segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bombeiros da Castanheira do Ribatejo com nova direcção


Sérgio Costa Garcia é o novo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Castanheira do Ribatejo. A posse da nova direcção já está marcada para o próximo dia 26 de Janeiro, e coloca assim um ponto final na crise directiva que tem vindo a dificultar a vida da instituição.
O novo presidente destacou ser homem de poucas palavras. A lista de  Sérgio Garcia que foi eleita com 26 votos a favor 3 nulos, vai agora “dar continuidade” ao trabalho desenvolvido pela anterior direcção
Saiba mais na edição de quarta-feira do jornal Voz Ribatejana

sábado, 12 de janeiro de 2013

Alverca: Exposição de miniaturas de carros de bombeiros motiva curiosidade

O presépio que esteve como habitualmente montado em frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Alverca, deu lugar a uma exposição de carros de bombeiros em miniatura. A mostra é obra de três bombeiros da casa que começaram a coleccionar quase ao mesmo tempo em que entraram nos bombeiros. Ao todo são quase duas centenas de miniaturas com a recriação de vários cenários de intervenção, desde o socorro no Rio Tejo, a um acidente rodoviário e situações na linha de caminho de ferro.
A exposição não tem data de fim, mas os bombeiros garantem que pelo menos até ao fim de Janeiro, estará patente. Saiba mais na edição impressa do Voz Ribatejana na próxima quarta-feira.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Madrinha dos Forcados de Vila Franca faleceu ontem


Maria Vitória Lopes, madrinha do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, faleceu ontem, aos 82 anos. Hoje, a partir das 20h00, realiza-se uma missa em sua homenagem na igreja vila-franquense. Maria Vitória Lopes não será sepultada em Vila Franca, porque decidira já em vida que o seu corpo será oferecido ao Instituto de Medicina Legal para trabalhos de investigação.
Filha de Vasco Lopes, um dos fundadores do Grupo de Vila Franca em 1932, Maria Vitória manteve sempre uma forte ligação aos forcados de Vila Franca. Aparece na primeira fotografia oficial do grupo, quando tinha pouco mais de 20 meses, e passou  a ser conhecida como "mascote" do Grupo de Forcados de Vila Franca. Já na década de 80 passaram a considerá-la a madrinha do grupo vila-franquense. 
Obrigada por terem continuado o Grupo até aos seus 80 anos de existência. Para aqueles que estão na casa do Pai, não esquecendo o Pitó, para os actuais, enfim, para todos os que lhe deram continuidade, dizer-lhes obrigada é muito pouco. Rezo todos os dias por eles e pelas suas famílias. Para além do muito amor que tenho por eles, orgulho-me muito de levaram Vila Franca de Xira a todo o lado onde vão", disse Maria Vitória, em Outubro, no lançamento do Livro dos 80 anos dos Forcados de Vila Franca.

Saiba mais na edição de 16 de Janeiro do Voz Ribatejana       

Divulgou foto íntima de colega na Internet



Um homem de 45 anos, residente na zona de Vila Franca de Xira, foi identificado pela PSP e constituído arguido, sob suspeita de ter praticado um crime de devassa  da vida privada com recurso a meios informáticos. O indivíduo, que se dedicaria complementarmente a algumas actividades de reparação informática, terá aproveitado o acesso a um computador de uma colega de trabalho para retirar uma fotografia íntima da mulher, que circulou depois na Internet.
O caso chegou ao conhecimento da vítima que fez uma participação à PSP. Na quarta-feira, agentes policiais efectuaram uma busca á residência do suspeito onde apreenderam inúmeros objectos relacionados com actividades informáticas, incluindo 13 computadores portáteis, uma torre de computador de secretária, cerca de 250 suportes de gravação, 3 discos externos, 15 discos internos e 16 pen drives. Foram, igualmente, apreendidos 5 telemóveis  e 7 cartões de memória.
O suspeito foi constituído arguido, sujeito ao primeiro interrogatório e vai aguardar a conclusão do inquérito com termo de identidade e residência. A PSP adianta que há, também, suspeitas de que entre o material apreendido exista igualmente material "pirateado".

Saiba mais na edição de 16 de Janeiro do Voz Ribatejana

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Povoense impõe derrota ao líder em Loures





O União Atlético Povoense alcançou, ontem, uma importante vitória no terrno do Loures, líder do campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Lisboa. Os homens da Póvoa de Santa Iria dominaram a primeira parte e chegaram ao intervalo a ganhar por 2-0, com golos de Manel e Delgon. Logo aos 5 minutos da segunda parte marcaram o 3-0, novamente por Delgon. O Loures ainda reagiu, marcou dois golos, beneficiou da expulsão de um dos centrais do Povoense, mas a equipa do sul do concelho de Vila Franca de Xira soube resistir e conquistou um triunfo saboroso, no terrno do líder da prova, onde também o Alverca já ganhara.
Alverca que, desta vez, empatou no campo do Tojal a dois golos e é o melhor colocado entre as quatro equipas do concelho vila-franquense, seguindo na sexta posição com 26 pontos, menos 8 que o Loures. Já o Vialonga perdeu na Musgueira por 1-0 e o Vilafranquense, depois de duas importantes vitórias caseiras, cedeu, agora, também em casa, frente ao Lourel, por 0-1.
Na classificação, o Vialonga é décimo-segundo com 20 pontos, o Povoense vem a seguir com 19 e o Vilafranquense mantém-se no último lugar da tabela com 10 pontos. No próximo domingo destaque para o dérbi Alverca-Vilafranquense. O Vialonga recebe o Ponterrolense e o Povoense recebe o Cacém.

Saiba mais na edição de 16 de Janeiro do Voz Ribatejana