domingo, 7 de agosto de 2011

Luís Capucha afastado das "Novas Oportunidades"

O responsável pelo programa “Novas Oportunidades” Luís Capucha foi afastado pelo Governo.
Luis Capucha, professor e antigo presidente do Clube Taurino Vila-franquense diz, à agência Lusa, desconhecer as razões da decisão do executivo.
A decisão foi comunicada na segunda-feira passada, durante uma reunião onde estiveram presentes o secretário de Estado do Emprego e a secretária de Estado do Ensino Básico e secundário.
Em Maio e, durante a campanha eleitoral, Pedro Passos Coelho, então candidato a primeiro-ministro, tinha dito em Vila Franca que o programa era "uma mega produção que atribui uma credenciação à ignorância",
Estas declarações de Pedro Passos Coelho proferidas durante um almoço no Lezíria Parque Hotel, levaram Luís Capucha a criticar fortemente o então candidato a primeiro-ministro. Posteriormente e também no âmbito da campanha eleitoral, José Sócrates veio a Vila Franca defender o programa “Novas Oportunidades

sábado, 6 de agosto de 2011

Ana Rita brilha na noite da alternativa


A jovem cavaleira tauromáquica Ana Rita tirou a alternativa na corrida efectuada, sexta-feira à noite, na vila alentejana do Redondo. Natural do concelho de Azambuja e com apenas 22 anos de idade, Ana Rita confidenciou ao Voz Ribatejana que desde cedo quis “abraçar” a arte da tauromaquia. “Ia ver as corridas e as largadas e dizia à minha família que um dia queria ser eu a lá estar dentro da arena”, conta a cavaleira ao nosso jornal. Ontem, no Redondo, brilhou na lide de abertura da Corrida TV, registando um excelente desempenho na lide de um toiro da Ganadaria de Herdeiros de Varela Corujo.   
Ana Rita tinha um cavalo em casa e essa paixão começou a desenhar-se muito cedo, tendo em conta que, na família, ninguém tinha ligações ao mundo da tauromaquia e lembra mesmo que a primeira fotografia que tem montada num cavalo tinha apenas um mês de idade.
Nos momentos mais complicados, Ana Rita diz que fala com os cavalos “são os meus melhores amigos” mesmo sabendo que eles não respondem. Mas para a toureira o que é importante é mesmo estar junto dos animais, com quem tem uma relação diária na quinta do cavaleiro.
Chegar até aqui foi “complicado”. Foi para Ana Rita “um caminho duro em termos familiares. Tive um trajecto um pouco difícil, mas acho que agora tudo se está a encaminhar para realizar um sonho e ser feliz”.


Saiba mais na edição impressa de 3 de Agosto do Voz Ribatejana 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Papelaria assaltada à mão-armada em Vila Franca



Uma papelaria do centro da cidade de Vila Franca de Xira foi assaltada à mão-armada, ao fim da tarde de quarta-feira, por dois indivíduos que actuaram de cara descoberta. Os assaltantes levaram uma mochila cheia de maços de tabaco e exigiram a entrega de todo o dinheiro em caixa. Não exerceram violência sobre as três pessoas que estavam, então, no estabelecimento, mas ameaçaram-nas com um arma de fogo caso reagissem.
Acabaram por sair sem que outras pessoas que estavam na rua se apercebessem do sucedido. O Voz Ribatejana apurou que os assaltantes são jovens e que um deles se expressou com sotaque brasileiro. A PSP tomou conta da ocorrência e a investigação deverá ser desenvolvida pela Polícia Judiciária.  


Saiba mais na edição de 31 de Agosto do Voz Ribatejana  

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Utentes de saúde reúnem terça à noite em Benavente


A Comissão de Utentes do Concelho de Benavente (CUCB) promove, terça-feira à noite, uma reunião alargada de protesto contra a forma como a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) deixou, a partir de Julho, de comparticipar as consultas de especialidade prestadas no Hospital da Misericórdia de Benavente. A ARSLVT justifica a medida com a racionalização de custos e as disponibilidades existentes no hospital de referência em Vila Franca de Xira, mas os utentes não se conformam, frisando que, assim, a população de Benavente não pode recorrer às consultas no hospital da vila, mas os utentes dos municípios vizinhos de Coruche e Salvaterra podem fazê-lo, porque estão na área de influência do Hospital de Santarém e não lhes foram cortadas essas comparticipações. A reunião de terça-feira realiza-se, a partir das 21h00, no Cine-Teatro de Benavente     
Em comunicado, a CUCB interroga-se se a distinção terá a ver com a recente entrega (desde 1 de Junho) do Hospital Reynaldo dos Santos de Vila Franca a um consórcio privado liderado pelo Grupo Mello. “Os benaventenses, cujos antepassados, com dádivas e esforço, conseguiram edificar um hospital e manter um conjunto de serviços complementares, não podem beneficiar das comparticipações, mas utentes de concelhos vizinhos beneficiam”, critica a CUCB.


Saiba mais na edição de 3 de Agosto do Voz Ribatejana 

Assaltos sucedem-se na antiga Marinha de Vila Franca


O antigo Grupo Nº. 1 das Escolas da Armada, desactivado há quase 3 anos, tem sido palco de sucessivos assaltos. Sobretudo cabos eléctricos, mas também televisores e até bilhas de gás, tachos e panelas têm sido levados pelos amigos do alheio do complexo militar que funcionou durante mais de 80 anos imediatamente a sul de Vila Franca de Xira.
Desde o início deste ano, o antigo complexo da Armada já foi assaltado pelo menos sete vezes. A unidade militar que chegou a formar 4000 alunos marinheiros por ano está hoje quase completamente abandonada. Segundo os autarcas locais, esta área de quase 12 hectares situada entre a Estrada Nacional 10 e a Linha do Norte estará a ser vigiada apenas por um segurança durante o dia, mas não terá vigilância nocturna. O espaço pertence ao Património do Estado, que já se propôs vendê-lo à Câmara de Vila Franca por 8 milhões de euros, mas o Município, apesar da sua boa saúde financeira, não tem condições para comprar enquanto se mantiverem as fortes restrições ao aumento do endividamento das autarquias. 
O Voz Ribatejana sabe que, desde Janeiro, a PSP já recebeu sete participações de roubos no interior do complexo, com prejuízos que já somam muitos milhares de euros. Segundo essas participações, têm desaparecido sobretudo objectos metálicos como torneiras e sifões e centenas de metros de cabos eléctricos (procurados pelo valor do cobre). Mas num dos casos desapareceram mesmo 3 televisores, 2 bilhas de gás, uma máquina de refrigeração e grandes quantidades de tachos, panelas e frigideiras. Fonte da Divisão Policial de Vila Franca de Xira adiantou que em três dos inquéritos abertos já há suspeitos identificados.

 Saiba mais na edição de 3 de Agosto do Voz Ribatejana