segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Fundo Jessica de reabilitação urbana debatido na quinta-feira em Santarém

“O crescimento começa nas cidades” é o lema do evento anual do Fundo Jessica, que se realiza na tarde de quinta-feira (dia 15), no Convento de São Francisco em Santarém. Vocacionado para o apoio à reabilitação urbana, o Jessica tem já dois anos de execução de projectos em Portugal e volta a contar com financiamentos do novo quadro comunitário de apoio 2014-2020. No decorrer do evento da próxima quinta-feira será feito um balanço do funcionamento do fundo e traçadas perspectivas de futuro. As inscrições são gratuitas, mas sujeitas à disponbilidade de lugares. Podem ser feitas através do e-mail cristina.pereira@fundojessicaportugal.org. O programa, com início às 14h30, abre com intervenções do presidente da Câmara de Santarém Ricardo Gonçalves e do presidente do Comité de Investimento do Fundo Jessica Portugal. Segue-se um painel sobre o tema “Financiar o Crescimento; financiar as cidades – Fundo Jessica Portugal” e um balanço de dois anos de execução de projectos Jessica em Portugal apresentado por Nuno Vitorino, secretário-geral do Fundo Jessica Portugal. Haverá, ainda, um painel sobre instrumentos financeiros no período da programação 2014/2020, um período de debate e a assinatura de contratos, antes da sessão de encerramento, presidida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional Manuel Castro Almeida. Constituído em 2009, o Fundo Jessica Portugal está vocacionado para o apoio à reabilitação urbana. Tem como grandes prioridades a reabilitação e regeneração urbana, a eficiência energética e energias renováveis, a revitalização económica urbana e a disseminação das tecnologias da informação.



Saiba mais na edição de 21 de Janeiro do Voz Ribatejana

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Corpo de homem de 41 anos retirado do Tejo em Alhandra




O corpo de um homem de 41 anos foi retirado, na manhã de segunda-feira, de uma zona de lodo da margem do Tejo, próximo do Cais 14 de Alhandra. A vítima, com 41 anos, residia em Vila Franca de Xira e estava dada como desaparecida desde 22 de Dezembro. O cadáver foi conduzido pelos Bombeiros de Alhandra para a morgue dos Hospital de Vila Franca de Xira e foi, depois, identificado por uma filha. O alerta foi dado por dois moradores de Alhandra, que passeavam na zona ribeirinha e aperceberam-se de vestígios de um corpo enterrado no lodo. A maré estava baixa e permitiu observar a presença de algo de estranho. Os Bombeiros Voluntários de Alhandra organizaram, depois, a operação de retirada do cadáver, que envolveu o recurso a paletes, um veículo auto-escada e material de grande ângulo. A operação contou com o apoio de elementos da Polícia Marítima. O cadáver não apresentava sinais de eventual agressão e será, agora, a autópsia a determinar as causas da morte.

JB/JT

Saiba mais na edição de 7 de Janeiro do Voz Ribatejana