complexo, mas a autarquia não está muito disponível para essa situação, considerando que pode ser um precedente complicado. As partes envolvidas deverão reunir ainda durante esta semana para tentar encontrar uma solução. E na Internet já circula uma petição, com perto de 200 subscritores, que apela ao "bom senso" da Câmara para que auxilie o clube e não permita o encerramento das piscinas inauguradas em 2003.
Rui Macieira, presidente da direcção do Alhandra, reconhece que o clube “atravessa um dos maiores problemas da sua existência” e defende que o complexo de piscinas construído pelo ASC e apoiado por diversas entidades “é de todos nós e deve continuar a estar aberto”.
Maria da Luz Rosinha mostra-se disponível para dialogar, mas recorda que o Alhandra, em assembleia-geral, decidiu avançar sozinho para o projecto das piscinas e não quis a participação do Município. A edil acrescenta que a Câmara já atribui uma verba mensal de 700 euros para o funcionamento destas piscinas e o seu colega de partido Fernando Paulo Ferreira, vereador com o pelouro do apoio ao movimento associativo, sugeriu que os 24 mil euros que a Câmara atribui, este ano ao clube, no âmbito do PAMA, sejam canalizados para amortizar a dívida do gás.
Mas Rudolfo Rebelo, outro dirigente do clube, salienta que, tanto quanto sabe, essa verba destina-se às três secções do clube (futebol, náutica e natação e triatlo) e não às piscinas.
Saiba mais nas edições de 25 de Abril e 9 de Maio do Voz Ribatejana
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Vilafranquense conquista acesso à final da Taça da AFL
A União Desportiva Vilafranquense bateu, esta tarde, o Lourinhanense, por 2-0 e garantiu, assim, o acesso à final da Taça da Associação de Futebol de Lisboa, que se vai disputar no início de Junho. A equipa de Vila Franca dominou a partida, jogada quase sempre debaixo de chuva, e abriu o marcador aos 40 minutos por Alfredo. O guarda-redes visitante largou a bola na sequência de um livre de Fábio Rosa e, na recarga, o avançado Alfredo não perdoou. A equipa da Lourinhã ainda tentou empatar no arranque da segunda parte, mas raramente criou perigo. O jogo ficou praticamente resolvido à passagem dos 60 minutos quando Hernâni, depois de alguns ressaltos de bola na pequena área, fez o 2-0. Na final, a União Vilafranquense vai defrontar o vencedor do jogo entre Atlético do Cacém e Linda-a-Velha.
Saiba mais nas edições de 25 de Abril e 9 de Maio do Voz Ribatejana
Subscrever:
Mensagens (Atom)

.jpg)
