sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cavaco Silva elogia exemplo da OGMA



O presidente da República visitou, esta tarde, as instalações da OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal em Alverca. Cavaco Silva descerrou uma placa alusiva aos 95 anos que a empresa completou recentemente e visitou, durante cerca de 1 hora, os principais espaços de manutenção, fabrico e montagem da OGMA. No final, o chefe de Estado realçou o exemplo desta empresa e a forma como tem conseguido expandir e modernizar a sua actividade nos últimos anos. Cavaco Silva visitou o espaço onde estão a ser construídos e montados parte dos componentes do novo avião militar lançado pela Embraer, empresa brasileira que, desde 2005, detém 65 por cento do capital da OGMA. O presidente da República considerou, por isso, que esta opção pela privatização parcial da Indústria Aeronáutica de Alverca foi francamente positiva e realçou a forma como a OGMA continua a incorporar muitos técnicos qualificados formados nas universidades portuguesas. Destacou, igualmente, o papel exportador da empresa e o facto da Embraer já ter, entretanto, investido em mais uma fábrica, instalada em Évora. A OGMA emprega, actualmente, cerca de 1500 pessoas e constitui o maior empregador do concelho de Vila Franca de Xira. Nos últimos anos tem obtido resultados positivos muito significativos, acima dos 10 milhões de euros.


Saiba mais na edição de 4 de Dezembro do Voz Ribatejana

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Escola da Castanheira assaltada na última madrugada

A Escola D. António de Ataíde (2º. e 3º. ciclos) da Castanheira do Ribatejo foi assaltada na noite de domingo para segunda-feira. Os meliantes levaram algum dinheiro que estava guardado no edifício da secretaria da escola, mas causaram sobretudo estragos significativos para entrarem nas instalações. Os prejuízos globais estão, ainda, a ser avaliados. Certo é que os responsáveis do estabelecimento aperceberam-se esta manhã do sucedido. A GNR foi alertada para a ocorrência e esteve no local a recolher vestígios e outros dados relevantes para a investigação. Também por isso, as aulas só começaram a meio da manhã. Saiba mais na edição de 20 de Novembro do Voz Ribatejana

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Salvaterra protesta contra falta de médicos

Habitantes do concelho de Salvaterra de Magos concentram-se, hoje à tarde, frente ao centro de saúde da vila, protestando contra a falta de médicos e de enfermeiros nas unidades de saúde locais e contra os riscos de agravamento da situação. A iniciativa foi aprovada num plenário que reuniu cerca de 300 pessoas, organizado pelas autarquias locais e pela Comissão de Utentes de Saúde do Concelho de Salvaterra (CUSCSM).
Segundo os organizadores, nesta altura mais de metade dos 22 mil habitantes do município não tem médico de família e a situação poderá tornar-se “catastrófica” se dois dos seis médicos que ainda prestam serviço no concelho passarem à reforma já no final deste ano. À concentração deverá seguir-se um desfile pela Estrada Nacional 118 e, na Internet, já circula uma petição que pretende recolher 4000 assinaturas para que o assunto venha a ser discutido em plenário da Assembleia da República. É que, de acordo com a CUSCSM, o Posto Médico de Glória do Ribatejo vai fechar até final deste ano, situação que afecta também as vizinhas freguesias do Granho e de Muge. Ainda segundo a comissão, o Posto Médico de Marinhais (serve cerca de 6500 habitantes) ficará reduzido a um médico e um enfermeiro e o Posto Médico de Foros de Salvaterra também poderá encerrar em breve. E o próprio Centro de Saúde de Salvaterra, que tem quatro médicos em actividade, pode ficar reduzido a metade, uma vez que "dois deles têm condições para ser reformados". Se com seis médicos em actividade apenas cerca de 9 mil habitantes têm médico de família atribuído, o cenário pode agravar-se mais se se confirmarem estas medidas.  



Saiba mais na edição de 20 de Novembro do Voz Ribatejana

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Festa da Vinha e do Vinho arranca hoje em Arruda




A 16ª. edição da Festa da Vinha e do Vinho de Arruda arranca esta quinta-feira (18h00) e prolonga-se até domingo, com mostras e apresentações de vinhos regionais, gastronomia, colóquio, artesanato, concurso miss festa e muita animação. Uma das novidades será a ligação de cada um dos quatro dias do certame a momentos do trabalho nas vinhas da região. Teremos, assim, as noites de podar e de meter bacelo e da enxertia e os dias da vindima e do pisar a uva e do vinho novo. Destaque, também, para a transmissão televisiva no domingo à tarde, com a emissão do programa "Portugal em Festa" da SIC em directo de Arruda. De resto não faltarão as tradicionais tasquinhas representativas de restaurantes e outras entidades locais, os expositores dos principais produtores de vinhos, os espaços representativos de algumas empresas arrudenses e a presença do artesanato concelhio. Destaque, também, para os passeios pedestre e de BTT, marcados para a manhã de domingo. O certame abre ao fim da tarde de dia 14 (18h00), numa sessão inaugural que inclui, igualmente, a apresentação de novos vinhos de produtores locais. Na sexta-feira haverá animação nocturna com dança e música mais dirigida para os jovens. Já no sábado, dia 16, destaque para o colóquio e para as visitas guiadas a adegas do concelho. À noite haverá actividades de animação infantil asseguradas pela Escola Profissional Gustave Eiffel, um desfile de moda infantil e o concurso Miss Festa da Vinha e do Vinho, apresentado por Carlos Quintas. No domingo, o destaque vai para os passeios pedestre e de BTT e para a animação no pavilhão. No passeio pedestre “Rota da Vinha e do Vinho” os participantes são convidados para um percurso de 12 quilómetros que atravessa algumas das mais características paisagens do concelho. O Passeio de BTT tem um trajecto de 32 quilómetros. As concentrações estão marcadas para as 8h30, no centro da vila de Arruda, junto ao Jardim do Morgado e a chegada será feita junto ao Pavilhão Multiusos, onde decorre a Festa da Vinha e do Vinho, tendo os participantes direito a entrada gratuita no certame. Estas iniciativas têm, também, uma vertente solidária e a organização apela aos participantes para que colaborem com o Banco Solidário de Arruda e levem um bem alimentar não perecível (por exemplo leite, azeite, arroz ou qualquer enlatado). Os bens assim recolhidos antes do início dos passeios serão, depois, entregues ao Banco Solidário e distribuídos pelas famílias mais carenciadas do concelho.

Saiba mais nas edições impressas de 6 e de 20 de Novembro do Voz Ribatejana

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Suspensas buscas de mulher supostamente desaparecida no Tejo



As buscas da mulher de 41 anos supostamente desaparecida no Tejo na noite de domingo foram suspensas ao fim da tarde de segunda-feira. As equipas de mergulho da Polícia Marítima e dos Bombeiros não detectaram nenhum vestígio da senhora, nem na zona do cais de Vila Franca, nem nas proximidades do bairro avieiro. E há sérias dúvidas de que tenha, de facto, caído ao rio. A mulher reside na Castanheira e os seus familiares mais próximos também não sabem do seu paradeiro.
Mas o Voz Ribatejana sabe que o único factor que levou a suspeitar de uma queda ao rio foi o relato de uma testemunha que a viu, na noite de domingo, a chorar no cais de Vila Franca. Posteriormente, a mesma testemunha já só encontrou a mala da mulher no chão e alertou as autoridades para uma eventual queda ao rio. Só que, na mesma noite, a que parece ser a mesma mulher pediu auxílio no bairro avieiro e uma família deixou que dormisse num barco, emprestando-lhe três casacos. Na manhã de segunda-feira, os três casacos estavam colocados junto ao bairro avieiro e não havia mais sinais da mulher, que dizia que procurava uma mala. O caso está a ser acompanhado pela PSP, pela Polícia Marítima e pela Polícia Judiciária, que procuram perceber o que aconteceu à mulher.


Saiba mais na edição impressa de 20 de Novembro do Voz Ribatejana