quinta-feira, 28 de março de 2013

Novo hospital abre com alguns protestos e acesso ainda em obras






As novas instalações do Hospital de Vila Franca de Xira, fruto de um investimento de cerca de 100 milhões de euros, começaram hoje a funcionar. Ao longo dos próximos dias, até 3 de Abril, desenrola-se todo o processo de transferência de serviços do antigo para o novo hospital. A abertura ficou, contudo, marcada por protestos de alguns funcionários, que não aceitam a exigência de uma verba mensal de 15 euros para utilizarem o parque de de estacionamento da unidade. O atraso das obras do acesso rodoviário, que só deverão estar concluídas dentro de duas semanas, foi outra das notas salientes deste primeiro dia do novo hospital.
De resto, as primeiras horas de serviço da unidade hospitalar que serve os 250 mil habitantes dos concelhos de Alenquer, Arruda, Azambuja, Benavente e Vila Franca, foram relativamente calmas. Neste primeiro dia funcionaram, apenas, no novo edifício de 8 pisos, as consultas externas, a medicina física e de reabilitação e os exames complementares de diagnóstico.
Amorinda Agostinho, de 64 anos, foi a primeira utente deste novo Hospital. Reside no concelho de Arruda dos Vinhos e disse, ao Voz Ribatejana, que não teve dificuldades em chegar às novas instalações. Viajou de autocarro até à estação de Vila Franca e, aí, apanhou a carreira de mini-bus que serve o hospital. Já depois de ter feito as análises e de ter recebido uma flor, Amorinda fez uma apreciação bastante positiva das instalações, mas vincou que o mais importante será a atitude dos profissionais para com os utentes.
A cerimónia inaugural do novo hospital deverá realizar-se só em Maio. Hoje, as áreas já em funcionamento foram visitadas pela presidente e pelo vice-presidente da Câmara de Vila Franca.

Saiba mais nas edições de 27 de Março e 10 de Abril do Voz Ribatejana e na edição de Março da revista regional Vida Ribatejana  

Sem comentários: