quarta-feira, 20 de março de 2013

Mais 11 famílias retiradas de prédios em risco em Vila Franca de Xira


As onze famílias residentes no Lote 3 da Urbanização de Santo Amaro, na encosta do Monte Gordo, foram, este fim-de-semana, alojadas temporariamente em quartos de um hotel de Vila Franca de Xira, depois da Câmara local as ter alertado para os resultados preocupantes das últimas medições feitas à estabilidade do talude ali existente. São 31 pessoas que, pelo menos até meio da semana, ficarão alojadas na unidade hoteleira, enquanto a autarquia desenvolve trabalhos de retirada de uma grande quantidade de terras da crista do talude, procurando, assim, aliviar a pressão sobre os prédios, agravada com as chuvas das últimas semanas.
A operação de retirada de mais de 10 700 metros cúbicos de terras do talude das traseiras dos prédios deveria começar hoje, mas a Câmara decidiu antecipar a sua execução, perante dados da monitorização feita por uma empresa da especialidade e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que apontam para um repentino agravamento da situação. Segundo um dos moradores agora realojado, haverá sinais de um deslocamento significativo do talude, que exige medidas rápidas para que não se abata sobre os prédios.
As famílias foram avisadas pela Câmara na sexta-feira e a operação de realojamento temporário desenrolou-se nas horas seguintes, prevendo a edilidade que, após a retirada desta quantidade de terras, haja condições de segurança para que as 11 famílias regressem ao Lote 3. Recorde-se que, no final de Janeiro, a edilidade acionou os mecanismos para um despejo administrativo das últimas três famílias que ainda residiam no Lote 1 da mesma urbanização e que aguarda que uma acção de demolição controlada do Lote 2 (prédio com sérios problemas de fundações já desocupado há anos) avance nas próximas semanas.

Saiba mais na edição de 27 de Março do Voz Ribatejana

Sem comentários: