sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Atraso na recolha de lixo revolta habitantes do Porto Alto


A acumulação de lixo junto a vários contentores do Porto Alto gerou a revolta de muitos moradores.  Restos de podas, mas também bocados de madeira, plásticos e detritos diversos geraram protestos dos habitantes, que alertaram o Voz Ribatejana e se interrogavam sobre as razões do problema. Uns questionavam mesmo se é assim que as autarquias locais querem defender o ambiente e promover o coneclho e o comércio locais durante o Mundial de Atrelagens que se está a disputar no Centro Equino de Braço de Prata. “Isto não faz sentido nenhum. Há pelo menos 10 dias que não fazem a recolha deste lixo", garantiu um dos moradores. 
Em resposta ao Voz Ribatejana, a Câmara de Benavente explicou, ontem, que o carro de recolha que faz o seu serviço no Porto Alto “sofreu uma avaria” no dia 7. “Em consequência desse facto, em vez de dois fretes habituais à sexta-feira, para que o trabalho fique em ordem para o fim-de semana, fez apenas uma viagem.  Tendo em conta que o fim-de-semana já traz mais depósito de lixos, este acumulou-se inevitavelmente em alguns locais”, admite a autarquia, garantindo que hoje (dia 14) “tudo ficará normalizado no que diz respeito aos resíduos indiferenciados”.
No que diz respeito a monos e outros resíduos, nomeadamente os verdes, a Câmara de Benavente diz que “tem-se verificado um aumento desse depósito por toda a freguesia de Samora Correia e não só no Porto Alto, sendo que, para fazer face a esta situação, vai ser acrescentada mais uma viatura aos meios logísticos que actuam na cidade de Samora”. Nesse sentido, a autarquia previa para hoje “um trabalho de limpeza a fundo, com mais viaturas e mais meios para executar o serviço”.

Saiba mais na edição de 26 de Setembro do Voz Ribatejana

  

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Porto Alto recebe Mundial de Atrelagens


O Campeonato do Mundo de Atrelagens em singulares disputa-se pela primeira vez em Portugal, de hoje até ao próximo domingo, no Centro Equino de Braço de Prata, junto ao Porto Alto. Trata-se de uma organização da Federação Equestre Portuguesa, em parceria com a Companhia das Lezírias, que conta já com um número recorde de 74 inscritos, oriundos de 22 países. Hoje disputam-se as provas de ensino, sexta e sábado as de maratona e no domingo a de maneabilidade.  O acesso é livre.
A pista do centro equino da Companhia das Lezírias beneficiou de um importante investimento de requalificação e vai receber os melhores praticantes mundiais, incluindo nove portugueses: António Simões, António Valente, Eduardo Ribeiro, Filipa Apolinário, Francisco Folque, Jorge Baixo, José Freixo, Rui Quintino e Victor Galhetas.
Para António Saraiva, novo presidente do conselho de administração da Companhia das Lezírias, este é um momento muito importante para dar a conhecer os espaços da empresa e para desenvolver novos passos no sentido da dinamização do Centro Equino de Braço de Prata. “Penso que vai ser o maior evento equestre alguma vez realizado nos terrenos da Companhia das Lezírias. Vai trazer muita gente à zona de Braço de Prata e vamos tentar capitalizar essa entrada de pessoas para divulgar o local e a Companhia em si. Tenho a certeza que vai ser um evento magnífico, único e que vai ser apreciado”, vincou, frisando que uma das apostas da nova administração da empresa agrícola sedeada em Samora Correia será melhorar as condições de recepção e de oferta de actividades no Centro Equino de Braço de Prata, situado cerca de 2 quilómetros a sul do Porto Alto, junto à EN 118.


Saiba mais nas edições de 12 e de 26 de Setembro do Voz Ribatejana

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Está aí mais uma edição do Voz Ribatejana


Homicídio de Arcena dá 10 anos de cadeia


Um vendedor ambulante residente em Arcena, nos arredores de Alverca, foi esta tarde condenado a 10 anos de prisão efectiva pela prática de um crime de homicídio e de mais dois crimes de homicídio na forma tentada. O colectivo de juízes do Tribunal de Vila Franca de Xira entendeu que os disparos efectuados por João Matos sobre três irmãos de ascendência indiana configuraram uma situação de “excesso de legítima defesa”. O advogado deste arguido disse, no final, que deverá recorrer do acórdão e o colectivo decidiu manter a medida de coacção que obriga João Matos a permanecer em casa, controlado por pulseira electrónica.
Em causa está uma rixa que, em Julho de 2011, envolveu João Matos o seu genro José Vargas e os três irmãos Salvador, Victor e Frasquilho Fernandes. Tudo começou porque José terá, alegadamente, urinado para a parede de uma oficina dos três irmãos. Segundo o acórdão lido pela presidente do colectivo de juízes, Carla Ventura, um dos três irmãos terá contestado a atitude de José e foi esbofeteado por este. Frasquilho terá, então, ido buscar um pé-de-cabra a casa e, apercebendo-se da disputa, João Matos quis ir em defesa do genro e foi buscar uma pistola. Ainda terá efectuado um disparo para o ar e os três irmãos dirigiram-se a ele, supostamente com o intuito de o desarmarem. Diz o acórdão que João Matos e Salvador Fernandes acabaram por cair e que, já com Salvador sentado em cima de si, o arguido disparou vários tiros, provocando a morte de Salvador e ferimentos graves nos irmãos.

Saiba mais na edição de 26 de Setembro do Voz Ribatejana

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Suspeitas de fogo posto na freguesia de São João dos Montes


Cerca de 60 hectares de mato e floresta foram consumidos pelo fogo, no dia 31, nas freguesias de São João dos Montes e da Calhandriz, no que constituiu o maior fogo ocorrido este ano no concelho de Vila Franca de Xira. Os bombeiros têm fortes suspeitas de fogo posto e as autoridades policiais estão a investigar.
Os acessos difíceis, a falta de meios de prevenção e um fogo que se espalhou rapidamente com vários focos complicaram a vida aos soldados da paz. Várias casas estiveram ameaçadas pelas chamas, mas os cerca de 120 bombeiros, apoiados por moradores, conseguiram evitar males maiores. Ainda assim ardeu um armazém e o fogo matou alguns animais.
 A operação foi articulada entre as corporações de Alhandra (responsável pela protecção da área da freguesia de São João dos Montes) e de Alverca (responsável pela área da Calhandriz). Foi preciso, ainda, solicitar o apoio de um helicóptero, muito importante no controle das chamas nos pontos mais altos da serra. A GNR cortou, entretanto, a circulação naquele troço da EN-248-3, até porque os focos de incêndio pareciam pulular daqui para ali, ora em mato situado mesmo à beira da estrada, ora num amontado de lenha e cortiça que existia junto a um pavilhão da Quinta do Repouso. “A extensão faz tudo, quanto mais extenso fica o fogo, mais difícil é de agarrar. O trabalho da máquina de rastos foi a nossa sorte”, refere Jerónimo Caetano, comandante dos Bombeiros de Alhandra. “No domingo (dia 2) à noite ainda foram largar novamente o fogo. Há grandes suspeitas de que tudo tenha começado logo na sexta com fogo posto. A Polícia Judiciária e a GNR estão a investigar”, acrescenta.

Saiba mais na edição impressa de 12 de Setembro do Voz Ribatejana

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Seis detidos por crimes de furto



A PSP interceptou quatro jovens, no passado domingo, quando estariam supostamente a furtar tabaco no quiosque da estação ferroviária da Póvoa de Santa Iria. Na sua posse foi encontrado tabaco avaliado em cerca de 350 euros, entretanto já devolvido ao proprietário. Os jovens têm idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos e vão ser alvo de um processo de inquérito por crime de furto. O caso de menor envolvido foi também participado ao Tribunal de Família e Menores.
Já na segunda-feira foi detido um indivíduo de 35 anos por furto no interior do Minipreço de Vila Franca, que foi apanhado em flagrante delito. No sábado foi detido um indivíduo sem autorização de permanência no nosso país que, segundo a polícia, é também suspeito da prática de crimes de furto.


Saiba mais na edição impressa de 12 de Setembro do Voz Ribatejana