terça-feira, 25 de junho de 2013

Decisão sobre novas instalações camarárias fica para o próximo executivo





A Câmara de Vila Franca de Xira já tem uma estimativa do que poderia custar uma opção pela construção de um novo edifício que concentrasse os seus serviços (hoje dispersos pela cidade) no chamado "Pátio dos SMAS. O documento foi apresentado aos vereadores na passada quarta-feira, num ponto privado da reunião realizada no salão nobre dos Paços do Concelho. Mas os 11 eleitos camarários vila-franquenses concluíram que o melhor será mesmo guardar qualquer decisão sobre a matéria para o novo executivo que vai sair das eleições autárquicas de 29 de Setembro.
Em cima da mesa poderão estar quatro soluções alternativas, mas todos concordam que é preciso tomar medidas que melhoram as condições de atendimento aos municípes e de trabalho dos cerca de 1000 funcionários da autarquia.
A ideia de construção no espaço do Pátio dos SMAS já é antiga e tem sido ultimamente defendida pela CDU. Há 4 anos, a Câmara aprovou um acordo com os proprietários do Vilafranca Centro para adaptar parte do edifício comercial para concentrar os seus serviços. As obras de adaptação necessárias nunca avançaram, por dificuldades financeiras dos proprietários e a autarquia entende que o acordo está, de certa forma, sem efeito. A maioria PS admite, contudo, ainda vir a  renegociar esta opção.
Nas últimas semanas acrescentaram-se mais duas possibilidades, a de aquisição e adaptação do edifício Bella Guarda (junto à urbanização da Quinta da Grinja) e a do aluguer de parte das antigas instalações do hospital. Tudo matérias que serão discutidas pela nova Câmara eleita em Setembro.

Saiba mais na edição de 3 de Julho do Voz Ribatejana      

Sem comentários: