terça-feira, 11 de outubro de 2011
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Urgência de Vila Franca já não tem macas espalhadas pelos corredores
A Urgência do Hospital Reynaldo dos Santos de Vila Franca de Xira foi remodelada e reorganizada com um conjunto de obras e de investimentos concluídos na segunda quinzena de Setembro, que permitiram criar 19 boxes individuais para tratamento de utentes e vieram resolver um dos grandes problemas com que se debatia o serviço, que era o da habitual proliferação de macas pelos corredores, onde não era possível garantir a privacidade e boas condições de atendimento. Embora não consigam garantir que não voltará a ser necessário colocar alguma maca em períodos de maior afluência, os responsáveis do Hospital de Vila Franca afirmam que os 120 mil euros investidos nesta reorganização visaram principalmente melhorar a humanização do serviço. Em média passam pela Urgência de Vila Franca 320 utentes por dia (220 no Banco de Adultos e 100 na Pediatria), mas este número pode chegar aos 430 e mesmo aos 450, sobretudo no Inverno, o que coloca a Urgência de Vila Franca entre as mais movimentadas dos chamados hospitais distritais.
Entretanto, o Hospital conta já com quatro novas especialidades - oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia e neurologia - e está a aplicar um plano de 20 melhorias, definido em articulação com os profissionais de saúde, que incide particularmente sobre a programação do bloco operatório e a gestão de altas.
Saiba mais na edição de 12 de Outubro do Voz Ribatejana
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Usavam réguas com cola para roubar dinheiro no multibanco
A Divisão Policial de Vila Franca de Xira identificou e constituiu arguidos quatro indivíduos suspeitos de se dedicarem ao furto de dinheiro em caixas multibanco da região através do chamado “cash trapping”, um método engenhoso que consiste na colocação de réguas ou placas metálicas com fitas adesivas nos terminais de saída do multibanco onde ficam retidas notas muitas vezes sem que os utilizadores das caixas se apercebam. Este “esquema” criminoso tem sido denunciado, nas últimas semanas, em vários pontos do país e este será um dos primeiros grupos suspeitos identificados.
A PSP vila-franquense recebeu várias denúncias de casos deste tipo, ocorridos sobretudo na vila do Forte da Casa, e conseguiu identificar um grupo de jovens suspeito. No final da semana passada, foram encontrados numa viatura em que regressavam da zona de Mafra vários objectos que confirmam este suposto envolvimento.
Os quatro suspeitos, com idades compreendidas entre os 22 e os 25 anos, residem no Forte da Casa (2), Alverca e Sobral de Monte Agraço e, segundo fonte policial, um deles terá afirmado que se dedicavam a esta actividade há cerca de mês e meio, mas que se limitava a acompanhar os amigos, sem se envolver directamente nestas práticas.
Saiba mais na edição de 12 de Outubro do Voz Ribatejana
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Vilafranquense arranca empate a 3 em Vialonga e acaba com 9 jogadores
Muita emoção e controvérsia no primeiro dérbi concelhio da Divisão de Honra da Associação de Futebol e Lisboa. Vialonga e Vilafranquense terminaram empatados a 3, numa partida que teve quase todos os condimentos, faltando apenas mais algum público no Campo de Jogos de Vialonga, numa tarde de calor intenso. Empenhadas na luta pelos primeiros lugares, as duas equipas asseguraram 1 ponto que as manteve no grupo da frente, mas ambas consideravam, no final, que mereciam a vitória.
Abriu o marcador o Vilafranquense, logo aos 13 minutos, mas o Vialonga deu a volta e já ganhava, por 2-1, ao intervalo. A segunda parte foi bem mais polémica, a UDV empatou de penalty, o seu avançado Semedo foi expulso, mas a equipa de Vila Franca conseguiu chegar ao 3-2. Já nos últimos minutos, um novo penalty garantiu o empate ao Vialonga e o capitão da UDV ainda foi expulso.
Vialonga e Vilafranquense seguem, assim, nas quarta e quinta posições, ambos com 7 pontos. Pior esteve desta vez o Alverca que, depois de ter ganho em Odivelas, foi surpreendido em casa pelo líder Lourel, por expressivos 5-2.
Saiba mais na edição de 12 de Outubro do Voz Ribatejana
domingo, 2 de outubro de 2011
7 milhões mudam a frente ribeirinha de Vila Franca
Quatro empreitadas, orçadas em cerca de 7 milhões de euros, foram ontem inauguradas na frente ribeirinha de Vila Franca de Xira, criando outras condições para o acesso e para o usufruto da margem do Tejo. O destaque principal vai para o novo pavilhão multiusos, inaugurado na tarde de sábado em simultâneo com o 31º. Salão de Artesanato, que funciona em paralelo com a Feira Anual de Vila Franca, já a funcionar desde sexta-feira à tarde. Foram também ontem inauguradas as obras de remodelação do Jardim Municipal Constantino Palha e de arranjos exteriores do bairro avieiro, o prolongamento do caminho pedonal ribeirinho e as novas instalações da Secção Naútica do Vilafranquense e da delegação da Capitania do Porto de Lisboa.
“Estamos a dar corpo a um sonho de muitos anos de termos oportunidade de viver melhor o rio, numa relação mais directa com ele”, salientou a presidente da Câmara de Vila Franca, Maria da Luz Rosinha, prevendo que, se tudo decorrer como previsto, seja possível iniciar já nos primeiros meses de 2012 a obra de requalificação de toda a zona ribeirinha do concelho entre o Sobralinho e a Póvoa de Santa Iria – cerca de 10 quilómetros. “A nossa verdadeira ambição é poder prosseguir esta obra e ter os nossos 23 quilómetros de rio disponíveis para a população”, vincou a autarca do PS.
Os trabalhos de remodelação do amplo jardim ribeirinho a quem foi dado o nome de Constantino Palha exigiram um ritmo muito acelerado nas últimas semanas, para cumprir os prazos previstos no financiamento comunitário, e vários espaços estavam ainda por concluir, mas a edil promete que os remates finais serão feitos nas próximas semanas e que a cafetaria abre em Novembro. “O importante é ter chegado já a esta fase e que possamos fazer, agora, os remates da obra nos momentos seguintes”, observou a presidente da Câmara, formulando votos de que seja possível avançar rapidamente com a reconversão para fins habitacionais e comerciais da antiga fábrica de descasque de arroz, onde se incluirá uma nova biblioteca municipal.
Saiba mais nas edições de 28 de Setembro e de 12 de Outubro do Voz Ribatejana
Subscrever:
Mensagens (Atom)
