sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ARS garante que SAP de Benavente não fecha


A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) deu, hoje, garantias à Câmara de Benavente de que autorizou a renovação dos contratos para a continuidade do funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Benavente e que não se confirmam notícias que aludiam ao seu eventual encerramento no período diurno. Segundo a autarquia, esta decisão da ARS vem assegurar a manutenção do contrato com uma empresa de prestação de serviços médicos entre as 8h00 e as 20h00, mantendo-se a Misericórdia de Benavente responsável pelo restante horário, entre as 20h00 e as 8h00. De acordo com a mesma fonte fica, igualmente, garantida a presença de um médico para consultas de recurso na Extensão de Saúde do Porto Alto.
Declarações prestadas, na véspera, pela directora do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria a uma rádio local, que referia que não tinha condições para renovar este contrato, porque o assunto estava sobre a mesa do ministro da Saúde, para despacho, desde Maio, lançaram a preocupação nos concelhos de Benavente e Salvaterra e a Comissão de Utentes do Concelho de Benavente chegou mesmo a convocar um desfile de protesto para o fim da tarde de domingo. No seu entender, esta medida “doentia e danosa” não faz sentido, porque obrigaria os utentes a recorrerem às saturadas urgências dos hospitais de Santarém e de Vila Franca de Xira.

saiba mais na edição de 28 de Setembro do Voz Ribatejana

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Agrocamprest propõe fusão à Adega de Arruda


A direcção da Agrocamprest enviou, em Agosto, uma proposta formal de fusão à vizinha Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos. Os autores da proposta aguardam, ainda, uma resposta da direcção da adega, mas acham que esta fusão “seria benéfica para as duas instituições e para os agricultores da região”.
Actualmente, a cooperativa Agrocamprest, criada em 1977, tem cerca de 4400 sócios e um volume de negócios de 10 milhões de euros. A Adega Cooperativa reúne cerca de 1200 sócios e tem um movimento anual da ordem de 1, 5 milhões de euros. As escassas dezenas de metros que separam as instalações das duas cooperativas poderão ser mais uma vantagem numa eventual fusão e o facto da grande maioria dos sócios da Adega também serem sócios da Agrocamprest poderá ajudar.
Segundo o presidente da Agrocamprest, Luís Alenquer, uma proposta semelhante foi colocada pela Agrocamprest à Adega há cerca de 7 anos mas não teve resposta positiva. “Achámos que era altura para fazer novamente esta proposta à Adega Cooperativa, temos ideias para o futuro desta região ligadas à vinha, ligadas às castas e à cultura da vinha, para não abandonar. Por isso fizemos essa proposta e estamos a aguardar”, explicou ao Voz Ribatejana.

Saiba mais na edição de 28 de Setembro do Voz Ribatejana  

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Corrida Real marca 110 anos da Palha Blanco


A realização da XIV Corrida Real marca as comemorações dos 110 anos da Praça de Toiros Palha Blanco, já na próxima sexta-feira, dia 30 de Setembro. O espectáculo conta com os cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos e Marcelo  Mendes, ficandos as pegas  a cargo dos forcados amadores de Vila Franca e de Montemor. No intervalo do espectáculo, os duques de Bragança descerram uma placa evocativa do aniversário da emblemática praça vila-franquense.
Antes, a partir das 17h00, D. Duarte e D. Isabel Herédia são recebidos nos Paços do Concelho e na Igreja da Misericórdia, onde assistem (17h30) à inauguração da exposição de pintura "Arte e Toiros", de Maria Sobral Mendonça.
Visitam, depois, algumas tertúlias da cidade e a exposição sobre as Linhas de Torres patente na Patriarcal. Depois do jantar na tertúlia "A Rambóia", participam num cortejo a pé (21h30) da Praça do Município até à Praça de Toiros, acompanhado por campinos e forcados.
Já na Corrida Real salienta-se a particularidade de, entre cada lide, no momento da recolha do toiro, actuarem fadistas de Vila Franca.


Saiba mais nas edições de 28 de Setembro e de 12 de Outubro do Voz Ribatejana  

domingo, 25 de setembro de 2011

Alhandrense Sérgio Silva é campeão mundial de duatlo


Sérgio Silva, atleta natural de Alhandra, sagrou-se, ontem, campeão mundial de duatlo, na prova de elites disputada na cidade espanhola de Gijón. Num confronto com os 80 melhores atletas da modalidade, Sérgio Silva bateu, na recta final, os espanhóis Roca e Del Corral. Depois dos títulos europeus e do mundial de sub-23 alcançado em 2006, Sérgio Silva atinge, assim, aos 28 anos, o ponto mais alto da sua carreira.
Especialista sobretudo na vertente de corrida, Sérgio Silva iniciou-se no Alhandra Sporting Club, passou, depois, a representar a Sociedade Recreativa do Camarnal e representa, também, o Metz num circuito de provas que se realiza em França. No que diz respeito ao duatlo estreou-se, em 2001, exactamente no Duatlo das Lezírias, corrido em Vila Franca. No ano seguinte ganhou o Duatlo do Crato e, desde então, não tem parado de coleccionar títulos.
Desta vez a persistência de Sérgio Silva foi mais forte e premiada com o título mundial. O atleta alhandrense completou a prova (10 quilómetros de corrida, 40 quilómetros de ciclismo e mais 5 quilómetros de corrida) em 1h51'18", suplantando os dois espanhóis por 5 e 6 segundos, respectivamente.
No final, aos jornalistas, Sérgio Silva considerou algo “inesperado” ter conseguido conquistar o título de campeão mundial de duatlo. “Foi uma vitória da qual não estava muito à espera. A época foi atribulada”, disse.

Saiba mais na edição de 28 de Setembro do Voz Ribatejana  

sábado, 24 de setembro de 2011

Degradação da “Estrada da Italagro” preocupa Castanheira


A chamada “Estrada da Italagro”, que liga a zona da Vala do Carregado à estação ferroviária da Castanheira e permite também o acesso à indústria de transformação de tomate Italagro, está em péssimo estado, com enormes desníveis nas bermas, sobretudo do lado da linha-férrea, que tornam perigosa a circulação no local. O presidente da Junta da Castanheira já alertou diversas vezes para o problema e a presidente da Câmara de Vila Franca de Xira reconheceu, na última Assembleia Municipal, que é preciso fazer alguma coisa nesta estrada, prometendo promover rapidamente uma reunião entre as autarquias e a Abertis, empresa promotora da Plataforma Logística.
António Ventura Reis, presidente da Junta da Castanheira, salienta que esta é a estrada municipal em piores condições entre as que foram afectadas pelas obras da Plataforma Logística e sublinha que esta via é utilizada diariamente por muitas centenas de pessoas. 
Maria da Luz Rosinha esteve no local e apercebeu-se do tráfego intenso que circula na Estrada da Italagro, incluindo muitos veículos pesados. Nesta fase do ano o trânsito também aumenta devido ao transporte de tomate para a indústria. “Vamos fazer uma reunião entre a Câmara, a Junta e a Abertis para ver se acertamos aquilo que é necessário fazer para que se tomem providência para resolver o problema, de acordo até com compromissos assumidos”, prometeu a edil vila-franquense.

Saiba mais na edição impressa de 28 de Setembro do Voz Ribatejana