domingo, 22 de maio de 2016

Vilafranquense é campeão distrital de Lisboa e garante subida aos nacionais




Com mais de 1800 espectadores nas bancadas (bastante mais do que em muitos jogos da I Liga), a União Desportiva Vilafranquense bateu, este sábado, o Santa Iria por 2-0, garantindo, assim, o título de campeão da Associação de Futebol de Lisboa e a subida ao Campeonato de Portugal (antiga II Divisão Nacional). Em apenas sete minutos a equipa de Vila Franca de Xira marcou por duas vezes, por intermédio de Miguel Lourenço (5 minutos de jogo) e Ely (7). Soube, depois, gerir a vantagem que lhe deu toda a tranquilidade. No final a festa fez-se em pleno relvado e prolongou-se pela noite fora na cidade vila-franquense.
A ambição da subida e do regresso aos nacionais de futebol foi assumida, desde o início da época, pelos responsáveis da União Desportiva Vilafranquense Futebol SAD. A equipa revelou, ao longo da época, um nível de jogo superior, chegou a ter sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, mas consentiu alguns desaires nas últimas jornadas, com uma derrota em Oeiras e um empate em Lourel. O jogo de sábado, frente ao Santa Iria (segundo classificado durante quase toda a temporada que igualou o Vilafranquense em pontos na jornada anterior), era, por isso, decisivo para “carimbar” a subida. O Campo do Cevadeiro encheu como não se via há muitos anos e, no final, fez-se a festa.

Saiba mais na edição de 25 de Maio do Voz Ribatejana  

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Vilafranquense-Santa Iria pode decidir subida aos nacionais




União Desportiva Vilafranquense e Santa Iria jogam, sábado à tarde, uma partida que poderá ser decisiva na definição do vencedor do campeonato Pró-Nacional da Associação de Futebol de Lisboa e na subida ao campeonato nacional de seniores. As duas equipas seguem igualadas no comando, com 61 pontos, e quem ganhar garante desde logo a subida. Se houver empate, as decisões ficam adiadas para a última jornada do campeonato, que se disputa no dia 28.
O jogo do Campo do Cevadeiro tem início marcado para as 17h00 e vai, certamente, encher as bancadas do campo vila-franquense. Na primeira volta as duas equipas empataram a dois golos. Desta vez o Vilafranquense tem a vantagem de jogar em casa, mas estará desfalcado de um dos seus melhores valores, o jovem brasileiro Luquinhas, expulso na jornada anterior em Lourel com duplo cartão amarelo.

Saiba mais na edição de 25 de Maio do Voz Ribatejana    

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Salão de Vila Franca junta mais de 100 carros antigos




O 5º. Salão de Automóveis e Motociclos Clássicos de Vila Franca de Xira, que se realiza já de 5 a 8 de Maio, vai juntar mais de 100 carros antigos no espaço do pavilhão e do parque urbano do Cevadeiro. A iniciativa tem, este ano, como temas principais os “micro-carros” lançados após a II Guerra Mundial, a indústria automóvel inglesa, as vespas e o coleccionismo ligado ao sector automóvel. O primeiro concerto no concelho de Vila Franca de Xira do carrilhão itinerante “Lvsitanus”, o maior do Mundo no género, será outro dos grandes atractivos do evento.
Haverá, também, expositores de três clubes de automóveis clássicos e das estruturas locais da PSP e da GNR, espaços de divulgação do aeromodelismo, stands de peças usadas, de miniaturas e de livros e uma escolinha de condução para os mais pequenos. No fim-de-semana, o parque do Cevadeiro será palco, ainda, de quatro concentrações temáticas de carros antigos. 
Hipólito Cabaço, dinamizador e responsável pela organização da iniciativa, sublinha, em declarações ao Voz Ribatejana, que, como tem sido habitual nas edições anteriores, neste 5º. Salão de Automóveis e Motociclos Clássicos de Vila Franca de Xira há a preocupação de fazer diferente e de apresentar novos atractivos. “Tentamos fazer exposições e abordar temas que sejam direccionados aos jovens e também aos adultos. Este ano vamos ter os micro-carros como um dos focos principais do salão. São veículos que surgiram após a II Guerra Mundial, porque havia escassez de matéria-prima, havia pouco poder de compra e deu-se também a crise do Canal do Suez, que gerou aumentos de preços nos combustíveis”, explica Hipólito Cabaço, frisando que uma das preocupações da organização é dar a conhecer aspectos da história do automóvel muitas vezes pouco conhecidos das novas gerações. Também por isso, há a preocupação de tentar promover visitas de grupos de alunos das escolas da região e de ter um programa atractivo para as famílias.
No salão de Vila Franca estarão seis dos mais emblemáticos micro-carros das décadas de 40 e de 50, mas também micro-carros que se desenvolveram décadas mais tarde como o famoso “Mini” e o “Sado”, um micro-carro português lançado na década de 80 pelo grupo Entreposto.
O concerto do carrilhão itinerante "Lvsitanus", às 16h00 de domingo (dia 8), será outro dos grandes atractivos do certame. Será a primeira apresentação no concelho de Vila Franca de Xira de um projecto que nasceu em Alverca. São 63 sinos que vão dos 4, 8 aos 1353 quilos, instalados num camião e que conseguem interpretar todo o tipo de músicas.

Saiba mais nas edições de 27 de Abril e de 11 de Maio do Voz Ribatejana