domingo, 27 de fevereiro de 2011

Vila Franca apresenta os melhores cartoons de 2010



O Cartoon Xira, exposição anual lançada há 10 anos em Vila Franca de Xira com o objectivo de apresentar os melhores trabalhos elaborados em cada ano por alguns dos principais cartonistas portugueses, abriu, ontem, no Celeiro da Patriarcal. A mostra, que ficará patente até 10 de Abril, desenvolve este ano a sua componente internacional (inaugurada em 2010) com a apresentação, em paralelo, de trabalhos do holandês Willem, colaborador do jornal francês Libération.  
Os livros “Cartoons do ano 2010” e “Willem – de mal a pior”, que foram lançados ontem em Vila Franca, serão, também, apresentados, hoje à tarde (17h00), na papelaria FNAC do Chiado, em Lisboa.
São compilações dos trabalhos expostos em no Cartoon Xira, que permitem “levar para casa” a colecção de alguns dos melhores trabalhos dos cartonistas António, Augusto Cid, Maia, António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio e André Carrilho, publicados em 2010. “Willem – de mal a pior” reúne desenhos de Willem, publicados no Libération.
Ontem, João de Carvalho, vereador da Cultura, sublinhou que o Cartoon Xira é já uma iniciativa “cimentada na cultura nacional”. António, conhecido cartonista natural de Vila Franca que ajudou também a impulsionar o evento, mostrou-se preocupado com o possível impacto da crise económica na continuidade do Cartoon Xira e defendeu que o evento deve tentar cativar mais o interesse da imprensa nacional.


Saiba mais na edição de 2 de Março do Voz Ribatejana 

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Assaltantes levam 3000 euros da Caixa Agrícola do Sobralinho



Dois homens, um deles munido de uma arma de fogo, assaltaram, esta tarde, a Delegação do Sobralinho da Caixa de Crédito Agrícola de Vila Franca de Xira. Os assaltantes ameaçaram os funcionários e obrigaram-nos a entregar os cerca de 3000 euros em caixa. O roubo deu-se pouco depois das 14h00, no centro desta vila do concelho de Vila Franca de Xira, e não há registo de danos pessoais. Segundo fonte policial, um dos assaltantes trazia o rosto encoberto e outro actuou de cara descoberta. A mesma fonte acrescentou que pelo menos um deles será de origem africana. O caso vai ser, agora, investigado, pela Polícia Judiciária.

Saiba mais na edição impressa de 2 de Março do Voz Ribatejana

Aveiras de Cima: Socorristas da Cruz Vermelha protestam na AM

Cerca de 40 socorristas do nucleo da Cruz Vermelha de Aveiras de cima protestaram ontem na assembleia municiopal de Azambuja que se realizou em Vila Nova da Rainha.
Em causa estão as promessas não cupridas pela camara de libertar um terreno para que a instituição construa o seu novo quartel já que o actual espaço está ultrapassado e não oferece condições de trabalho e operacionalidade.
Pedro Vieira, o porta voz do grupo, lembrou as promessas feitas pelos autarcas frisando existiar falta de respeito para com a instituição
Os Socorristas que estiveram na reunião à revelia do comando e da direcção da CRUZ VERMELHA dizem-se fartos de esperar pelo cumprimento e lembram que poderão partir para outras formas de protesto caso não exista uma resposta da autarquia
Na resposta Joaquim Ramos, presidente da câmara de Azambuja diz que se a CRUZ VERMELHA QUISER assina de imediato um protocolo para a cedência do terreno para a instituição, uma vez que, salienta, a autarquia tem dois terrenos disponives, mas a instituição prefere um terreno com mais área.
Joaquim Ramos diz que a autarquia já propôs um terreno á instituição há 5 anos atrás, mas a CRUZ VERMEHA preferiu esperar por um outro terreno muito maior, nomeadamente do que lhe está atribuído na AUGI de Aveiras de Cima, mas como a AUGI ainda não está legalizada, o espaço não pode ser cedido.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Clientes de banco dominam assaltante e impedem roubo de 9 mil euros



Dois clientes da agência do Banco Espírito Santo (BES) da Póvoa de Santa Iria conseguiram, na tarde de segunda-feira, dominar um indivíduo que tentou assaltar a dependência bancária e entregá-lo à PSP. Evitaram, assim, que o assaltante fugisse com os cerca de 9000 euros que obtivera depois de ameaçar os funcionários do banco com uma arma branca.
Aconteceu tudo pouco depois da hora de almoço de dia 21. Segundo a PSP, o autor do ilícito, depois de parar uma viatura nas proximidades, “coagiu” uma funcionária a entregar-lhe todo o dinheiro existente em caixa. Dois clientes, um deles agente da PSP aposentado, entraram, entretanto, no banco e, apercebendo-se do assalto, envolveram-se fisicamente com o assaltante, conseguindo dominá-lo e impedir que abandonasse o local.
O gerente da agência do BES chamou, entretanto, a PSP, que deteve o indivíduo, com 40 anos de idade, e o entregou, depois, à Polícia Judiciária, que vai desenvolver as investigações.


Saiba mais na próxima edição do Voz Ribatejana

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Esgoto de prédio inunda Tribunal de Trabalho de Vila Franca



Os funcionários do Tribunal de Trabalho de Vila Franca de Xira depararam-se, hoje de manhã, com um cenário desolador e as instalações parcialmente inundadas. Ao que tudo indica, o problema terá origem nas condutas de esgoto do prédio em que este serviço de justiça está instalado há perto de uma década, no lote B da Rua José Dias da Silva.
Certo é que a secção central foi a mais atingida, com a água a cair do tecto e a ultrapassar os 5 centímetros  de altura, afectando sobretudo computadores, telefones, um fax, documentos e alguns processos. Sem energia eléctrica, o Tribunal de Trabalho vila-franquense esteve, hoje, praticamente inoperacional, enquanto decorriam acções de limpeza e se procurava proteger com plásticos os equipamentos e mobiliário da secção central. Diligências e julgamentos marcados foram adiados.
Os responsáveis do condomínio do Lote B acham que será mesmo uma rotura no colector principal do prédio que provocou esta inundação e prometem tomar medidas rapidamente.

Saiba mais na edição de 2 de Março do Voz Ribatejana