sábado, 4 de dezembro de 2010

Cardosas tem desfile de moda

Cardosas Fashion Show é o título de uma iniciativa inédita que promete animar a noite de sábado nesta freguesia do concelho de Arruda dos Vinhos. O desfile, organizado pela empresa que gere o bar do Clube Desportivo, Recreativo e Cultural de Cardosas, tem início marcado para as 21h30.       


Assaltante de capelas e igrejas tem sentença na segunda-feira

Francisco Baião confessou todos os crimes de que foi acusado. Aos 40 anos, já passou mais de dez na cadeia sempre condenado pelo mesmo tipo de crime. Agora responde por mais 19 casos de furto no interior de igrejas e capelas. Entre eles, os roubos efectuados no primeiro trimestre deste ano na Igreja Matriz de Vila Franca de Xira, na capela do cemitério vila-franquense e na Capela da Guia, em Alhandra.  
Garantiu que o fazia para “sobreviver” e porque deixou de receber apoio da Misericórdia de Lisboa para os tratamentos psiquiátricos de que precisa. Voltou a ser detido no passado mês de Março e está agora internado no Hospital Prisional de Caxias para acompanhamento psiquiátrico.
“Fecharam-me as portas todas e deixei de fazer tratamentos cá fora. Se me tivessem ajudado nos tratamentos não estava agora aqui”, sustentou, perante o colectivo de juízes, explicando que roubava nas igrejas porque não é capaz de “tirar outras coisas”.
Foi, assim, acusado de 19 crimes de assalto a igrejas e capelas de Lisboa (12), Vila Franca de Xira (2), Alhandra (1), Algés (1), Caxias (1), Parede (1) e Queijas (1).
A leitura da sentença, que o levará necessariamente a cumprir mais alguns anos de cadeia, está marcada para segunda-feira.

Noticia completa na edição impressa

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

(Acualizada) Faleceu Dr. Ortigão Costa

Centenas de pessoas quiseram esta quarta-feira prestar a última homenagem ao Dr. Ortigão Costa.
A Igreja Matriz de Azambuja foi pequena para acolher todos quanto se quiseram despedir de um homem de reconhecido mérito, pelas suas acções enquanto empresário empreendedor.
De referir que a missa de "Corpo Presente" pelo Cónego


João Canilho, culminou com aplausos como forma de agradecimento por tudo o que fez em prol do município de Azambuja.
Entre outras oras, Ortigão Costa, foi um dos principais impulsionadores da compra da actual Praça de Toiros em 1989.

Notícia completa na próxima edição impressa do Voz Ribatejana

Euterpe festeja 148 anos

A VILA DE ALHANDRA
A Sociedade Euterpe Alhandrense, a mais antiga colectividade do concelho de Vila Franca de Xira, comemora, hoje, dia 1, o seu 148º. Aniversário. A data vai ser assinalada com um desfile da banda pelas ruas da vila (9H00) e com uma sessão solene (15h30), que inclui a entrega de emblemas a associados que completam 25 e 50 anos de filiação e concerto com a participação do coro e da banda da SEA

Arruda tem mais de 85% da população sem médico de família

Mais de 85% dos 12 mil habitantes do concelho de Arruda dos Vinhos não têm, nesta altura, médico de família. Com novas instalações, inauguradas há pouco mais de dois anos, o centro de saúde local ficou quase repentinamente reduzido a uma médica do quadro, uma médica contratada e alguns tarefeiros.
Como consequência disto tudo, só 1700 utentes têm actualmente médico de família. Os restantes sujeitam-se a tentar marcar consultas de recurso com os tarefeiros, ora ligando às 8h00 procurando uma vaga, ora recorrendo à Internet, ora fazendo fila a partir da madrugada à porta do estabelecimento de saúde. Ao mesmo, o Serviço de Atendimento Complementar, que atendia pequenas urgências entre as 20h00 e as 22h00, foi desactivado no início do ano, obrigando muitos utentes a engrossarem as salas de espera do hospital de Vila Franca.
Gertrudes Cunha, vereadora da Câmara de Arruda com o pelouro da saúde, reconhece que o serviço local “está um caos completo”. A autarca do PSD disse, ao Voz Ribatejana, que a edilidade “recebe imensas queixas” da população, mas sublinha que o município não tem competências na área da saúde. A autarquia tem procurado alertar as autoridades competentes, mas recebe invariavelmente a resposta de que a falta de médicos de família “é um mal geral do país”.

Bolo-Rei gigante juntou perto de 3000 pessoas

A iniciativa da Pastelaria Cristal, com o apoio do talho Marta Narciso, da Junta de Alverca e de outras entidades locais, encheu a Avenida Capitão Meleças e o centro da cidade. Um bolo-rei gigante foi partilhado por todos os que quiseram participar nesta iniciativa invulgar, que incluiu, ainda, animação musical e uma pizza igualmente gigante. Um evento original que, beneficiando do bom tempo que se fez sentir na tarde do passado domingo, dinamizou e muito o centro de Alverca.

Noticia completa na edição impressa numa banca perto de si