domingo, 6 de março de 2011

Vila Franca convida para o Sável mas restaurantes querem mais divulgação


Durante dois meses, o concelho de Vila Franca de Xira convida os apreciadores de um bom prato de sável. Vinte e quatro restaurantes distribuídos por 7 freguesias oferecem as melhores formas de confeccionar o famoso peixe que outrora povoou o Tejo e que ainda hoje atrai milhares de pessoas
A Açorda de Sável e o Sável Frito são as opções mais procuradas, no decorrer da campanha “Março-Mês do Sável”, que decorre desde o princípio de Março até final de Abril. Os restaurantes mantêm o entusiasmo, garantem que a procura continua a ser elevada e já servem, nalguns casos, pratos de sável em Fevereiro. Gostariam, contudo, que as autarquias locais e o pelouro de Turismo da Câmara investissem mais na divulgação da iniciativa e na organização de algumas actividades complementares. É que, apesar de tudo, o Mês do Sável é capaz de trazer alguns milhares de visitantes ao concelho. 
“A campanha tem vindo a melhorar, com uma aposta na qualidade do peixe, que é melhor. Tem evoluído bastante”, sustenta Fernando Carneiro, um dos responsáveis pelo restaurante “O Forno”, garantindo que os pratos e a campanha do sável continuam a trazer muita gente a Vila Franca, com grupos que se organizam especificamente para vir comer sável à cidade. Por ano, o restaurante fundado em 1982 na antiga Rua Direita de Vila Franca (Rua Miguel Bombarda) pode servir cerca de 1000 doses de sável, o que representa um contributo importante para o seu funcionamento. “Pensamos que a Comissão Municipal de Turismo, a Câmara e as pessoas com interesse na terra deveriam apoiar um bocadinho mais. Havia umas lembranças, uns bolos, os garraios e as lezírias, para dar às pessoas no final das refeições. Deixou de haver e, no ano passado, mandámos fazê-los por nossa conta e notámos que as pessoas davam muita importância àquilo”, disse Fernando Carneiro ao Voz Ribatejana, frisando que essas lembranças fornecidas pela CMT deixaram de existir há uns 4 ou 5 anos. Depois, também as reuniões com os restaurantes aderentes para preparação ou balanço da campanha do sável deixaram de se fazer. O mesmo sentimento tem Bento Marques, responsável do restaurante Golfinho Branco de Alhandra, que acha que a campanha continua a atrair muita gente mas precisa de mais divulgação.   

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval de Samora espera mais de 50 mil visitantes


Apesar da crise, com algum engenho e muita vontade de manter a tradição, a Associação Recreativa e Cultural “Amigos de Samora” (ARCAS) organiza, de 5 a 9 de Março, um conjunto alargado de actividades de Carnaval. São 16 carros alegóricos que vão desfilar nas principais ruas da cidade no domingo e na terça-feira à tarde e haverá, também, “assaltos de Carnaval”, a cerimónia de coroação dos Reis do Carnaval Samorense e o tradicional Enterro do Entrudo. A convidada especial é a actriz portuguesa Sandra B., mais conhecida pelo seu desempenho na série “Malucos do Riso”. 
Dora Coutinho, membro da direcção da ARCAS, disse, ao Voz Ribatejana, que a crise económica que afecta o País não pôde deixar de se reflectir também nos apoios e nas condições para realizar o tradicional Carnaval Samorense. De qualquer forma, a ARCAS conseguiu manter o figurino habitual, assegurando um corso carnavalesco com 16 carros alegóricos e centenas de figurantes. O desfile conta, ainda, com a Escola de Samba Paraíso Tropical.
“Não podendo trazer alguém de topo, achámos que a actriz Sandra B. seria uma boa opção”, explicou Dora Coutinho, frisando que o corso vai abordar diversos temas da actualidade, prometendo muita cor, alegria e música diversa. Os reis do Carnaval Samorense são, este ano, Fátima Serrador e José Serrador e a coroação terá lugar, como não podia deixar de ser, no Palácio do Infantado, a partir das 21h30 do próximo sábado, numa encenação de Joaquim Salvador e do grupo Revisteiros.

Saiba mais na edição impressa do Voz Ribatejana

quinta-feira, 3 de março de 2011

Falsificavam guias de condução para vender a imigrantes brasileiros


Um colectivo de juízes do Círculo de Vila Franca de Xira iniciou, ontem, o julgamento de uma alegada rede que se dedicaria à falsificação de guias de substituição de cartas de condução e que as venderia, depois, a cidadãos de origem brasileira. O esquema, que terá tido origem nos concelhos de Alenquer e de Vila Franca, permitiria, também, que os “compradores” das guias falsas pudessem requerer licenças de condução internacional ao Automóvel Clube de Portugal. Estão acusados 20 arguidos, 18 dos quais de origem brasileira, mas o alegado autor do esquema, residente na Castanheira do Ribatejo, não compareceu à primeira sessão do julgamento, realizada ontem no Depósito do Ministério da Justiça, nos arredores de Vila Franca.
"O Laboratório de Polícia Científica concluiu que havia uma guia original, com a qual, depois, terá sido feita uma fotomontagem”, explicou o inspector João Pedro Costa, frisando que a guia original tinha sido carimbada no Posto do Cidadão de Vila Franca de Xira e foi usada para várias cópias. “A maior parte dos arguidos que adquiriu estas guias também se dirigiu ao ACP para adquirir licenças de condução internacional”, vincou João Costa, adiantando que, se o esquema não fosse descoberto, os titulares poderiam conduzir no espaço da União Europeia.

Saiba mais na edição de 16 de Março do Voz Ribatejana

terça-feira, 1 de março de 2011

VOZ RIBATEJANA EDIÇÃO 2 MARÇO 2011

Escutas dão o exemplo em Vialonga




O Agrupamento 342 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) assinalou, no passado domingo, os 50 anos de escutismo em Vialonga. As cerimónias envolveram cerca de 1 milhar de escuteiros e foram organizadas em parceria com o Núcleo Solarius. Uma iniciativa que assinalou também o Dia BD 2011 (Dia em homenagem a Baden-Powell). O programa incluiu, ainda, eucaristia e o 1º Encontro de Coleccionadores Escutistas.
Durante a semana anterior, vários agrupamentos escutistas estiveram na vila de Vialonga e participaram em acções de recuperação do espaço urbano, essencialmente no Parque Residencial (antiga Icesa, onde foram pintados corrimãos e pilaretes e colocadas novas placas toponímicas. Um dos agrupamentos procurou, também, recuperar a fachada da antiga Adega Regional Brioso com as suas cores originais, uma ideia do executivo da Junta de Freguesia que viu, assim, recuperada uma das casas devolutas da rua principal da vila.

2000 lugares não chegam para os carros de Vila Franca


A cidade de Vila Franca de Xira tem cerca de 2000 lugares de estacionamento público definidos – 1811 gratuitos e 195 pagos.  Estacionar no centro da cidade é, todavia, cada vez mais difícil, ultimamente ainda mais complicado devido às obras na Rua Serpa Pinto. A Câmara local reconhece, em resposta ao Voz Ribatejana, que “é necessário reforçar o estacionamento na cidade de Vila Franca de Xira, fruto de, nos últimos anos, ter aumentado consideravelmente o número de veículos por família”. E garante que tem vindo a estudar e a implementar soluções que “minimizem esta carência”.
No início da década, Câmara e Junta de Freguesia anunciaram um amplo plano de ampliação e de criação de novas áreas de estacionamento. Mas nem todos os projectos se concretizaram, designadamente as ideias que havia de criação de auto-silos e de ampliação do parque da Quinta da Mina. “O Município tem vindo a trabalhar com empresas especializadas na construção e gestão de parqueamentos, no sentido de criar parques de estacionamento em todo o concelho. Mas não têm sido negociações fáceis, porque se torna necessário encontrar interessados”, responde a edilidade, afiançando que, entretanto, por iniciativa directa das autarquias locais, “foram construídos lugares de estacionamento no âmbito da requalificação da Rua Alves Redol, parques de estacionamento na zona da CP e algumas bolsas de estacionamento dispersas pela cidade”.


Saiba mais na edição de 2 de Março do Voz Ribatejana