segunda-feira, 7 de maio de 2012

Povoense sobe e Castanheira luta para evitar descida



O União Atlético Povoense confirmou ontem a subida à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Lisboa (vai juntar-se a Alverca, Vilafranquense e Vialonga). Na última jornada, a subida já estava garantida e os homens da Póvoa de Santa Iria limitaram-se a cumprir calendário, perdendo no campo do Coutada por 2-0. O vizinho Santa Iria de Azóia foi o vencedor da série e também assegurou o regresso à Divisão de Honra. Na Divisão de Honra, as equipas do concelho de Vila Franca têm um final de campeonato tranquilo, sem grandes aspirações e sem riscos de descida. O Alverca cedeu, ontem, um empate na deslocação ao terreno do Tojal. Esteve a ganhar mas consentiu o empate já nos descontos. Bem esteve o Vilafranquense que bateu o Malveira por 2-0. O Vialonga tem vindo a perder gás e desta vez perdeu em casa, por 2-3, frente ao Odivelas.
Já o Castanheira foi surpreendido em casa pelo Ericeirense (0-1) e não conseguiu fugir ao penúltimo lugar da tabela. Vai, assim, ter que disputar um play-off com o Palmense (penúltimo da outra série) para definir quem é que se mantém na I Divisão e quem desce à II Distrital. 
Na classificação, Lourinhã e Tires seguem destacados e numa disputa acesa para ver quem sobe aos nacionais. O Alverca é sexto com 49 pontos, o Vilafranquense décimo com 46 e o Vialonga décimo-primeiro com 41.

 Saiba mais na edição de 9 de Maio do Voz Ribatejana 

domingo, 6 de maio de 2012

Mais de 6000 visitantes no Salão de Automóveis Clássicos


Mais de 6000 pessoas passaram pelo Pavilhão Multiusos do Cevadeiro durante os cinco dias do 2º. Salão de Automóveis e Motociclos Clássicos, uma iniciativa dinamizada e organizada por Hipólito Cabaço, colaborador habitual do Voz Ribatejana, que decorreu de 27 de Abril e 1 de Maio com o apoio da Câmara de Vila Franca de Xira. Apesar do tempo chuvoso, muitos foram os que quiseram conhecer algumas “raridades” do mundo automóvel. A exposição revelou-se muito diversificada com carros de várias “gerações”, mas também representações de vários clubes de automóveis antigos, de colecionadores de viaturas Alfa Romeo e MG, dos clubes motards de Alhandra e Mentes Perigosas (Vila Franca), da PSP e da GNR. Os Bombeiros de Vila Franca também participaram e a demonstração da escada magirus despertou muita curiosidade e muitos foram os pequenos que quiseram subir lá acima.
Já na sessão de Câmara de quarta-feira, o vereador João de Carvalho realçou o êxito da iniciativa, frisando que faltou apenas mais divulgação, sobretudo nas freguesias do centro e do sul do concelho. “Em Alverca ou na Póvoa não havia um cartaz, não havia nada. E devíamos trazer gente de Lisboa. É essencial que aquilo que fazemos aqui possa ser visto fora. Temos actividades culturais suficientes, mas depois não as divulgamos, guardamo-las para nós”, criticou.
Maria da Luz Rosinha reconheceu razão a João de Carvalho. “Aquele salão merece maior investimento na divulgação", admitiu. 

Saiba mais na edição de 9 de Maio do Voz Ribatejana              

sexta-feira, 4 de maio de 2012

GNR detém indivíduo que roubava idosos por esticão


Um homem de 31 anos suspeito de se dedicar a roubar objectos em ouro a idosos pelo método de esticão foi anteontem detido por militares do Destacamento de Vila Franca de Xira da GNR. O Núcleo de Investigação da Guarda, munido de cinco mandados de busca, confirmou as suspeitas que recaíam sobre este indivíduo e apresentou-o ontem em tribunal, que decidiou que vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
De acordo com o Comando Distrital de Lisboa da GNR, o detido é suspeito de abordar normalmente pessoas idosas procurando subtrair-lhes objectos em ouro (sobretudo fios). Segundo a investigação do Destacamento da GNR que tem sede em Vialonga, o indivíduo terá actuado em diversas zonas dos distritos de Lisboa e de Santarém, incluindo Vialonga, São Julião do Tojal, Bucelas, Coruche e Torres Vedras.

Saiba mais na edição de 9 Maio do Voz Ribatejana 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

ARS garante que amanhã já haverá sistema para dar consultas em Santana da Carnota


Cerca de 1500 utentes da Extensão de Saúde de Santana da Carnota (ESSC) estão há mês e meio sem consultas porque uma avaria no sistema informático utilizado pela médica ali colocada levou mês e meio a resolver.  Moradores e autarcas recorreram às mais variadas instâncias e concentraram-se, na quarta-feira, frente às instalações da ESSC, porque não entendiam por que é que leva tanto tempo a resolver uma simples questão de capacidade da ligação de Internet.
Já hoje, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) garantiu ao Voz Ribatejana que o problema está, finalmente, resolvido e que as consultas na ESSC voltarão à normalidade já na manhã de sexta-feira. “Os informáticos do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul e os informáticos da ARSLVT estiveram por algumas semanas em busca de uma solução que funcionava, ora deixava de funcionar. Finalmente percebeu-se que o problema não estava no sistema informático, mas sim nos circuitos e cabos da empresa que presta este serviço de comunicações (internet, etc)”, explica uma porta-voz do organismo regional de tutela da saúde,
“Primeiro não tínhamos médico. Lutámos e temos uma médica três dias por semana. Depois não tínhamos assistente administrativa. Já temos. E agora temos tudo, mas não temos consultas porque não temos computador a funcionar”, desabafa Maria Odete Nascimento, membro da comissão de utentes da ESSC, frisando que a população não entende como é que demora mais de mês e meio a resolver um problema desta natureza e que receia que haja alguma má vontade contra esta extensão de saúde. Também os eleitos da Câmara de Alenquer têm colocado o problema nas mais variadas instâncias e não entendem tantas dificuldades para reparar um simples sistema informático. 


Saiba mais na edição de 9 de Maio do Voz Ribatejana

Junta procura soluções para "centro gastronómico" onde já gastou 100 mil euros


O destino do edifício de Povos que chegou a ser apontado para a criação de um “Centro Gastronómico”, vocacionado para a formação nas áreas de cozinha e serviço de mesa, ainda está por definir. Ana Câncio, presidente da Junta de Vila Franca de Xira, afiançou, na última Assembleia de Freguesia, que ainda acredita que o investimento feito não será perdido. A autarca do PS admite que o projecto não poderá avançar nas condições iniciais, porque já não há apoios para este tipo de cursos, mas diz que há conversações com uma instituição local e que poderá haver ali várias possibilidades, como uma cozinha que forneça refeições para escolas, um novo espaço para a delegação local da junta ou até mesmo áreas para cursos de formação de adultos.
Os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia vila-franquense é que não se mostram nada convencidos e mantêm a ideia de que a Junta gastou ali 100 mil euros sem nenhum resultado prático.

Saiba mais na edição de 9 de Maio do Voz Ribatejana

terça-feira, 1 de maio de 2012

Bombeiros da Póvoa têm hoje Feira Solidária


A Associação de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria (ABVPSI) promove, hoje, a designada Feira da Solidariedade, uma iniciativa que pretende proporcionar a aquisição de bens usados por preços simbólicos e angariar também alguns fundos para melhorar as condições de trabalho dos elementos da corporação. A Feira da Solidariedade está a decorrer até às 19h00 no quartel dos Bombeiros da Póvoa e os interessados podem adquirir roupas, livros, brinquedos e outros objectos a baixo custo, sabendo que, em simultâneo, estão a ajudar os bombeiros que servem os cerca de 45 mil habitantes das freguesias da Póvoa e do Forte da Casa.
Os responsáveis da ABVPSI esperam, assim, contribuir para melhorar as condições daqueles que, após um dia de trabalho, “ainda dão o seu tempo, voluntariamente em prol da população que têm à sua responsabilidade”. O valor angariado na iniciativa constituirá um fundo para permitir à associação criar e melhorar as condições dos bombeiros e bombeiras da Póvoa.

Saiba mais na edição de 9 de Maio do Voz Ribatejana