terça-feira, 18 de junho de 2013
segunda-feira, 17 de junho de 2013
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Mercado medieval do CBEI foi um sucesso
Cerca de 6 mil visitantes por dia deram ao mercado medieval organizado pelo Centro de Bem-Estar Infantil (CBEI) de Vila Franca de Xira um nível de afluência superior aos anos anteriores. A chuva dificultou a iniciativa, que decorreu de 7 a 9 de Junho, mas o balanço final é muito positivo e o CBEI já está a pensar no quarto mercado medieval a organizar em 2014.
Nada foi deixado ao acaso. Os vários adereços, a música e as várias recriações levaram os visitantes para a época dos reis e rainhas e para o reinado de D. Dinis. O desfile pelas ruas de Vila Franca e o espectáculo nocturno foram dois dos pontos altos. De acordo com o vice-presidente do CBEI passaram, em média, pelo certame “6 mil pessoas por dia”, o que constituiu “um valor superior aos anos anteriores”, o que é bastante significativo “tendo em conta as condições climatéricas”.
Por isso, “o balanço feito pela direcção, colaboradores e pelos trabalhadores do CBEI é de que este ano correu muito melhor do que o anterior”, referiu. Segundo Gil Teixeira, “a aposta na animação diurna e no espectáculo nocturno mudaram a animação do mercado”. O dirigente do CBEI destacou, igualmente, “os 30 minutos de espectáculo nocturno”, que envolveu pirotecnia, realçando, igualmente, a organização do mercado medieval, o que levou a que “este mercado estivesse mais dinâmico e apelativo”. E realçou o todo empenho de funcionários, alunos e pais da instituição, num evento que pretende divulgar também a acção do CBEI e reunir alguns fundos para a sua sustentação.
Saiba mais na edição de 19 de Junho do Voz Ribatejana
Colhida aparatosa não passou de enorme susto
O jovem toureiro Manuel Dias Gomes sofreu uma colhida aparatosa no primeiro toiro que lidou na corrida da passada quinta-feira no Campo Pequeno. Felizmente foi apenas um enorme susto. Socorrido prontamente pelos seus companheiros, Manuel Dias Gomes refrescou as ideias e começou a desbobinar a arte que leva dentro. O público compreendeu o esforço do jovem toureiro e aplaudiu as suas séries de “derechazos” e naturais, alguns dos quais a roçarem a perfeição. No seu segundo toiro, Manuel Dias Gomes esteve cheio de ganas e deixou dito que quer seguir a profissão de toureiro.
Sem muito público, esta corrida de 6 de Junho no Campo Pequeno juntou os cavaleiros Luís Rouxinol e
João Moura Caetano, que demonstraram a sua competência, sobretudo na lide a duo do
melhor toiro da noite. O espanhol António Ferrera teve pela frente um primeiro toiro nobre, com recorrido, sem más ideias, que proporcionou ao “diestro” espanhol uma faena larga, diversificada, com momentos de grande espectacularidade. Deu duas merecidas voltas à arena. O seu segundo, outro animal bastante dócil, serviu os propósitos do artista que, inspirado e confiado, realizou os três tércios com enorme determinação e valor.
Pegaram os forcados da Tertúlia Terceirense.
(Foto: Ana Serra)
Saiba mais na edição de 19 de Junho do Voz Ribatejana
sábado, 8 de junho de 2013
Feira Medieval em Vila Franca de Xira
Decorre este fim de semana no parque do Cevadeiro em Vila Franca de Xira, mais uma edição da Feira Medieval. A iniciativa é do CBEI - Cento de Bem Estar Infantil, que junta centenas de crianças, encarregados de educação e funcionários.O certame que tem como objectivo dar visibilidade à instituição serve igualmente, segundo Gil Teixeira, vice-presidente do CBEI, para a angariação de fundos.
Mais, na edição impressa do Voz Ribatejana
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Assembleia do Vilafranquense aprova criação de SAD para o futebol
Com 18 votos favoráveis e uma abstenção, a assembleia-geral da União Desportiva Vilafranquense aprovou uma proposta da comissão administrativa do clube para que se dêem os passos necessários para a constituição de uma sociedade anónima desportiva (SAD) que passe a gerir todo o futebol da colectividade de Vila Franca de Xira. De acordo com as explicações dadas durante a sessão realizada, ontem à noite, nas instalações do clube, a UDV deverá ficar com 10 por cento do capital de 50 mil euros previsto para a SAD. Uma empresa do sector, a Eurofute, deverá assegurar pelos menos 60 por cento e outros investidores privados poderão subscrever o resto do capital.
Um dos representantes da empresa adiantou que o objectivo é melhorar o desempenho desportivo das equipas do clube e, se possível, levar os seniores até à 2ª. Divisão Nacional, num projecto delineado, numa primeira fase, para 5 anos. A SAD receberá os direitos desportivos da UDV e utilizará as instalações do Cevadeiro e deverá pagar uma mensalidade ao clube. Este terá direito a um representante na administração da SAD com direito de veto se se colocar alguma intenção de alterar a denominação, as cores do equipamento ou a localização da sede.
Seguem-se, nas próximas semanas, os passos ainda necessários para a constituição da União Desportiva Vilafranquense Futebol SAD, que terá como um dos seus rostos o antigo jogador profissional Pedro Torrão, que se iniciou nas camadas jovens da UDV. A comissão administrativa do clube observou que, se não fosse por esta via, dificilmente conseguiria manter uma equipa de futebol sénior na próxima temporada.
Saiba mais nas edições impressas de 5 e de 19 de Junho do Voz Ribatejana
Subscrever:
Mensagens (Atom)

