quinta-feira, 28 de julho de 2011
Ourivesaria de Alhandra assaltada duas vezes em 5 semanas
Uma
ourivesaria do centro de Alhandra foi esta manhã assaltada por três indivíduos armados, dois dos quais encapuzados. O roubo deu-se poucos minutos antes do meio-dia e os gatunos acabaram por fugir a meio do assalto, quando desconfiaram que alguns transeuntes estariam a alertar a PSP. No meio do estabelecimento deixaram um saco desportivo aberto que se presume que se destinaria a recolher objectos roubados. Num espaço de cinco semanas é já a segunda vez que a Ourivesaria Suiça é assaltada.
Segundo o proprietário, desta vez levaram objectos em ouro de valor indeterminado e partiram montras e expositores. No passado dia 20 de Junho, a mesma loja foi assaltada por dois indivíduos, que acabaram por ser detidos junto à estação ferroviária de Alhandra com objectos avaliados em cerca de 7500 euros.
Saiba mais na edição de 3 de Agosto do Voz Ribatejana
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Munícipes obrigam a rever tarifas da Cartágua
Mais de 300 pessoas participaram, ontem, na sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Cartaxo convocada para discutir os aumentos das tarifas aplicados, desde Junho, pela Cartágua, empresa concessionária dos serviços de água e saneamento do concelho. Numa reunião particularmente polémica, ficou assente que, durante o próximo mês de Agosto, o executivo da Câmara e a administração da Cartágua vão estudar um tarifário mais equilibrado e com aumentos mais graduais, que será apreciado em Setembro na Câmara e na Assembleia municipais.
O descontentamento é tão grande que a sessão, inicialmente prevista para a sala de reuniões dos Paços do Concelho, teve que ser transferida para o vizinho Centro Cultural do Cartaxo, porque eram mais de 300 os munícipes que pretendiam assistir à discussão. Os aumentos, que a Cartágua (recebeu a concessão em Outubro de 2010) justifica com obrigações de revisão de preços decorrentes do Decreto-Lei 194/2009, geraram uma onda de protestos, com uma concentração à porta da empresa no dia 15 e uma petição que já recolheu mais de 3000 assinaturas.
Na assembleia sucederam-se as críticas ao executivo camarário e à empresa e vários munícipes falaram de aumentos de seis e sete vezes nas suas facturas mensais. Paulo Caldas, presidente da Câmara do Cartaxo, admitiu que alguns dos problemas levantados pela população têm razão de ser e prometeu correcções, ao nível de algumas tarifas cobradas ao comércio e à indústria e na facturação detalhada.Saiba mais na edição de 3 de Agosto do Voz Ribatejana
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Trabalhadores da TNC rejeitam redução dos vencimentos para metade
Cerca de 90 trabalhadores da TNC (Transportadora Nacional de Camionagem) rejeitaram, hoje, em plenário, as condições propostas pela We Go, empresa do mesmo ramo interessada na aquisição da transportadora de Alverca que está em sérios riscos de encerramento. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), a proposta recebida às 17h52 de hoje resultaria numa redução quase para metade dos vencimentos mensais dos 108 motoristas da TNC. Por isso, os funcionários presentes rejeitaram a situação e muitos falam numa espécie de “engodo”, que os deixaria muito rapidamente sem emprego e sem direitos. Decidiram, assim, contrapor, numa nova reunião agendada para a manhã de terça-feira, no Ministério da Economia e do Emprego (MEE), que só aceitarão passar para a We Go se esta lhes garantir o mesmo nível de remunerações que têm tido na TNC.
Ao mesmo tempo, Sindicato e Câmara de Vila Franca prometem avaliar se o processo que levou os credores a decidirem liquidar a TNC pode ser legalmente impugnado.
Saiba mais na edição impressa de 3 de Agosto do Voz Ribatejana
Transportadora We Go interessada em comprar a TNC
A transportadora We Go estará interessada em adquirir a TNC, empresa que nas últimas semanas tem atravessado sérias dificuldades que podem levar ao seu encerramento. Uma delegação de trabalhadores e dirigentes sindicais foi hoje recebida no Ministério da Economia e do Emprego. A delegação, acompanhada também pela presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, soube que é a We Go (empresa que também tem instalações na zona de Alverca) que está interessada em comprar a TNC.
Ainda hoje, os trabalhadores da TNC vão analisar em plenários algumas das condições propostas pela We Go e voltarão amanhã ao Ministério da Economia, que já manifestou vontade de que já a partir de Agosto a actividade da Transportadora Nacional de camionagem possa ser relançada, eventualmente através da aquisição por parte da We Go.
Saiba mais na edição de 3 de Agosto do Voz Ribatejana
domingo, 24 de julho de 2011
3000 reclamam melhores serviços de saúde em Benavente
Cerca de 3000 habitantes do município de Benavente subscreveram um abaixo-assinado entregue, na semana passada, no gabinete do ministro da Saúde, exigindo a resolução de um conjunto de problemas que afectam os serviços de saúde locais. A antiga ministra Ana Jorge chegou a prometer, no final do ano passado, o reforço do número de médicos colocados no concelho, com cerca de 30 mil habitantes, mas a medida não chegou a cumprir-se. Entretanto, os utentes do município benaventense vêem-se, desde o início de Julho, confrontados com outro problema, porque as consultas de especialidade prestadas na Misericórdia local deixaram de ser comparticipadas pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), ao contrário do que sucede com os residentes nos concelhos vizinhos.
O abaixo-assinado lançado pela Comissão de Utentes do Concelho de Benavente (CUCB) reclama a regularização do funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), o reforço do número de médicos no Centro de Saúde de Benavente e a reabertura das extensões de saúde do Porto Alto, Santo Estêvão e Biscainho/Foros da Charneca, encerradas por falta de médicos. A Comissão mostra-se igualmente preocupada com outro problema que se revelou no início de Julho, altura em que as consultas de especialidade dadas na Misericórdia de Benavente deixaram de ser comparticipadas pela ARS, passando os utentes a ser encaminhados pelos centros de saúde para o Hospital Reynaldo dos Santos de Vila Franca. Frisando que o mesmo não acontece com os utentes dos vizinhos municípios de Salvaterra e de Coruche, a CUCB interroga-se se a distinção terá a ver com a recente entrega do Reynaldo dos Santos a um consórcio privado liderado pelo Grupo Mello.
Saiba mais na edição de 3 de Agosto do Voz Ribatejana
Subscrever:
Mensagens (Atom)

