segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Equipas do concelho de Vila Franca perdem pontos



O passado domingo não foi nada positivo para as equipas do concelho de Vila Franca de Xira que disputam os campeonatos seniores da Associação de Futebol de Lisboa. Na Divisão de Honra, só a União Vilafranquense conseguiu somar 1 ponto, mas cedeu um empate, em casa, perante o Sanjoanense, depois de ter estado a ganhar por 2-0. O Alverca não conseguiu evitar a derrota no terreno do vizinho Bucelenses e o Vialonga não teve melhor sorte na deslocação ao campo do Alta de Lisboa.
Na classificação, mantêm-se as três equipas do concelho de Vila Franca a meio da tabela, com o Alverca na nona posição e com 27 pontos, seguido pelo Vialonga com 26. A União Vilafranquense está dois lugares mais abaixo, com 24 pontos, mas não pode “distrair-se” porque tem as equipas que lutam para evitar a descida apenas a 6 pontos.
Já na I Divisão da AFL, União Povoense e Santa Iria protagonizaram um derby muito equilibrado, que terminou sem golos. Na tabela, mantêm-se nas duas primeiras posições e nos lugares de subida. Pior continua o Juventude da Castanheira, que perdeu em Alcainça por 4-2 e corre sérios riscos de descida à 2ª. Divisão Distrital, estando já a 5 pontos da chamada linha de água. Mais tranquilo está o União e Recreio de Vila Nova da Rainha, que perdeu no terreno  do Coutada, mas está colocado a meio da tabela, com 24 pontos.


Saiba mais na edição de 1 de Fevereiro do Voz Ribatejana

domingo, 29 de janeiro de 2012

Porto Alto inaugura centro escolar para 230 crianças


O Centro Escolar do Porto Alto foi hoje inaugurado e entra em funcionamento já esta segunda-feira. O complexo vai acolher cerca de 230 crianças do pré-escolar e do ensino primário e substituir a antiga escola centenária. O investimento, comparticipado por fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), situou-se nos 906 mil euros e a Câmara de Benavente salienta o facto de ter conseguido reduzir os custos inicialmente previstos em cerca de 250 mil euros.
O presidente da autarquia salientou que, depois da construção dos centros escolares de Benavente, Samora e Porto Alto, o próximo objectivo é requalificar algumas das escolas antigas que se mantêm em funcionamento. O Centro Escolar do Porto Alto tem 3 salas para jardim-de-infância, 6 para o 1º. Ciclo, um ginásio, um centro de recursos, um campo de jogos e um refeitório. Alguns pais lamentaram, contudo, que não tenha sido dimensionado para todas as crianças do Porto Alto, uma vez que quatro turmas do 1º. Ciclo continuarão na ainda chamada “Escola Nova”, um estabelecimento com 28 anos de existência.

Saiba mais na edição de 1 de Fevereiro do Voz Ribatejana 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Oposição une-se para exigir espaço nas publicações da Câmara


Os socialistas ainda tentaram adiar a votação para uma próxima reunião, já depois da recolha pareceres jurídicos sobre a matéria, mas perante a conjugação de posições de PSD e CDU, a Câmara de Vila Franca de Xira acabou por aprovar, por unanimidade, uma proposta que prevê a criação de espaços para todas as forças políticas no site da autarquia na Internet e noutras publicações como a newsletter (boletim) distribuída pelos seus cerca de 1000 funcionários. Os eleitos do PS ainda argumentaram que apenas o Município de Lisboa, entre os 308 do País, tem actualmente esta prática, mas sociais-democratas e comunistas insistiram que é mais democrática e que nada na Lei o impede.
Maria da Luz Rosinha explicou que o seu gabinete procurou averiguar e que, numa primeira análise, concluiu que “não há nenhuma obrigação de serem concedidos espaços à oposição”. Mas, para evitar dúvidas, resolveu pedir dois pareceres sobre a matéria. A social-democrata Helena Pereira de Jesus insistiu na votação da proposta e os socialistas acabaram também por votar a favor, mas Fernando Paulo Ferreira esclareceu que, embora não se oponham à proposta, terão que ver ainda qual é apreciação jurídica da matéria. “Vamos aguardar pareceres. À excepção de Lisboa, não há exemplos de partidarização de sites oficiais dos municípios", referiu, levando os vereadores do PSD e da CDU a sublinharem que não se trata de "partidarizar" mas de "democratizar" as publicações municipais.

Saiba mais na edição de 1 de Fevereiro do Voz Ribatejana

Edição Completa 18 Janeiro

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Apanhados a grafitar comboio podem ter que pagar 12 mil euros


A PSP apanhou, anteontem, dois jovens que se encontrariam alegadamente a fazer pinturas (grafitis) num comboio parado na estação de Alverca. O caso foi denunciado por uma chamada telefónica e já motivou uma queixa da CP, que avalia em 12 mil euros os prejuízos causados pelas pinturas. O caso segue, agora, em tribunal. 
Alertada por uma chamada telefónica, a Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Vila Franca conseguiu “vislumbrar” os três indivíduos e interceptar dois deles, a quem apreendeu onze latas de tinta que terão sido utilizadas nos grafitis. Os dois jovens, com 15 e 24 anos, respectivamente, foram identificados e notificados para comparecerem ontem no Tribunal de Vila Franca. Os agentes apreenderam, também, duas máquinas fotográficas digitais, alegadamente usadas pelos jovens para “documentarem” os danos feitos na composição ferroviária.
Em Outubro, a CP revelara que só nos primeiros 8 meses de 2011 gastou cerca de 236 mil euros em trabalhos de limpeza de grafitis pintados em comboios.


Saiba mais na edição de 1 de Fevereiro do Voz Ribatejana