quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PJ investiga antigo responsável do urbanismo



Uma equipa de inspectores da Polícia Judiciária efectuou, ontem, uma demorada busca ao gabinete do director dos serviços de urbanismo da Câmara de Santarém. A presença dos investigadores foi confirmada pelo vereador do urbanismo, João Leite, que garantiu, contudo, que em causa está “uma investigação especificamente relacionada com a actividade do arquitecto António Duarte” que não terá relação directa com o Município de Santarém. Segundo o autarca, em causa poderão estar questões relacionadas com actividades anteriores do arquitecto em Vila Franca de Xira e em Cascais.
O arquitecto, natural do Norte do País, dirigiu o departamento de urbanismo da Câmara de Vila Franca de Xira em 2005 e 2006, abriu, depois, um gabinete de arquitectura em Cascais e iniciou, em 2007, uma colaboração como consultor na Câmara de Santarém. Já em 2009 assumiu a direcção do departamento de urbanismo do Município de Santarém.
A SIC diz que as investigações estarão relacionadas com uma suspeita de favorecimento de um gabinete de arquitectura de uma filha de António Duarte e que a PJ também terá realizado buscas nas residências de pai e filha e no gabinete desta. Ao Voz Ribatejana, a Câmara de Vila Franca de Xira sustentou que não teve nenhuma busca ou contacto da PJ relacionados com estas situações.

Saiba mais na edição de 7 de Dezembro do Voz Ribatejana

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Detido em Vila Franca com ambulância roubada


Um homem de 34 anos foi detido, na sexta-feira, na zona de Vila Franca de Xira, quando conduzia uma ambulância furtada horas antes em Lisboa. O suspeito foi interceptado por agentes da Divisão Policial de Vila Franca, quando seguia na Nacional 10, junto ao acesso sul à Auto-estrada do Norte.
O caso tem origem nos Olivais, em Lisboa, quando, cerca das 10h00 da manhã, uma equipa de bombeiros foi chamada a prestar assistência a uma mulher residente na Rua Jangada de Pedra. Para manter os sistemas de assistência instalados nesta ambulância do INEM a funcionar, é normal os tripilantes deixarem a viatura a trabalhar para não ficarem sem bateria. Só que, desta vez, o socorro foi algo demorado (cerca de 50 minutos) e quando voltaram para a ambulância perceberam que já não se encontrava no local onde a tinham estacionado.
Alertada a PSP, a informação do furto foi divulgada por toda a reegião e o veículo rapidamente detectado junto a Vila Franca. De acordo com o comando metropolitano da polícia, a ambulância foi perseguida por doia carros patrulha, que lhe barraram a entrada na A1. O suspeito ainda terá tentado galgar o lancil de cimento de modo a colocar-se em fuga mas foi bloqueado. No interior da ambulância foi encontrado um saco com duas chapas de matrícula espanholas, suspeitando as autoridades que o mesmo pretenderia utilizá-las em Espanha.


Saiba mais na edição de 7 de Dezembro do Voz Ribatejana

sábado, 26 de novembro de 2011

Bienal de artes plásticas abre hoje em Vila Franca


A I Bienal de Artes Plásticas de Vila Franca de Xira abre, esta tarde, no Celeiro da Patriarcal. Até 8 de Janeiro vão estar patentes trabalhos de pintura, desenho, aguarela e fotografia de 45 artistas plásticos da região. Uma iniciativa organizada pelo Município vila-franquense com o apoio do GART (Grupo de Artistas Amigos da Arte). 
A edilidade de Vila Franca diz que se orgulha de “tudo fazer para ajudar a desenvolver condições de promoção da arte no concelho” e que esta “primeira grande iniciativa de divulgação do trabalho artístico da região” apresenta um conjunto de obras que “revela uma dinâmica criativa que é justo assinalar condignamente, demonstrando assim a vitalidade do sector criativo vila-franquense”.
A mostra tem entrada livre e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 14h00 às 19h00 e de sábado a domingo, das 15h00 às 19h00. Encerra às segundas-feiras, feriados e nos dias 24 e 31 de Dezembro.


Saiba mais na edição de 7 de Dezembro do Voz Ribatejana



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sindicato aponta para adesão de 80% no Município de Vila Franca



O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) aponta para uma adesão da ordem dos 80 % à greve geral de hoje por parte dos cerca de 1000 funcionários do Município de Vila Franca de Xira. Na região, na Câmara de Alenquer a adesão ter-se-á situado entre os 70 a 75%, segundo a mesma fonte, e no Município de Sobral de Monte Agraço atingiu os 90%.
João Paulo Vieira, membro da direcção regional de Lisboa do STAL, disse, ao Voz Ribatejana, que estes dados traduzem o “descontentamento generalizado” das pessoas relativamente às políticas que estão a ser seguidas pelo Governo. No caso de Vila Franca, a adesão nos serviços de higiene e limpeza, durante a noite, foi de 100% e no decorrer do dia a participação dos trabalhadores municipais reflectiu-se também no fecho dos mercados de Alhandra e de Vila Franca e da Biblioteca de Vila Franca.
Entre as juntas de freguesia do concelho, o STAL regista que encerraram, devido à greve, as juntas de Alverca, Castanheira, São João dos Montes e Vialonga.

Saiba mais na edição de 7 de Dezembro do Voz Ribatejana               

Sindicatos de Santarém criticam actuação da GNR


O coordenador da União de Sindicatos do Distrito de Santarém (USDS) criticou, esta manhã, em Benavente, a forma como a GNR se apresentou junto a vários piquetes de greve que funcionaram em instalações das transportadoras Rodoviária do Tejo e Ribatejana, afirmando que foi “uma clara tentativa de intimidar os piquetes e tentar desestabilizar a greve”. Segundo Rui Aldeano, a adesão nestas duas empresas de transportes foi superior a 80% e o situações deste tipo ocorreram pelo menos nas localidades de Coruche, Salvaterra e Glória do Ribatejo.  
O mesmo responsável criticou também a forma como a GNR abriu as portas da sede da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, que se encontravam “trancadas”, ao que tudo indica por iniciativa de apoiantes da paralisação.
De resto, Rui Aldeano faz um balanço “muito positivo” da greve geral no distrito ribatejano, afirmando que muitas áreas de produção pararam, com saliência para grandes unidades industriais como as da Mitsubishi (Tramagal), da Fundição de Abrantes e da Bosch. Segundo o dirigente da USDS, afecta à CGTP, também as câmaras de Alpiarça, Benavente e Chamusca estiveram encerradas e em Coruche a adesão terá rondado os 90%. A USDS organiza, hoje, concentrações em Benavente, Santarém e Torres Novas. na primeira estiveram também em foco as preocupações relativamente aos serviços de saúde

Saiba mais na edição de 7 de Dezembro do Voz Ribatejana