sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vila-franquenses são campeões nacionais de vaurien





Alexandre Paulino e Luís Silva ganharam o campeonato nacional de vela na classe vaurien disputado, de 8 a 10 de Junho, em Lagos. A dupla da Secção Náutica da União Desportiva Vilafranquense sagrou-se também campeã nacional master e alcançou o primeiro lugar do ranking nacional da classe, garantindo igualmente o apuramento para o Mundial de Vaurien que se disputa em Douarnenez (França), de 14 a 21 de Julho.
Nos nacionais de vaurien vários outros velejadores da região estiveram em foco. Bruno Prazeres e Ruben Graça do Alhandra alcançaram o segundo lugar absoluto e também as duplas Paulo Prazeres/Ricardo Ferreira (Grupo do Pessoal da Cimpor) e Nuno Teixeira/José Lajes (Vilafranquense) ficaram nos primeiros lugares. A dupla vencedora já participou anteriormente em mundiais de vaurien.


Saiba mais na edição de 20 de Junho do Voz Ribatejana

Castanheira do Ribatejo está em festa até domingo




As Festas de São João da Castanheira do Ribatejo arrancaram ontem e decorrem até ao próximo domingo. O certame não deixa de estar marcado pela crise económica, mas o trabalho voluntário da comissão de festas e de outros colaboradores e o apoio da população e do comércio locais permitem pôr de pé um programa diversificado.
Hoje (sexta) haverá Noite da Juventude e garraiada. Amanhã destacam-se a Grande Noite da Sardinha Assada e o espectáculo de variedades e no domingo o realce vai para a tradicional procissão e para a Noite de Folclore.
Jorge Lopes, presidente da comissão de festas, não esconde as dificuldades, lamentando, por um lado, que as contas da comissão de festas “estejam sempre no vermelho” mas, por outro, agradece aos populares o facto de contribuírem para os festejos.
Embora com dificuldades económicas, a população da Castanheira lá vai dando uma ajuda conforme pode. Uns em dinheiro, outros com objectos para a “quermesse”, mas quase todos ajudam, o que é um sinal de que as festas ainda “são queridas” junto da população. Jorge Lopes destaca que houve a necessidade de fazer escolhas. “Tivemos de eliminar o menos importante e tentamos manter algo para fazer com a população se sinta bem no recinto das festas”. Refere, porém, que nem tudo é fácil e destaca que tiveram que “prescindir da iluminação e de alguns arranjos exteriores, porque corríamos o risco de entrar em incumprimento de alguns pagamentos”. E revela que “tem sido pedido mais o apoio à população” para quem foi direccionado o peditório preferencialmente este ano, embora destaque que também as empresas têm, mas em menor escala que em anos anteriores, dado a sua contribuição. Ainda assim, Jorge Lopes refere que tem valido a pena e que até à data têm conseguido manter as tradições na Castanheira do Ribatejo.

Saiba mais na edição de 20 de Junho do Voz Ribatejana 

domingo, 17 de junho de 2012

Festas de Alhandra em versão mais reduzida



As Festas Populares de Alhandra, em honra do padroeiro São João Baptista, realizam-se, este ano, de 22 a 24 de Junho, com a maior parte das actividades a decorrerem na frente ribeirinha da vila. Uma iniciativa do Clube de Amadores de Pesca (CAPA) de Alhandra e da Junta de Freguesia de Alhandra, que tem o apoio da paróquia, da câmara, dos Bombeiros de Alhandra e da Super Bock.
Valentim Albuquerque, dirigente do CAPA, explicou, ao Voz Ribatejana, que em 2011 “cumpriu-se com o que se idealizou” e que este ano, com menos apoios, foi necessário reduzir os dias da festa de nove para três e organizar festejos um pouco mais contidos. “Vai-se fazer uma coisa um pouco mais pobre porque falta a parte que dá muita vida que é a pista de carrinhos de choque. Mas vamos ter carrossel, tasquinhas e algumas bancas de artesanato. Este ano não haverá também garraiadas, mas vamos ter três espectáculos que deverão ser maravilhosos, naquele espaço junto ao rio”, vincou Valentim Albuquerque, salientando que na primeira noite (dia 22) actuam Nani Nadais e Alex-Mister Gay, no dia 23 será a vez do conhecido José Alberto Reis e no último dia actuam Marco Quelhas e Susana Pinto.
Para além disso, Valentim Albuquerque destaca a procissão em honra de São João Baptista que, a partir das 21h00 de domingo, percorre as ruas da vila e segue depois em barcos pelo Tejo.  


Saiba mais na edição de 20 de Junho do Voz Ribatejana

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rua Alves Redol deve ficar sem estacionamento


O projecto de prolongamento da faixa bus (autocarros e veículos de emergência) criada no primeiro troço da Rua Alves Redol a toda a extensão desta artéria principal de Vila Franca de Xira deve avançar, segundo referiu em reunião camarária o vice-presidente Alberto Mesquita. A concretizar-se a medida desaparecerão mais cerca de 50 lugares de estacionamento actualmente sujeitos a pagamento de parquímetro e o edil diz que estão a ser avaliadas com os comerciantes algumas possibilidades de alargar os lugares de cargas e descargas.
Certo é que os dados solicitados às operadoras permitiram concluir que passam diariamente 256 carreiras de autocarros pela Alves Redol. Números que Alberto Mesquita julga que ajudam a justificar a concretização do antigo projecto de criação de uma faixa bus até ao largo da Câmara. “O executivo devia trazer à Câmara os documentos e as intenções que tem e não desenvolver o projecto sem que a oposição dele tenha conhecimento”, criticou Bernardino Lima, eleito da CDU, alegando que teve conhecimento desta eventualidade pela comunicação social (Voz Ribatejana).
Alberto Mesquita lembrou que este é um processo já bastante antigo, sobre o qual a Câmara “foi informada em tempo oportuno”. E adiantou que, nesta fase, está em causa a requalificação do troço situado junto ao tribunal e que ficará a faltar uma terceira fase até ao largo da Câmara. “Seria incompreensível que o corredor bus terminasse onde termina hoje. É preciso ter consciência e dar seguimento ao projecto. Trabalham no concelho 16 operadoras de transportes públicos e são 256 carreiras que passam diariamente na Alves Redol, transportando mais de 4000 passageiros. Quando falamos muito que devemos incentivar os transportes públicos, devemos encontrar soluções para esse efeito”, preconizou o autarca do PS, defendendo que os transportes públicos quando entram na cidade “devem ser fluídos até à estação” e que “faz todo o sentido que se mantenha e se prolongue a faixa bus”.

Saiba mais na edição de 6 de Junho do Voz Ribatejana 

Clube Taurino angaria bens para crianças desfavorecidas


O Clube Taurino Vilafranquense (CTV) lançou uma campanha de recolha de bens de primeira necessidade destinados a crianças carenciadas residentes na freguesia de Vila Franca de Xira. A iniciativa, que decorre até 23 de Junho, conta com o apoio das autarquias locais e incluiu um tentadero solidário que se realizou no dia 9. Os donativos poderão ser feitos ainda até dia 23 na sede do clube.
“O Clube Taurino Vilafranquense e os aficionados em geral não podem ficar indiferentes aos problemas económicos e sociais que se abatem sobre as famílias portuguesas, em especial na freguesia de Vila Franca de Xira, com especial incidência sobre aquelas que tem no seu seio crianças”, sublinham os responsáveis da colectividade, explicando que decidiram, por isso, “promover uma recolha de bens alimentares e de higiene destinada às crianças com menos de 12 anos e com graves dificuldades residentes na freguesia”. O CTV apela à doação de géneros como fraldas, leite para crianças até 3 anos, leito meio-gordo, papas, cereais e produtos de higiene, entre outros bens.


Saiba mais na edição de 20 de Junho do Voz Ribatejana