sexta-feira, 13 de julho de 2012

Imigrante condenado a 19 anos por degolar a esposa em Samora



Um imigrante guineense de 26 anos foi, ontem, condenado por um colectivo do Tribunal de Benavente a 19 anos de cadeia pela prática de um crime de homicídio qualificado. Os juízes realçaram a especial violência do crime, considerando provado que Bouna Sacko golpeou a sua própria esposa na garganta, cortando a veia jugular e a carótida e provocando-lhe a morte. Ao arguido foi também aplicada a pena acessória de expulsão do território português após o cumprimento da pena e o imigrante foi, ainda, condenado a pagar indemnizações de um valor global de 180 mil euros à mãe da vítima.
Na manhã de 12 de Setembro de 2011, GNR e bombeiros depararam com um cenário macabro num apartamento de Samora Correia. Helmina Biem, de 23 anos, funcionária do Hospital de Vila Franca de Xira, foi encontrada já sem vida, nua e coberta de sangue num quarto da casa. No chão estavam duas facas de cozinha, a maior das quais com cerca de 9 centímetros de lâmina. O marido, Bouna Sacko, apresentava também ferimentos na garganta e no peito e, em Junho, na primeira audiência do julgamento, contou que teria sido a mulher quem primeiro o tentou golpear com uma faca de cozinha e que se procurou defender, não conseguindo explicar como é que provocara a morte da esposa.
Mas a mãe da vítima relatou, na mesma audiência, que o casal tinha problemas, porque ele queria um filho para legalizar a sua permanência em Portugal e ela ainda não queria. Na sessão seguinte, o depoimento de uma inspectora da Polícia Judiciária rebateu a tese do arguido de que a mulher teria sido a primeira a golpeá-lo.
Agora, o colectivo presidido por Carla Ventura deu por provados quase todos os factos constantes da acusação, considerando que “não merece nenhuma credibilidade a versão do arguido de que foi Helmina quem primeiro o atacou”.

Saiba mais na edição de 18 de Julho do Voz Ribatejana

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Destaques da edição 4 de Julho - Voz Ribatejana

Assembleia de Vila Franca debate extinção de freguesias




A Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira reúne, quinta-feira, em sessão extraordinária, para deliberar sobre a legislação do Governo que impõe uma reorganização administrativa com extinção de freguesias. A sessão realiza-se no salão dos Bombeiros de Vila Franca, a partir das 18h00 e da ordem de trabalhos consta também a apreciação de uma decalaração de interesse municipal do projecto do porto fluvial da Castanheira. Inclui, ainda, um período para intervenção do público.
No que diz respeito à reorganização administrativa, a maioria dos eleitos locais tem-se pronunciado contra qualquer redução/agregação nas 11 freguesias do Município vila-franquense. Mas as regras aprovadas na Assembleia da República, a serem aplicadas, obrigarão à extinção de quatro ou de cinco das actuais 11 freguesias do concelho.

Saiba mais na edição de 18 de Julho do Voz Ribatejana

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Região dá o exemplo na formação de jovens agricultores




A ministra da Assunção Cristas presidiu, esta manhã, em Vila Franca de Xira, à cerimónia de entrega de diplomas a 106 jovens agricultores que concluíram com sucesso acções de formação promovidas pela Confagri, com o apoio de fundos comunitários do Proder. Durante a sessão, realizada no Lezíria Parque Hotel, os responsáveis da Confagri revelaram que esta confederação de cooperativas agrícolas já promoveu 330 cursos de formação de jovens agricultores e que pretende atingir as 400 até final do ano. 
“Precisamos de mais pessoas na agricultura e em particular de mais jovens. Com os jovens a entrarem mais na agricultura cada vez com mais formação e imbuídos de um espírito de organização, teremos seguramente um sector mais florescente e mais capaz de enfrentar os desafios do futuro”, salientou Assunção Cristas. A ministra lembrou que a média de idades dos agricultores portugueses está nos 63 anos e que apenas 2% destes agricultores têm menos de 35 anos. Mas vincou que há vários sinais de algum regresso dos jovens à agricultura. “Sabemos que estas iniciativas da Confagri não são isoladas. São parte de um trabalho constante. É muitíssimo importante esta aposta no rejuvenescimento da agricultura”, referiu a governante, destacando que, nesse sentido, o Governo tem mantido sempre aberta a medida do Proder de apoio a jovens agricultores.

Saiba mais na edição de 18 de Julho do Voz Ribatejana