sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Obriverca vai pagar remodelação do complexo do Vilafranquense



A imobiliária Obriverca vai pagar obras de remodelação do actual complexo da União Desportiva Vilafranquense (UDV), de acordo com um protocolo entre a empresa e a Câmara de Vila Franca que foi aprovado, por unanimidade, na última reunião da autarquia. A intervenção está estimada em cerca de 700 mil euros e prevê uma deslocação para sul dos campos pelado e relvado e a demolição e construção de novos balneários. Os novos balneários deverão ficar entre os dois campos e está prevista a instalação de um posto de abastecimento de combustíveis numa área junto à Estrada Nacional 10. 
A edilidade assume a execução da obra, que vai avançar com trabalhos no sistema de iluminação. Ao mesmo tempo, a UDV precisa de encontrar um espaço alternativo para treinos das camadas jovens enquanto decorrem as obras. Maria da Luz Rosinha acrescentou que haverá, ainda, um novo protocolo entre a Câmara e a UDV para redefinir os limites do complexo que a autarquia cede ao clube e entregar formalmente as instalações depois de renovadas.
Nuno Libório observou que há casos recentes em que “a Câmara ficou a perder por falta de objectividade de alguns protocolos” e defendeu que este acordo com a Obriverca deveria ter o montante de investimento mais claramente definido. “Estando a CDU totalmente de acordo, ainda não sabemos quanto vai custar, se custará mais ou menos que 500 mil euros e se a eventual diferença é suportada pela Câmara ou por qualquer outra entidade”, referiu. Maria da Luz Rosinha esclareceu que a cláusula 3 diz que a Obriverca ressarcirá a Câmara do valor final da empreitada. “Isto salvaguarda essa questão e nós já sabemos que meio milhão não chega, aponta-se para 700 mil. A Obriverca paga o valor final da empreitada, não há nenhum encargo para a Câmara resultante desta obra”, afiançou.    
Saiba mais na edição impressa do Voz Ribatejana

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Detido na posse de 21 telemóveis e material informático roubado


A Divisão de Policial de Vila Franca de Xira recuperou, esta madrugada, artigos furtados de uma carrinha estacionada em Alverca avaliados em cerca de 10 mil euros. Um indivíduo suspeito foi visto a rondar viaturas paradas num parque de estacionamento da cidade de Alverca e acabou por ser interceptado já na Verdelha de Baixo. Em seu poder, os agentes da PSP encontraram 21 telemóveis, 8 computadores portáteis, 11 cartões de memória, 2 máquinas fotográficas digitais e outro material informático que se apurou, depois, que tinha sido furtado de uma carrinha de uma empresa do ramo informático.
O detido, com 33 anos, confessou qual era a origem destes materiais e foi hoje presente ao Tribunal de Vila Franca de Xira para primeiro interrogatório. A PSP também desenvolveu buscas ao quarto do suspeito, onde foram encontrados materiais supostamente provenientes também deste furto.

Regional de corta-mato juntou mais de 300 atletas em Arruda




A vila de Arruda viveu, no domingo, um dia bastante diferente, com a realização na encosta fronteira ao centro de saúde do Campeonato Regional de Corta-Mato Curto de Lisboa. Foram mais de 300 atletas, desde os infantis aos veteranos, que enfrentaram uma pista dura, mas beneficiaram do tempo fresco e solarengo que se fazia sentir em Arruda. Os resultados foram muito positivos, também para a equipa da casa, o Clube Recreativo e Desportivo Arrudense que, nos últimos anos, tem apostado mais no atletismo e já tem cerca de 120 praticantes, 95 dos quais federados.
Ricardo Mateus, atleta do Sporting, sagrou-se campeão regional absoluto. Na prova feminina ganhou Cátia Leitão do Benfica. De destacar, ainda, as vitórias de Vítor Briosa (prova aberta de juvenis), Matheus Silva (juniores) e Luísa Monteiro (veteranas), todos atletas do Arrudense   
Um dos principais responsáveis pela dinamização do atletismo em Arruda tem sido Alexandre Monteiro. “Lançámos o desafio à Câmara, que o acolheu de braços abertos e esta iniciativa realizou-se conjuntamente com o Arrudense e a Associação”, referiu, frisando que estavam cerca de 400 atletas inscritos e participaram mais de 300. “A Junta e a Câmara disponibilizaram os funcionários, que fizeram um trabalho magnífico e souberam interiorizar o que tínhamos dito. Ficou um percurso fantástico”, sublinhou Alexandre Monteiro, acrescentando que esta época do atletismo do CRDA tem sido também muito dedicada à vertente organizativa para “lançar uma estrutura de maior envergadura para o próximo ano”.

Saiba mais na edição imprensa do Voz Ribatejana

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vila Franca vai ter loja Aki no espaço do antigo matadouro


O espaço do antigo matadouro de Vila Franca de Xira vai albergar um conjunto de actividades económicas. Abandonada a ideia de instalar ali a PSP, a Câmara decidiu vendê-lo em hasta pública. Apresentou-se um único candidato e tudo indica que  vão abrir ali uma loja Aki e uma grande superfície do ramo alimentar
A edilidade de Vila Franca de Xira colocou o imóvel à venda por um preço-base de 2, 03 milhões de euros. Maria da Luz Rosinha lembrou que, durante 10 anos, esperou-se que o Ministério da Administração Interna (MAI) construísse a esquadra que esteve prevista para aquele espaço. Acabou por se concluir que não havia condições financeiras para a fazer e o MAI devolveu o antigo matadouro à autarquia que, nos últimos anos, tem servido como depósito de materiais e de máquinas ligadas a obras locais.
“Surgiu pelo meio um interessado naquele espaço, não se tornava necessário fazer a hasta pública de acordo com a legislação, mas considerámos que seria uma forma mais transparente”, explicou, propondo a adjudicação ao único concorrente. “Tal como estava previsto no caderno de encargos, destina-se a actividades económicas”, vincou.
Já em declarações ao Voz Ribatejana, edil acrescentou que a entidade que vai adquirir deverá fazer as obras e tem já alguns interessados. “O Aki já nos tinha consultado antes, porque pretende alargar as suas instalações em Alverca, desistir da pequena superfície que tem em Alverca para ter uma grande superfície em Alverca e instalar uma outra superfície, pequena, a Norte, em Vila Franca. Por isso, há uma possibilidade forte de o Aki se vir a instalar ali. Está também prevista a instalação ali de uma cadeia alimentar”, revelou a presidente da Câmara vila-franquense.

Saiba mais na edição de hoje do Voz Ribatejana

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Já está nas bancas a nova edição do Voz Ribatejana

GNR apreende 18 redes ilegais no Tejo


O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (Sepna) da GNR de Alenquer liderou uma operação que, entre 24 e 30 de Janeiro, resultou na apreensão e queima de 18 redes ilegais e na aapreensão e devolução ao Tejo de cerca de 250 gramas de meixão (enguias bebés) pescado ilegalmente. Esta operação de combate à pesca ilegal desenvolvidas nas áreas dos concelhos de Alenquer e de Azambuja contou com a colaboração da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) e envolveu a fiscalização de 15 pescadores e de 7 embarcações de pesca da lampreia.
Resultou, igualmente, na elaboração de um auto de notícia crime por pesca de meixão “com recurso a artes de pesca proibidas” e de um auto de contra-ordenação por “exercício da pesca lúdica sem a respectiva licença”. 
Na operação, a GNR envolveu 5 efectivos do Sepna, que foram apoiados por 2 guardas florestais, 2 elementos da Unidade de Controlo Costeiro, 3 veículos e uma embarcação.