terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pedro Torrão reforça Vilafranquense



O internacional Pedro Torrão, que se destacou nas camadas jovens do Sporting e actuou em diversos emblemas da I Liga como Campomaiorense, Alverca, União de Leiria e Beira-Mar, vai voltar a Vila Franca de Xira e jogar, na próxima época, no Vilafranquense. Aos 34 anos e depois de ter passado as últimas épocas em Chipre, Pedro Torrão pretende terminar a carreira no clube da sua terra. A UDV parte para o campeonato da Divisão de Honra de Lisboa com o objectivo de fazer uma época "tranquila" e de garantir um lugar nos cinco primeiros, mas se a possibilidade de subida surgir não a vai enjeitar.
Paulo Eira continua à frente da equipa técnica da UDV e o plantel também traduz uma política de continuidade. Saíram 3 elementos (Bexiga, Praia e Carlitos) que vão jogar para o Cartaxo e para o Carregado, equipas que jogam nos nacionais. Em contrapartida, o Vilafranquense foi buscar dois jogadores com experiência nos nacionais, o avançado Milton (ex-Oeiras) e o defesa central Arroja (Ex-Real), contratou 3 elementos do Samora Correia, conseguiu o concurso de Bruno, um ex-júnior do Belenenses e promoveu três jovens dos juniores (José Semedo, Teo e Nelson), estando mais dois ex-juniores em observação. O jogo de apresentação realiza-se no sábado (17h00) frente ao Benavente
"Vamos ter um plantel de 25/26 jogadores, formado numa perspectiva de continuidade da boa época que a equipa fez o ano passado”, disse José António Russo, coordenador-geral do futebol da União Vilafranquense, ao Voz Ribatejana, prevendo que o próximo campeonato “vai ser muito mais competitivo e equilibrado”. De facto, a Honra de Lisboa vai contar ainda com mais duas equipas do concelho, Alverca e Vialonga e com emblemas como Odivelas, Loures, Malveira, Tojal e Bucelenses. Um campeonato que promete e que arranca no próximo dia 11.

Saiba mais na edição impressa de 31 de Agosto do Voz Ribatejana

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Protesto contra aumento de transportes dá tiro e detenções em Alhandra



Uma iniciativa de protesto contra os aumentos nas tarifas de transportes organizada, esta manhã (7h30), em Alhandra, por cerca de 15 utentes acabou por gerar um conflito aceso entre os manifestantes e a polícia. Dois deles foram mesmo detidos e um dos agentes fez um disparo para o ar com o objectivo de afastar os manifestantes que, segundo a PSP, rodeavam e ameaçavam agredir os polícias. Os detidos foram, já durante a tarde, ouvidos no Tribunal de Vila Franca de Xira, que determinou que ficam sujeitos a termo de identidade e residência (TIR) enquanto decorre o inquérito.
A CDU de Vila Franca de Xira já criticou a actuação policial neste caso, denunciando as alegadas “brutais agressões efectuadas pela PSP de Alhandra sobre cidadãos pacíficos e ordeiros que, após serem agredidos e ofendidos pela PSP, foram detidos”. Bem diferente é o relato do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP que afirma que “durante os procedimentos policiais de identificação e de retirada” dos cerca de 15 indivíduos que obstruíam a linha-férrea junto à estação de Alhandra, “com intenção clara de obstar a tal actuação, os agentes foram rodeados por seis manifestantes, sendo um dos polícias agredido”.
Saiba mais na edição impressa de 31 de Agosto do Voz Ribatejana

sábado, 27 de agosto de 2011

Dívidas da Educação ameaçam refeições no pré-escolar



As dívidas do Ministério da Educação ao Município de Vila Franca de Xira já ultrapassam os 500 mil euros, respeitantes ao fornecimento de refeições a crianças do pré-escolar, a transportes de alunos e à chamada componente de apoio à família (prolongamento de horários), segundo revela Maria da Luz Rosinha. Sem conseguir obter nenhum esclarecimento da tutela da Educação sobre a regularização destes pagamentos, a presidente da Câmara disse, esta semana, que a autarquia terá que tomar decisões em breve, que poderão passar “pelo não fornecimento de refeições, se não for dada nenhuma informação por parte da DREL”.
É que, segundo a autarca do PS, a Câmara de Vila Franca tem os pagamentos em dia aos fornecedores de refeições, que são sobretudo instituições particulares de solidariedade social locais, mas não quer deixar estas IPSS em dificuldades se o atraso do Ministério da Educação se agravar e se não puder continuar a assumir antecipadamente estes valores. Até porque o Município tem também cerca de 3, 5 milhões para receber da Direcção Regional de Educação respeitantes a obras que fez em escolas dos 2º. e 3º. Ciclos, que pagou, mas das quais ainda não foi ressarcido, conforme prevêem os contratos-programa. A estes 4 milhões de euros acrescem, ainda, outros 2 milhões que Maria da Luz Rosinha diz que a administração central deve à Câmara.
No que diz respeito às refeições e transportes escolares, a presidente da autarquia admite que a situação é “deveras preocupante” porque “não se consegue obter nenhuma indicação acerca de um plano de resolução deste problema” e todas estas questões podem gerar a “descapitalização do Município”.
“Muitas situações há em que municípios não estão a pagar às entidades que fornecem as refeições. Vila Franca de Xira tem tudo pago, o que dizemos é que não queremos pagar mais sem saber o que vai acontecer a esse dinheiro, que já disponibilizámos e que já devíamos ter recebido”, vinca Maria da Luz Rosinha.

Saiba mais na edição impressa de 31 de Agosto do Voz Ribatejana

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

GNR ALENQUER SALVA 19 CÃES

A Guarda Nacional Republicana de Alenquer conseguiu resgatar nesta madrugada, na localidade de Quintas, 19 cães que tinham sido furtados nos últimos meses.
A operação que esteve a cargo do NIC (Núcleo de Investigação Criminal) do destacamento da GNR de Alenquer.
Segundo fonte da GNR, as autoridades levaram a cabo uma busca a um canil que era propriedade do individuo suspeito. Tratava-se de um homem de 28 anos que terá furtado estes animais a quem tinha retirado o chip de identificação.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ÓBITO: 1934-2011 Armando Aparicio - Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja


Armando Aparício (à direita)
Foto: Janeiro 2008
 O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja, Armando Aparício, faleceu esta madrugada vítima de doença prolongada com a qual lutava há vários anos. O corpo está em câmara ardente até às 10h de amanhã na igreja da da misericórdia, em Azambuja.
Após a missa marcada para amanhã pelas 10 horas da manhã, realizar-se-á o funeral pelas 11h na localidade de Atalaia, concelho da Barquinha.
Armando Aparício tinha 77 anos e exercia as funções de provedor desde Janeiro de 2003 e até ao presente era colaborador assíduo do Correio de Azambuja com a crónica páginas do meu diário.