sexta-feira, 17 de maio de 2013

Povoado romano descoberto na freguesia da Castanheira no Museu Nacional de Arqueologia




Uma exposição sobre as descobertas arqueológicas do Monte dos Castelinhos (freguesia da Castanheira do Ribatejo) foi, esta tarde, inaugurada no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa (Praça do Império). A relevância dos resultados das escavações desenvolvidas, nos últimos quatro anos, pelos arqueólogos da Câmara Vila Franca de Xira, apoiados por alunos da Faculdade de Letras de Lisboa, conquistou “lugar de destaque no domínio da arqueologia, tanto ao nível nacional como internacional”, refere uma nota de divulgação desta mostra.
O MNA convidou a autarquia a organizar uma exposição em torno da temática do Monte dos Castelinhos e o processo de conquista romana no Vale do Tejo, que apresenta ao público “a relevância científica, patrimonial e turística desta invulgar estação arqueológica, local cuja origem remonta ao século I a.C”. Recorde-se que os arqueólogos realizam ali campanhas de escavação anuais e tentam perceber se será esta a localização de uma importante cidade romana conhecida por Ierabriga.

Saiba mais na edição de 22 de Maio do Voz Ribatejana    

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ARS promete atribuir médico de família a 300 mil pessoas




Cerca de 300 mil utentes dos centros de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo vão passar a dispor de médico de família já nas próximas semanas. A garantia foi dada, ontem, ao Voz Ribatejana, pelo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), à margem da cerimónia de inauguração das novas instalações da Unidade de Saúde de Alhandra.
De acordo com Luís Cunha Ribeiro, a ARSLVT tem praticamente concluído o processo de actualização de ficheiros e já consegue prever que será possível atribuir médico de família a pelo menos mais cerca de 300 mil utentes. “Não vamos conseguir dar médico de família a todos, a 100 por cento, mas vai ser um avanço brutal. Dentro de três semanas teremos os números finais e, dentro de 1 mês aproximadamente, estaremos aptos para dar médico de família a mais de 300 mil pessoas”, sublinhou, salientando que, há ano e meio, cerca de 1, 2 milhões de pessoas inscritas na área da ARSLVT não tinham médico de família e que, entretanto, esse número tem sido progressivamente reduzido. Ainda segundo Cunha Ribeiro, a reorganização em curso poderá levar à mudança de alguns médicos para centros de saúde mais desfalcados.

Saiba mais nas edições de 22 de Maio e 5 de Junho do Voz Ribatejana 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Novo centro de saúde inaugurado quarta-feira em Alhandra



As novas instalações do Centro de Saúde de Alhandra são inauguradas na manhã de quarta-feira, proporcionando melhores condições de acesso e de atendimento para os cerca de 14 600 utentes. A nova unidade de saúde foi construída na Rua 5 de Outubro e vai servir os habitantes das freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Sobralinho.
A Câmara de Vila Franca de Xira assumiu a responsabilidade da obra, onde foram investidos cerca de 1, 22 milhões de euros, recebendo depois as respectivas verbas da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Os trabalhos revelaram, todavia, vários contratempos, por dificuldades do empreiteiro e a obra só ficou concluída em Março, cerca de 6 meses depois do prazo inicialmente previsto. Mas, com a conclusão da obra, outro problema se levantou, com a ARSLVT a concluir que não tinha verbas orçamentadas para o equipamento do edifício. A inauguração, que chegou a estar prevista para o passado 25 de Abril, foi adiada e a questão do equipamento acabou por se resolver com alguns materiais do antigo Hospital de Vila Franca que não foram utilizados no novo e com algum mobiliário que a ARSLVT tinha já em armazém. 
O edifício dispõe de 16 gabinetes de consulta, 5 gabinetes de enfermagem, sala de movimentos/fisioterapia e gabinetes de saúde oral e vacinação, para além dos espaços administrativos, de pessoal e de coordenação. Na unidade de saúde vão trabalhar sete médicos, seis enfermeiros e nove assistentes.

Saiba mais na edição de 22 de Maio do Voz Ribatejana 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Presidente da Conforlimpa vai responder por associação criminosa e fraude fiscal




O presidente da Conforlimpa-Tejo, empresa com sede na zona industrial de Vila Franca (freguesia da Castanheira), vai responder pela alegada prática de crimes de associação criminosa e de fraude fiscal qualificada. A decisão instrutória, lida esta tarde pela juíza de instrução criminal de Vila Franca de Xira, confirma integralmente o teor da acusação já deduzida pelo Ministério Público no final do ano passado. Outros três arguidos, entre eles uma filha do empresário, foram, também, pronunciados e vão responder pelo mesmo tipo de crimes. Sete sociedades que, segundo o Ministério Público, terão servido para impedir que o fisco recebesse mais de 42 milhões de euros de IVA estão, igualmente, acusadas da prática de crimes de fraude fiscal qualificada.
Artur Marques, advogado que representa o empresário, disse, após a leitura da decisão instrutória no gabinete da juíza, que este foi “mais um caso em que a abertura de instrução se tornou inútil”. Embora admita que este é um processo “difícil”, Artur Marques disse acreditar na “absolvição” do seu cliente.
A acusação, agora reproduzida na decisão instrutória, sustenta que os arguidos “desenvolveram um esquema fraudulento, labirínico e sofisticado com base na criação de empresas fictícias, as quais montavam múltiplas operações comerciais com facturação forjada, para contabilização de custos inexistentes e consequente dedução indevida de IVA”.

Saiba mais na edição de 22 de Maio do Voz Ribatejana  

Povoense e Vilafranquense somam vitórias




O União Povoense bateu, ontem, o Ponterrolense por 1-0 e subiu à décima posição da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Lisboa (AFL). Bem esteve, igualmente, a União Vilafranquense, que arrancou uma vitória difícil no terreno do Atlético do Tojal. As duas equipas estão envolvidas na luta pela fuga aos últimos lugares e os homens de Vila Franca superiorizaram-se por 4-3.
Já o Alverca trouxe um bom empate a zero da deslocação a Vila Franca do Rosário e o empate a 3 golos que o Vialonga conseguiu em Bucelas também é um bom resultado. Na classificação, o Alverca é sétimo com 46 pontos e o Povoense soma 43. Mais abaixo, Vialonga e Vilafranquense estão no grupo dos décimos-quintos com 32 pontos.
No próximo domingo, o Alverca recebe o Tojal e o Povoense tem um jogo complicado, na Póvoa, frente ao líder do campeonato, que é o Loures. O Vialonga recebe o vice-líder Musgueira e o Vilafranquense tem deslocação complicada ao campo do Lourel.
Já na 1º. Divisão da AFL, o União de Vila Nova da Rainha empatou a 3 golos com o Alcainça, enquanto na fase final da 2º. Divisão o Juventude da Castanheira empatava no campo do Cerca.
Nos distritais de Santarém, o Benavente empatou em Mação e o Samora Correia perdeu, em casa, frente ao União da Chamusca.

Saiba mais na edição de 22 de Maio do Voz Ribatejana  
      

domingo, 12 de maio de 2013

Hóquei do Vilafranquense é vice-campeão distrital





O hóquei-em-patins sénior regressou ao Vilafranquense no Verão passado, por iniciativa de um grupo de antigos praticantes que decidiram juntar-se para constituir uma equipa e participarem no novo campeonato distrital da Associação de Patinagem de Lisboa. Os atletas assumiram, eles próprios, os custos da participação, uma vez que o clube não tem condições financeiras para os apoiar. E os resultados foram francamente positivos. Com 14 vitórias e seis derrotas, a UDV sagrou-se vice-campeã distrital de séniores e só foi superada pelo Benfica (20 vitórias), que tem condições bastante superiores para a prática da modalidade. Participaram na prova 12 equipas.
Francisco Beirolas, presidente da comissão administrativa do clube e dirigente da secção de hóquei, realça “o excelente desempenho da equipe sénior de hóquei-em-patins da UDV que, não obstante ter de se auto-financiar, conseguiu um brilhante 2º. lugar”.

Saiba mais na edição de 8 de Maio do Voz Ribatejana