sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Arruda e Sobral estão em zona "cinzenta" e habitantes vão ter que pagar mais para continuar a ver TV


Os concelhos de Arruda e Sobral não estão devidamente abrangidos pelo sinal terrestre do novo sistema de televisão TDT, o que poderá obrigar os respectivos habitantes, para além da necessidade de comprarem descodificadores para continuarem a ver os quatro canais abertos, a terem também que comprar e pagar a instalação de uma antena parabólica. Significa isto que os gastos poderão atingir, no mínimo, os 116 euros. Os autarcas locais não se conformam e vão exigir, na próxima semana, o adiamento do corte das emissões no antigo sistema analógico previsto para 12 de Janeiro e medidas que garantam a cobertura destes concelhos com sinal terrestre de TDT.
Os autarcas locais vão apresentar a exigência à Anacom e à PT, porque perceberam, nas últimas semanas, que os seus territórios vão ficar numa chamada zona “cinzenta” sem cobertura que permita ver os quatro canais abertos de televisão em boas condições apenas com o auxílio de um descodificador. Segundo a Anacom, o contrato de concessão da rede de TDT à Portugal Telecom (PT) já previa uma cobertura só de cerca de 85% do território nacional e os equipamentos instalados pela PT até deverão permitir ultrapassar ligeiramente essa percentagem. Mas Arruda e Sobral poderão ser dois dos municípios já afectados a partir de 12 de Janeiro com o corte do antigo sinal analógico em toda a faixa litoral do país, sem que o simples descodificador garanta às respectivas populações uma boa captação destes canais. Nesse caso, explica uma porta-voz da Anacom, as pessoas poderão ter que adquirir também uma antena parabólica e pagar a respectiva instalação para terem acesso à TDT por satélite. Mas, garante, foi assumido pela PT que o fornecimento do kit para a TDT por satélite não ultrapassará os 55 euros (33 para famílias comprovadamente carenciadas), acrescidos de um valor máximo de 61 euros para a antena, para os cabos e para o trabalho de instalação, o que totalizará 116 euros.

Saiba mais na edição de 4 de Janeiro do Voz Ribatejana 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Utentes de saúde protestam hoje na Lezíria


As comissões de utentes dos serviços públicos de saúde de seis concelhos da Lezíria do Tejo decidiram organizar acções de protesto em simultâneo entre as 19h00 e as 20h00 desta quinta-feira, reclamando medidas de reforço das unidades de saúde da região onde já são mais de 30 mil os inscritos sem médico de família. Os promotores estão também preocupados com a falta de informação sobre a renovação de contratos de prestação de serviços médicos já a partir de 1 de Janeiro de 2012, temendo pelo fecho parcial do Serviço de Atendimento Permanente de Benavente e de mais algumas extensões de saúde.
O novo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) já disse, no entanto, ao Voz Ribatejana, que não haverá qualquer alteração do funcionamento deste SAP – serve os 50 mil habitantes dos municípios de Benavente e Salvaterra – enquanto não estiver concluído um estudo global de reestruturação dos serviços de urgência e emergência e enquanto o Ministério da Saúde não delinear e aprovar as medidas daí resultantes. Cunha Ribeiro prevê que este estudo possa estar pronto até Fevereiro e garante que, até lá, não haverá mexidas nos recursos humanos dos SAP e serão prorrogados os contratos de prestação de serviços médicos.
Mas os representantes das comissões de utentes da Lezíria que reuniram, no dia 16, com o vice-presidente da ARSLVT, mostram-se também preocupados com o futuro próximo das unidades (extensões) de saúde actualmente muito dependentes de contratos com empresas que fornecem horas de serviços médicos. Para hoje agendaram concentrações em Alpiarça, Chamusca e Benavente.

Saiba mais na edição de 4 de Janeiro do Voz Ribatejana 

VOZ RIBATEJANA EDIÇÃO COMPLETA DEZ 2011

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Alverca recebe prova de atletas bombeiros em 2012


Em 1983, Alverca recebeu uma das maiores corridas de atletas bombeiros alguma vez organizada em Portugal. Vinte e oito anos depois, José Neto, organizador e vencedor daquela prova, resolveu abalançar-se à organização de uma nova competição, desta vez aberta a bombeiros de todo o País e a outros atletas da região. Está tudo planeado para o próximo ano mas, com o objectivo de angariar fundos para a prova, José Neto escreveu e publicou um livro dedicado à prática desportiva e aos bombeiros. Chama-se “Lição de Vida” e foi apresentado, nas primeiras semanas de Dezembro, na Calhandriz e em Alverca.
Com mais de 30 anos de ligação ao atletismo e ainda dedicado às ultra-maratonas, José Neto explicou, ao Voz Ribatejana, que, há algumas décadas atrás, era muito comum os bombeiros voluntários dedicarem-se, em simultâneo, à prática desportiva. “Hoje não existem quase nenhuns e os atletas bombeiros quase desapareceram”, constata, frisando que um dos objectivos da corrida programada para 2012 em Alverca é também incentivar o envolvimento de mais bombeiros na prática desportiva e nos conceitos físicos e mentais necessários para o atletismo.
José Neto ainda não sabe se a priva se realizará em Maio ou em Novembro, mas adiantou, ao Voz Ribatejana, que tudo indica que se fará no período de Abril/Maio ou de Outubro/Novembro. Certo é que o grande objectivo do lançamento deste livro é apoiar a reedição da prova de 1983. "A angariação de fundos é única e exclusivamente para a tal prova e o livro não tem qualquer fim lucrativo”, acrescentou José Neto, esclarecendo que os próximos meses vão ser, também, dedicados à organização da corrida e à busca de mais alguns apoios.

Saiba mais na edição de 21 de Dezembro do Voz Ribatejana 

Atleta do Arrudense é campeã nacional de maratona


É natural de Lisboa e reside no concelho do Seixal, já depois de ter vivido alguns anos na Alemanha, mas corre pelo Clube Recreativo e Desportivo Arrudense (CRDA) desde 2009 e alcançou, este ano, os títulos de campeã nacional de maratona e de 10 mil metros em pista. Anabela Tavares, com 33 anos e dois filhos adolescentes, ganhou também a recente Maratona de Lisboa e ainda se mostra algo surpreendida com os excelentes resultados obtidos.
A vida não tem sido fácil para esta mulher, natural de Lisboa, que praticou atletismo entre os 12 e os 17 anos e que suspendeu essa actividade quando emigrou para a Alemanha, para se juntar à sua mãe e trabalhar naquele país do Norte da Europa. Deixou de correr regularmente durante quase 13 anos e, há 3, quando voltou para Portugal, resolveu voltar a treinar, incentivada também por David Fernandes, outro atleta do Arrudense, que a tem orientado nos treinos. Começou por representar um clube da Quinta do Conde e, nas últimas duas épocas, por influência também de David Fernandes, resolveu juntar-se ao Arrudense.
“O Arrudense funciona como uma família, tentamos ajudar-nos uns aos outros no que podemos, na pista também. A camada mais jovem faz muita pista e ajudamo-nos muito, também nos treinos”, explica a atleta, que vai conseguindo gerir o seu tempo com muita força de vontade, acumulando as horas de trabalho, os treinos e o acompanhamento dos filhos. “Nunca imaginei entrar assim num campeonato nacional de maratona e ganhar. Tinha sido campeã nacional de 10 mil metros em pista, mas fiquei muito surpreendida”, admite, frisando que fazer 42 quilómetros “exige muito pensamento positivo".

Saiba mais na edição de 21 de Dezembro do Voz Ribatejana  

sábado, 24 de dezembro de 2011

Alenquer regista marca de "Vila-Presépio"


A Câmara de Alenquer está a desenvolver os passos necessários para registar a marca “Alenquer-Vila Presépio de Portugal”, com o objectivo de valorizar a imagem associada a esta temática e de atrair mais visitantes. O presidente da autarquia, Jorge Riso, disse, em recente reunião camarária, que “é processo complicado” em que foi exigido o preenchimento de um formulário com mais de 100 páginas, mas que a edilidade espera concluir o processo, que carece também da apresentação de um símbolo próprio.
A questão foi colocada pelo social-democrata Nuno Coelho, eleito da Coligação Pela Nossa Terra, que lembrou que há vários municípios inscritos no chamado Roteiro dos Presépios de Portugal e quis saber se Alenquer também vai participar. “Para mim a ‘vila-presépio’ é a principal marca de Alenquer”, vincou. Jorge Riso disse que desconhecia esse roteiro, mas lembrou que está a ser feito o registo da marca. “Acho que, para além do registo da marca, devíamos bater o pé no sentido de nos afirmarmos mais”, defendeu Nuno Coelho.
Jorge Riso prometeu indagar o que se passa com este Roteiro dos Presépios “porque pode ter interesse”. Sobre a possibilidade do Presépio Monumental de Alenquer vir a candidatar-se ao Guiness Book dos Recordes, o presidente da edilidade observou que já se concluiu que não é o de maior dimensão. “Penso que não há possibilidade, não é o maior do Mundo, mas é uma proposta que fica”, concluiu.      

Saiba mais na edição de 21 de Dezembro do Voz Ribatejana