terça-feira, 31 de maio de 2011

Bombeiros precisam de material de desencarceramento

A viatura de desencarceramento dos Bombeiros de Vila Franca de Xira tem saídas quase diárias para socorrer acidentes na região, mas os equipamentos de que a corporação dispõe estão longe de corresponder às necessidades. Isso mesmo foi dito pelo presidente da associação, Carlos Fernandes, no sábado, na sessão comemorativa dos 129 anos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira (AHBVVFX). O dirigente lembrou que a corporação de Vila Franca está numa zona “fulcral” do País em termos de tráfego rodoviário e ferroviário, atravessada pela Auto-estrada do Norte, pelas nacionais 1 e 10 e pela Linha do Norte. “Todos os dias o nosso carro de material de desencarceramento sai para socorrer acidentes. Vai ser necessário novo equipamento, porque já começa a ser muito difícil desencarcerar com o material que temos. É necessário que o apoio que é dado aos bombeiros não passe por mais cortes”, vincou.
No sábado, a corporação inaugurou uma nova viatura e a ampliação do quartel. Carlos Fernandes começou por explicar que o projecto do novo quartel (inaugurado em 2003) vinha já dos anos 80 e revelou-se exíguo para as necessidades da corporação. “Era um projecto já desactualizado, embora muito bonito, e a verdade é que cá dentro, na prática, não tínhamos instalações suficientes", frisou.
Também António Pedro Lopes, comandante dos Bombeiros de Vila Franca, realçou a necessidade de equipar devidamente as viaturas de primeira intervenção de que a corporação dispõe.


Saiba mais na edição de 8 de Junho do Voz Ribatejana

domingo, 29 de maio de 2011

Mesmo com chuva, Feira de Maio bate recordes

A Feira de Maio de Azambuja que termina amanhã tem sido marcada pelo mau tempo. A inauguração com Rui Barreiro, Secretário de Estado das Florestas e desenvolvimento Rural chegou 40 minutos atrasado e a partir daí, parece que o São Pedro não gostou e tem marcado o certame com alguma chuva.
Na sexta-feira, a Noite da Sardinha Assada ficou marcada por 3 feridos, dois graves e um ligeiro, mas também pela intervenção da GNR  numa manifestação tuning ilegal.
o Sábado marcado por chuva e ventos fortes que arrancaram algumas lonas do pórtico de entrada dos pavilhões do artesanato e actividades económicas
Contudo a noite de ontem até correu bem na Praça das Freguesias, que registou poucas mesas para tanta afluência de público, originando esperas superiores a uma hora e filas constantes para arranjar mesa.
As espera decorreram, não debaixo de chuva, mas depois da chuva, já que as ruas apresentaram pontualmente poças de água, que de certa forma até abrilhantou a festa.
A noite acabou com um concerto dos Deolinda, que encheu por completo.
Esta domingo foi homenageado o campino no largo da câmara com a presença do Governador Civil de Lisboa, António Galamba, e de tarde não há corrida de toiros, mas estão previstas algumas actividades equestres na Várzea do Valverde.

sábado, 28 de maio de 2011

Ministro quer mais apoios europeus ao sector da cortiça



O Governo português tem procurado sensibilizar a Comissão Europeia para a necessidade de “dar mais força” ao sector da cortiça na próxima revisão da Política Agrícola Comum (PAC), segundo garantiu, ontem, o ministro da Agricultura, na sessão inaugural da Feira Internacional da Cortiça (Ficor), certame que se realiza pelo terceiro ano consecutivo em Coruche. António Serrano diz que Portugal tem o apoio da Espanha nesta reivindicação de mais ajudas para a preservação do sobreiro e para a dinamização do comércio da cortiça. De acordo com o titular da pasta da Agricultura, a fileira da cortiça alcançou, em 2010, os 800 milhões de euros de exportação. “Tem tido um crescimento continuado nos últimos anos e só o sector das rolhas exporta mais de 500 milhões de euros”, vincou.
O concelho de Coruche é o maior produtor mundial de cortiça, estimando-se que no seu território sejam extraídos 16% de toda a cortiça mundial. Cerca de 46% dos 1114 quilómetros quadrados do Município estão ocupados com montado de sobro, que dá também emprego a algumas centenas de pessoas. Nas indústrias ali instaladas produzem-se 5 milhões de rolhas de cortiça por dia.
Dionísio Mendes, presidente da Câmara de Coruche, diz que este ano a Ficor (decorre até dia 1 de Junho) aposta na sustentabilidade e na inovação, porque o montado de sobro, pela biodiversidade associada, é “uma garantia de sustentabilidade” e porque “cada vez mais a cortiça se afirma como produto capaz de gerar inovação”. Nesta Ficor as múltiplas utilizações da cortiça vão desde a moda ao mobiliário, passando pela decoração, pela climatização e pelo artesanato. O certame engloba seminários, um debate sobre o futuro da floresta, desfile de moda, gastronomia, vinhos, demonstrações equestres, desporto, música e visitas à fábrica da Corticeira Amorim.

Saiba mais na edição de 8 de Junho do Voz Ribatejana

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quatro detidos em perseguição policial na EN 10



Agentes da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Vila Franca de Xira detiveram, ontem à tarde, quatro jovens suspeitos de envolvimento num assalto ocorrido na estação de Alverca. Os detidos, com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos, só foram travados já próximo do Intermarché de Santa Iria d' Azóia, depois de uma perseguição policial na Estrada Nacional 10. De acordo com a Divisão Policial de Vila Franca de Xira, os detidos terão usado “violência física” para roubarem um fio de ouro avaliado em 650 euros e uma carteira (continha 300 euros em dinheiro) a um homem de 61 anos, que se encontrava na estação ferroviária de Alverca.
Dado o alarme, elementos da Esquadra de Investigação Criminal da PSP vila-franquense conseguiram detectar e deter a viatura onde seguiam os quatro suspeitos em direcção a Lisboa. Com eles seguia também um menor de 15 anos, que foi identificado.


Saiba mais na edição de 8 de Junho do Voz Ribatejana 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Azambuja já está em festa


A Feira de Maio de Azambuja, uma das mais castiças do Ribatejo, foi inaugurada esta tarde, na praça do Munícipio. Em época de contenção, a grande festa popular azambujense mantém o espírito tradicional, faltando este ano apenas a habitual corrida de toiros, que não se realiza devido às obras que decorrem na praça de toiros. Hoje abriram, também, abriram também a Praça das Freguesias e os pavilhões do artesanato, turismo e actividades económicas. Ainda hoje haverá a primeira entrada e largada de toiros.
Na praça das freguesias, os visitantes poderão desfrutar de muita animação, oriunda das várias freguesias do concelho e também de muitos petiscos tradicionais desta época do ano. O Torricado de Bacalhau como prato típico do Ribatejo será também uma das atracções gastronómicas da festa. E, sendo um prato muito típico, terá este ano honras de demonstração de como se prepara pelas onze e meia da manhã, na Praça do Município.
Ao longo dos 5 dias da Feira de Maio haverá cinco entradas e largadas de toiros, com destaque para sexta-feira, onde após a largada de toiros tem início a noite mais longa da festa. Trata-se do dia dedicado à sardinha assada que será distribuída juntamente com pão e vinho de forma gratuita pelos visitantes.
Na música, o destaque vai para a actuação do fadista Marco Rodrigues à meia-noite de quinta-feira, no Páteo do Valverde, e para os Deolinda, no sábado à noite, no Campo da Feira. No domingo, o dia é do Campino. Este ano, o homenageado será o Campino Victor  Manuel Guerreiro da Silva.
A festa acaba na segunda-feira com iniciativas dedicadas aos mais novos e com a entrega de prémios às janelas e fachadas ornamentadas com motivos alusivos à festa,

Saiba mais na edição de 8 de Junho do Voz Ribatejana

Otelo apresenta livro hoje em Vila Franca



Otelo Saraiva de Carvalho, um dos mentores da Revolução do 25 de Abril de 1974, vai estar, hoje à noite (21h30), em Vila Franca de Xira, na livraria-bar “Mensagem Aberta”.
O antigo capitão de Abril vai apresentar o seu livro “O dia inicial”, sobre a Revolução dos Cravos, na Mensagem Aberta, situada na Rua Miguel Bombarda (antiga Rua Direita), na zona antiga de Vila Franca de Xira. Otelo Saraiva de Carvalho é natural de Lourenço Marques (Moçambique), onde nasceu em Agosto de 1936. Nos anos que se seguiram ao 25 de Abril teve também alguma actividade política e chegou a concorrer à presidência da República