quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Custos com o vandalismo duplicaram no concelho de Vila Franca


Os danos causados em equipamentos públicos por indivíduos que não hesitam em vandalizar as mais variadas estruturas já obrigaram a Câmara de Vila Franca de Xira a gastar o dobro do que gastara em 2011 na reparação destes estragos. Se em todo ano de 2011 foram gastos 12 mil euros nesse tipo de reparações, nos primeiros sete meses deste ano o Município já foi obrigado a gastar cerca de 24 mil euros.
Os exemplos multiplicam-se e o vereador Raul Sanches, eleito da Coligação Novo Rumo (PSD/PPM/MPT), apontou, na última reunião camarária, vários casos de zonas verdes mal tratadas e equipamentos danificados nas freguesias da Póvoa e do Forte da Casa. “Este ano já gastámos o dobro na reparação de sistemas de rega e de outro tipo de equipamentos das zonas verdes”, explicou Fernando Paulo Ferreira, vereador do PS responsável pelos pelouros do ambiente e da gestão das zonas verdes. “Temos dado conta de uma certa atitude que tem vindo a crescer de vandalismo nas nossas zonas verdes, que tem consequências nos sistemas de rega e, com o calor, lava a danos ainda mais graves nas zonas verdes”, concretizou.
O autarca do PS apontou o caso do chamado parque entre escolas, na vila do Forte da Casa, inaugurado há poucos meses, em que já foi necessário fazer uma intervenção de reparação. O próprio quiosque instalado neste parque também já sofreu variadíssimos actos de vandalismo, com vidros partidos e as mais variadas pinturas.       

Saiba mais na edição de 29 de Agosto do Voz Ribatejana

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Rua principal de Vila Franca deve passar a ter três vias


A última proposta para ultrapassar a polémica em torno do novo modelo de funcionamento da Rua Alves Redol, em Vila Franca de Xira, parece conciliar os vários interesses em jogo, mas suscita ainda algumas dúvidas. A ideia avançada pelo executivo camarário e que parece ter a concordância de princípio da oposição passa pela manutenção das áreas de estacionamento existentes (cerca de 50 lugares com pagamento por parcómetro), pelo prolongamento do corredor bus em toda a extensão da rua e pela circulação em paralelo do trânsito normal. Significa isto que, na maior parte dos troços, haverá como que três vias para usos distintos: estacionamento (lado esquerdo), circulação de autocarros e de veículos de emergência (lado direito) e circulação das restantes viaturas (ao centro).
A ideia suscita, todavia, algumas reservas dos que duvidam que a Alves Redol tenha largura suficiente para tudo isto. A maioria PS garante que tem e recorda que as três vias criadas na Ponte Marechal Carmona também motivaram dúvidas no início e, desde então, a circulação tem funcionado bem.

Saiba mais na edição de 29 de Agosto do Voz Ribatejana 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Está ai mais uma edição do Voz Ribatejana


Assaltaram casa em A-do-Mourão e foram detidos em Alverca




Dois indivíduos envolvidos no assalto a uma residência de À-do-Mourão, no concelho de Arruda dos Vinhos, foram detidos, ao final da tarde de segunda-feira, pela GNR, na zona do Cabeço da Rosa, arredores de Alverca. Pouco mais de uma hora depois de ter sido recebida a denúncia do roubo, os militares conseguiram detectar uma viatura suspeita na zona de À-dos-Potes. Os ocupantes aperceberam-se da presença da Guarda e fugiram a pé, acabando por ser detidos pela GNR pouco tempo depois.
Têm 22 e 47 anos, respectivamente, e uma relação de parentesco entre eles. O mais velho, segundo a Guarda, já cumpriu cerca de 20 anos de prisão por crimes de roubo com arma de fogo, tráfico de estupefacientes e furto qualificado. E, de acordo com a mesma fonte, são suspeitos de estarem envolvidos noutros furtos realizados nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira e áreas limítrofes.
O Destacamento de Vila Franca de Xira da GNR accionou o seu plano de intervenção que permitiu detectar rapidamente os suspeitos e, na posse dos detidos, foram encontrados diversos artigos em ouro alegadamente furtados na residência de À-do-Mourão, cerca de 850 euros em dinheiro, 25 relógios, dois telemóveis, uma máquina fotográfica e um MP4. Segundo a GNR, os dois homens terão sido surpreendidos pelos proprietários da residência, tendo um deles sido agredido pelos assaltantes durante a fuga.

Encapuçados armados "limpam" ourivesaria de Alverca


A Ourivesaria Rumor, situada junto ao mercado retalhista de Alverca, foi assaltada à hora de almoço de segunda-feira por dois indivíduos armados e encapuçados. O proprietário ainda não conseguiu fazer o inventário completo do roubo mas estima que o prejuízo ande na casa das “centenas de milhares” de euros, até porque os assaltantes o obrigaram a abrir o cofre onde guardava dinheiro e ouro mais grosso que habitualmente não expunha nas vitrines. Há praticamente seis anos, a 3 de Setembro de 2006, a mesma ourivesaria já fora alvo de um assalto, nessa altura através de um buraco que os ladrões conseguiram fazer numa parede interior da casa.
Certo é que cerca das 12h40 de ontem, aproveitando um momento em que o proprietário estava sozinho no interior do estabelecimento, os dois homens, aparentemente jovens e com sotaque brasileiro, ameaçaram-no com uma pistola e obrigaram-no a entregar tudo o que tinha no cofre. Fugiram, depois, a pé em direcção à estação de Correios, com dois sacos cheios de dinheiro e objectos em ouro e prata. O caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária, que já esteve no local a recolher vestígios.
“Não partiram nada, uma vitrine que estava aberta foi a única em que mexeram. Estiveram uns 10 minutos dentro da loja e, quando viram uma senhora a espreitar na montra, é que se apressaram”, recorda o ourives, que os assaltantes deixaram amarrado, ameaçando-o com retaliações se ligasse para a polícia nos 5 minutos seguintes.


Saiba mais na edição de 29 de Agosto do Voz Ribatejana

sábado, 25 de agosto de 2012

Alenquer tem mostra de produtos regionais e festival de folclore




A vila de Alenquer acolhe, este sábado, durante todo o dia, uma mostra de produtos regionais e agrícolas, centrada no Parque Urbano da Romeira. A iniciativa decorre até às 24h00 e integra bancas dos mais variados produtos e de artesanato local.
Trata-se de um evento organizado em paralelo com o XXIX Festival Nacional de Folclore, que se realiza, a partir das 19h00, no Parque Vaz Monteiro. A organização é do Rancho Folclórico de Alenquer e, para além do grupo anfitrião, participam os ranchos folclóricos de Parada da Gonta (Viseu), Cantarinhas de Barro (Mafra), Boavista (Portalegre) e "Os Moleiros da Ribeira" (Ourém).