sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vila Franca tem capeia arraiana no dia 1 de Junho




A Praça de Toiros Palha Blanco acolhe, na tarde do próximo dia 1 de Junho, uma capeia arraiana, iniciativa da Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa que pela segunda vez se realiza em Vila Franca de Xira. Uma forma diferente de enfrentar os toiros, com grande tradição nalgumas povoações do concelho beirão do Sabugal, que foi também a primeira manifestação cultural portuguesa a ser classificada e registada no Inventário do Património Cultural Imaterial.
O “Forcão”, instrumento de madeira utilizado para enfrentar os toiros, estará exposto no Largo da Câmara de Vila Franca durante cerca de uma semana, já a partir de 25 de Maio. Na tarde do dia 1 haverá desfile entre a praça do município e a praça de toiros, acompanhado por entidades oficiais, bandeiras, estandartes, por alguns dos que vão segurar o forcão, por tamborileiros e pela Banda de Música de Bendada. Os presidentes das câmaras do Sabugal e de Vila Franca de Xira também estarão presentes nas cerimónias. A capeia propriamente dita tem início previsto para as 17h00. 
“Caberá também aos sabugalenses vindos do concelho, conforme apelo feito na última Assembleia Municipal realizada na Câmara do Sabugal, pelo presidente da direcção da Casa, José Lucas, bem como a todos os residentes nesta imensa região de Vila Franca a Lisboa, comparecer e ajudar com a sua presença, apesar de todos estarmos cientes dos tempos que vivemos não serem os mais favoráveis, como é bem sabido”, refere Esteves Carreirinha, dirigente da Casa do Sabugal em Lisboa, frisando que acredita numa grande presença de sabugalenses neste dia em Vila Franca de Xira e que a iniciativa também mobilizará muitos dos aficionados locais.

Saiba mais nas edições de 22 de Maio e de 5 de Junho do Voz Ribatejana 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cruzeiro Religioso dos Avieiros pára em Vila Franca e na Póvoa



O 1.º Cruzeiro Religioso dos Avieiros e do Tejo realiza-se de 25 de Maio a 2 de Junho, com um percurso entre Constância e a Trafaria, que deverá reunir dezenas de embarcações. A imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, que foi consagrada no dia 4 de Maio, em Santarém, numa cerimónia presidida pelo Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingos, fará todo o trajecto a bordo da embarcação guia. Esta iniciativa passará pela nossa região nos dias 28 (Valada-Vila Franca de Xira), 29 (Vila Franca-Póvoa de Santa Iria) e 30 (Póvoa- Sarilhos Pequenos)
A comissão organizadora, ligada ao gabinete coordenador da candidatura da cultura avieira a património nacional, realça que o 4º. Congresso da Cultura Avieira, que se realiza este ano, estará subordinado a tema da religiosidade na cultura avieira.
O 1º. Cruzeiro Religioso parte de Constância na manhã do próximo sábado, com saída da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo da igreja matriz da vila em procissão até ao rio e benção das embarcações participantes. Seguem-se etapas diárias entre Constância e Azinhaga (25), Azinhaga e Caneiras (26), Caneiras e Valada (27), Valada e Vila Franca (28), Vila Franca e Póvoa (29), Póvoa e Sarilhos (30), Sarilhos Pequenos e Seixal (31), Seixal e Trafaria (1) e regresso às zonas de origem (2). A Vila Franca os participantes deverão chegar cerca das 17h00 de dia 28, contando com jantar oferecido pela Câmara vila-franquense. A chegada à Póvoa, no dia 29, está prevista para as 13h00, seguida de almoço e de tarde de actividades com a Associação Cultural dos Avieiros da Póvoa de Santa Iria.

Saiba mais nas edições de 22 de Maio e de 5 de Junho do Voz Ribatejana

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Povoado romano descoberto na freguesia da Castanheira no Museu Nacional de Arqueologia




Uma exposição sobre as descobertas arqueológicas do Monte dos Castelinhos (freguesia da Castanheira do Ribatejo) foi, esta tarde, inaugurada no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa (Praça do Império). A relevância dos resultados das escavações desenvolvidas, nos últimos quatro anos, pelos arqueólogos da Câmara Vila Franca de Xira, apoiados por alunos da Faculdade de Letras de Lisboa, conquistou “lugar de destaque no domínio da arqueologia, tanto ao nível nacional como internacional”, refere uma nota de divulgação desta mostra.
O MNA convidou a autarquia a organizar uma exposição em torno da temática do Monte dos Castelinhos e o processo de conquista romana no Vale do Tejo, que apresenta ao público “a relevância científica, patrimonial e turística desta invulgar estação arqueológica, local cuja origem remonta ao século I a.C”. Recorde-se que os arqueólogos realizam ali campanhas de escavação anuais e tentam perceber se será esta a localização de uma importante cidade romana conhecida por Ierabriga.

Saiba mais na edição de 22 de Maio do Voz Ribatejana    

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ARS promete atribuir médico de família a 300 mil pessoas




Cerca de 300 mil utentes dos centros de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo vão passar a dispor de médico de família já nas próximas semanas. A garantia foi dada, ontem, ao Voz Ribatejana, pelo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), à margem da cerimónia de inauguração das novas instalações da Unidade de Saúde de Alhandra.
De acordo com Luís Cunha Ribeiro, a ARSLVT tem praticamente concluído o processo de actualização de ficheiros e já consegue prever que será possível atribuir médico de família a pelo menos mais cerca de 300 mil utentes. “Não vamos conseguir dar médico de família a todos, a 100 por cento, mas vai ser um avanço brutal. Dentro de três semanas teremos os números finais e, dentro de 1 mês aproximadamente, estaremos aptos para dar médico de família a mais de 300 mil pessoas”, sublinhou, salientando que, há ano e meio, cerca de 1, 2 milhões de pessoas inscritas na área da ARSLVT não tinham médico de família e que, entretanto, esse número tem sido progressivamente reduzido. Ainda segundo Cunha Ribeiro, a reorganização em curso poderá levar à mudança de alguns médicos para centros de saúde mais desfalcados.

Saiba mais nas edições de 22 de Maio e 5 de Junho do Voz Ribatejana 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Novo centro de saúde inaugurado quarta-feira em Alhandra



As novas instalações do Centro de Saúde de Alhandra são inauguradas na manhã de quarta-feira, proporcionando melhores condições de acesso e de atendimento para os cerca de 14 600 utentes. A nova unidade de saúde foi construída na Rua 5 de Outubro e vai servir os habitantes das freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Sobralinho.
A Câmara de Vila Franca de Xira assumiu a responsabilidade da obra, onde foram investidos cerca de 1, 22 milhões de euros, recebendo depois as respectivas verbas da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Os trabalhos revelaram, todavia, vários contratempos, por dificuldades do empreiteiro e a obra só ficou concluída em Março, cerca de 6 meses depois do prazo inicialmente previsto. Mas, com a conclusão da obra, outro problema se levantou, com a ARSLVT a concluir que não tinha verbas orçamentadas para o equipamento do edifício. A inauguração, que chegou a estar prevista para o passado 25 de Abril, foi adiada e a questão do equipamento acabou por se resolver com alguns materiais do antigo Hospital de Vila Franca que não foram utilizados no novo e com algum mobiliário que a ARSLVT tinha já em armazém. 
O edifício dispõe de 16 gabinetes de consulta, 5 gabinetes de enfermagem, sala de movimentos/fisioterapia e gabinetes de saúde oral e vacinação, para além dos espaços administrativos, de pessoal e de coordenação. Na unidade de saúde vão trabalhar sete médicos, seis enfermeiros e nove assistentes.

Saiba mais na edição de 22 de Maio do Voz Ribatejana